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O O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou nesta segunda-feira (23) que cerca de 154 milhões de crianças e adolescentes na América Latina e Caribe estão sem aulas devido a medidas de isolamento social decretadas para evitar a propagação do novo coronavírus, informou a agência de notícias EFE.
A instituição ainda alertou que a situação pode ir mais longe do que o esperado inicialmente, o que aumentaria o risco de abandono escolar definitivo.
O Projeto de Lei 680/20 permite a flexibilização do calendário letivo em caso de pandemias, doenças infectocontagiosas ou outras situações graves e emergenciais. Asseguradas as cargas horárias mínimas anuais e os conteúdos previsto, será possível descumprir a exigência de no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar.
A proposta ainda não foi distribuída às comissões. Se houver acordo, poderá ser incluída na pauta do Sistema de Deliberação Remota do Plenário.
Os professores Osvaldo Succi Jr. (CESU) e Neusa Gritti (Fatec Mogi das Cruzes) participaram de um webinar para discutir o papel dos Projetos Colaborativos Internacionais (COIL e Virtual Exchange) na educação frente à pandemia de coronavírus. Promovido em 18/03 pelo Institute for Innovative Global Education da Kansai University do Japão, o evento ressaltou a importância de aliar a tecnologia às melhores práticas pedagógicas na modalidade de ensino híbrido (presencial e a distância) e a importância das conexões digitais para reduzir a sensação de isolamento social.
CesuO secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, disse hoje, em entrevista ao Bom Dia SP da TV Globo, que a prioridade de sua pasta durante a pandemia de novo coronavírus será disponibilizar aulas virtuais aos estudantes da rede pública de ensino.
UolInstituições de ensino superior recorrem à educação a distância para manter o ritmo de estudos em locais onde as faculdades e universidades não estão funcionando, para evitar a propagação do novo coronavírus (covid-19). Esta semana, o Ministério da Educação (MEC) publicou portaria autorizando a modalidade em cursos presenciais, ressaltando que a qualidade das aulas deve ser mantida. A Agência Brasil conversou com especialistas para esclarecer como as instituições devem se preparar e quais os direitos que os estudantes têm neste momento.
Hoje em DiaO governo editou nesta segunda-feira (23) portaria que regulamenta o trabalho de terceirizados do Ministério da Educação durante a emergência de calamidade pública pelo novo coronavírus.
R7Não é raro ver pessoas dizendo que o Brasil investe um percentual do PIB na educação pública equivalente ao de países mais desenvolvidos e que, concluem elas erroneamente, o problema não é falta de recursos. No entanto, aqueles que fazem esse raciocínio esquecem, ou fingem esquecer, que a fração da população brasileira na faixa etária correspondente à educação básica é uma vez e meia maior – em alguns casos, até mais – do que aquela dos países com os quais a comparação é feita.
Carta CapitalOs novos critérios estabelecidos pela Capes para a distribuição de bolsas de pós-graduação no Brasil vão cortar benefícios mesmo de universidades e cursos considerados de excelência no país.
É o que dizem os programas que já conseguiram fazer as contas a partir das novas regras divulgadas nesta semana pelo órgão subordinado ao MEC (Ministério da Educação)
O SescTV lançou a série documental “Paulo Freire, Um Homem do Mundo” na última terça, dia 17 de março. Com direção de Cristiano Burlan, os cinco episódios rememoram a vida e a obra do pedagogo e intelectual brasileiro Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), reconhecido por sua influência no movimento chamado Pedagogia Crítica, escola que visa o desenvolvimento da educação por meio da consciência do indivíduo perante sua realidade.
MSN