Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI
Postagens antigas AQUI
Pesquisar neste site:
As redes sociais geram muita controvérsia. Alguns defendem que são ferramentas para aproximar as pessoas; outros, que elas geram uma dependência e afastam os indivíduos da realidade.
Porém, a opinião mais acertada provavelmente é a de que as redes sociais podem ser ferramentas poderosas, principalmente se forem usadas da maneira correta. Um desses usos é como instrumento de apoio para a educação de adolescentes.
Rapidez, linguagem acessível e proximidade com o público são apenas algumas das características de canais no YouTube alimentados por professores nada 'tradicionais'.
Esses youtubers, conhecidos como ‘educatubers’, utilizam a internet como uma verdadeira aliada no processo de democratização do conhecimento. Alguns canais, inclusive, já ultrapassam 130 milhões de visualizações.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) chega às escolas de educação infantil e ensino fundamental em 2020 e, no próximo ano, às instituições de ensino médio, movimento que tem gerado todo o tipo de demanda tanto na rede pública quanto na privada. O Instituto Reúna, instituição recém-criada para o desenvolvimento de produtos técnicos e pedagógicos para apoiar a implementação da BNCC, acaba de lançar, em correalização com a Fundação Lemann e colaboração de especialistas, três ferramentas destinadas a apoiar equipes responsáveis pela elaboração de currículos para o ensino médio e programas de formação de professores para as etapas anteriores.
PorvirPara avaliar o primeiro ano da gestão compartilhada, a Secretaria de Educação prepara uma avaliação. Ainda não é possível saber os índices de evasão nem o desempenho acadêmico dos alunos, pois as escolas estão fazendo um levantamento para analisar os resultados de 2019. O secretário afirma que o formato “tem sido um sucesso”, a partir do feedback de alunos, pais e professores.
Correio BrazilienseO novo valor do piso nacional dos professores para 2020, com alta de 12,84%, será um grande desafio para os caixas de estados e principalmente de municípios.
A folha de pagamento de docentes representa os maiores custos das contas de governos e prefeituras.
O Projeto de Lei 6128/19 proíbe a cobrança de taxa pela confecção, registro ou expedição de diploma por instituição de ensino. O texto admite a cobrança do valor apenas se for solicitada pelo concluinte caso a confecção do documento seja em estilo decorativo, com papel ou tratamento gráfico especial.
CâmaraA Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) está preocupada com algumas alterações nas Diretrizes Operacionais da Rede Pública Estadual de Ensino referente à educação especial. Por isso, o presidente da comissão Diego Magalhães, e a coordenadora da subcomissão de Educação Inclusiva, Tatiana Takeda, se reuniram no dia 16 passado com a promotora Cristiane Marques para apresentar preocupação com as mudanças. O encontro foi realizado no Centro de Apoio à Educação do Ministério Público.
Rota JurídicaA ameaça de uma onda de ações judiciais com questionamentos ao Enem 2019 preocupa a alta cúpula do MEC (Ministério da Educação). O motivo é a insatisfação de estudantes com a correção das provas.
O governo Jair Bolsonaro até correu para dar respostas aos erros encontrados nas notas na avaliação deste ano. O problema, diz a gestão, está solucionado.
Nossa sociedade usa a tecnologia disponível hoje apenas para reforçar um modelo tradicional de educação, sem enxergar e usufruir das novas possibilidades que ela traz - livros são digitalizados para tablets, as bibliotecas cedem lugar aos buscadores online e as folhas de papel almaço são substituídas pelos documentos na nuvem. Na teoria de inovação esse movimento é chamado de adaptação, pois apenas acompanha um movimento que já acontece em outros setores, de inovador mesmo não tem quase nada.
CanalTechA Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) desistiu de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para preencher 48 vagas de seu vestibular. Em comunicado divulgado pelo Facebook, a instituição informa que houve "problemas técnicos junto ao Sisu" e que aguardou retorno do MEC até segunda-feira, 20, para "habilitar a seleção", mas que não houve resposta.
TerraOs reitores das universidades paulistas estimam em 2% ao ano o impacto na folha de pagamento com a decisão do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, de equiparar o teto salarial das instituições de ensino superior estaduais ao das federais.
Folha de São PauloOs estudantes de todo o país não param de acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Mais de 2,5 milhões de inscrições já foram realizadas até o momento. O número foi atualizado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, no final da noite desta quarta-feira, 22 de janeiro. O candidato pode escolher até duas opções de curso das instituições participantes.
MEC
Apesar de a palavra final ser das escolas, só são submetidos à avaliação das instituições de ensino os materiais aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) no edital. A possibilidade de mudanças nos critérios acende o alerta de dezenas de editoras no país. Os livros didáticos são as publicações mais vendidas no Brasil e o poder público, seu maior comprador. Emplacar suas coleções no guia digital que o FNDE é um passo essencial para que as escolas possam escolher determinado material didático. Também é questão de sobrevivência para autores e editores, o que, por consequência, fará com que os editores alterem suas publicações para se adequarem às novas exigências.
Gazeta do Povo
Cinco estudantes baianos venceram o torneio Nasa Space Apps Challenge 2019, realizado simultaneamente em 230 cidades de 80 países, em 20 de outubro do ano passado, com a participação de 29 mil pessoas. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (22), pela Agência Espacial Americana (NASA).
G1
O deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma foto de uma reunião em que participa ao lado do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da educação, Abraham Weintraub, e seu irmão, Arthur Weintraub. Segundo o parlamentar, esteve entre as pautas do encontro as escolas cívico-militares. No entanto, um item chama a atenção: sobre a mesa da reunião, encontra-se o exemplar do livro “A Verdade Sufocada – A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça”, do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra.
Carta CapitalO Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciaram o processo de compra de 7.636 bicicletas, por meio do programa Caminho da Escola. Segundo o MEC, as últimas aquisições ocorreram em 2011.
As bicicletas serão usadas por estudantes, que chegam a percorrer, a pé, diariamente, 15 quilômetros para chegar à escola ou ao ponto onde passa o ônibus escolar, segundo estudos do FNDE.
Vox estimula o veto parental, de lógica similar à do Escola sem Partido, e investe contra atividades de prevenção a assédio homofóbico, abusos sexuais e gravidez de adolescentes
As famílias precisam autorizar as oficinas e palestras dadas durante o horário escolar sobre violência de gênero, direitos LGBTI, assédio na escola, xenofobia... No Brasil, o Escola sem Partido não conseguiu aprovar uma lei nacional contra “doutrinação” nas escolas, mas seu efeito se faz sentir no cotidiano dos professores, que passaram a ter as aulas policiadas por alunos e seus pais. Na Espanha, embora a medida não corresponda a um clamor das famílias (as queixas sobre esse tipo de atividade são pontuais em todo o país), sua implementação tem vítimas. Quem dá essas palestras dentro e fora de Múrcia tem sido alvo do partido Vox ou sente os efeitos da polêmica.