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4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em domicílios sem acesso à internet, apontam dados preliminares da pesquisa TIC Kids Online 2019
Ter acesso à internet é fundamental para que crianças e adolescentes possam exercer plenamente seus direitos. Em tempos de coronavírus e isolamento social, a rede se torna ainda mais importante para garantir a continuidade da aprendizagem, manter contato com amigos e cuidar da saúde mental, se proteger contra a violência e ter acesso a informações confiáveis. Por isso, o UNICEF propõe ao Governo Federal e às empresas de telefonia que invistam para prover o acesso livre à internet para todas as famílias vulneráveis.
A reabertura das escolas está no centro de qualquer plano para retomar as atividades dos países. Se não reabrirem, os pais não poderão voltar ao trabalho. Assim, a forma com que a Alemanha e outros países que lideraram o caminho em muitas frentes lidarem com esse estágio da pandemia trará lições para o resto do mundo.
A perspectiva de que crianças em idade escolar, disseminadores bem documentados da gripe comum, também possam se tornar uma fonte potente do coronavírus, é o dilema central para países que desejam retomar as atividades e evitar uma segunda onda de infecções mortais. Isso significa que as aberturas de escolas podem representar perigos reais.
Depois de uma certa acomodação da polêmica em torno das atividades a distância, a redução das mensalidades escolares tornou-se a grande discussão da quarentena para quem tem filhos em escolas particulares. Nesta semana, uma nota do Ministério da Justiça foi contra o desconto para todos, enquanto o Procon de São Paulo fechou acordo com o sindicato das escolas para que elas sejam obrigadas ao menos a negociar o valor com os que precisam.“Se as escolas quebrarem, no fundo, será pior para os consumidores”, disse ao Estado o Secretário Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, Luciano Timm. Em nota, a Senacon indicou que as medidas de redução de valor “devem ser avaliadas no caso concreto”.
O Estado de São PauloAs aulas da rede estadual de educação de Minas Gerais serão retomadas já na próxima segunda-feira, dia 18, de forma remota. Após uma disputa judicial contra o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o Governo de Minas anunciou nesta terça-feira que adotará três ferramentas para propiciar o ensino de forma não presencial: apostilas disponíveis na internet, aulas por meio de emissora pública de televisão e um aplicativo que facilita o diálogo entre alunos e professores. Enquanto isso, o sindicato vê ilegalidade na decisão do executivo, que estaria desrespeitando a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais proferida no último dia 22.
MSNO Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) recomenda que aulas a distância entrem na conta da carga horária do ano letivo de 2020. Com as escolas fechadas há mais de dois meses, ainda não dá para saber quando as aulas voltam. E essa flexibilização poderia ajudar em meio a um cenário imprevisível.
Correio BrazilienseO governador Eduardo Leite afirmou, nesta terça-feira (12), que deve anunciar até sexta-feira (15) as regras para retorno das atividades na educação pública e privada no Estado. Em sua fala, Leite indicou que a retomada será gradual, com uso de educação à distância.
Zero HoraPara apoiar outros países durante a crise do coronavírus e ajudar nações que estejam passando por dificuldades em adaptar o sistema de ensino ao cenário atual, a Estônia está disponibilizando gratuitamente suas ferramentas de educação a distância.
Estônia vem consolidando o setor de educação através de um forte sistema de e-Schooling, que compreende o uso constante de ferramentas para aprendizagem online para o caso de situações inesperadas – como a que vivemos hoje, por exemplo.
A aprendizagem baseada em projetos e voltada à resolução de problemas complexos é uma forma de estimular a criatividade e o engajamento dos alunos durante a pandemia do coronavírus (COVID-19). Esta foi a mensagem de Carolina Pavanelli, diretora pedagógica da Plataforma de Ensino Eleva, durante o webinário “Inovação e criatividade em tempos de crise”, realizado na sexta-feira (8).
PorvirA pandemia de covid-19 fechou os portões das escolas e confinou dentro de casa pais e filhos. Alguns meses de quarentena foram suficientes para enfraquecer a tese de que os pais podem educar os filhos dentro de casa sem a ajuda das escolas.
UolAdolescentes relatam a angústia, e as percepções sobre as diferenças sociais do país. “Tem gente que não tem água pra lavar a mão”, diz Dora. Refúgio na tecnologia ganha outro sentido na quarentena
El PaísO Senado aprovou nesta terça-feira (12) projeto de lei que suspende temporariamente os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O texto, modificado no Senado, retornará à Câmara dos Deputados.
R7A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) entraram com um mandado de segurança no Superior Tribunal de Justiça (STJ), pedindo que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 seja adiado. O processo foi protocolado na segunda-feira (11).
G1Instituição enfrenta dificuldades financeiras desde 2014 e atingiu o ápice na quarentena.
A Universidade Candido Mendes (UCAM) entrou com pedido de recuperação judicial, nesta segunda-feira (11), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A medida, segundo a instituição, é para garantir um plano de reestruturação que garanta o funcionamento da universidade.
O presidente Jair Bolsonaro, pouco antes de participar de cerimônia de hasteamento da bandeira nacional em frente ao Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (12), afirmou que o governo deve enviar um projeto de lei impedindo o ensino de ideologia de gênero nas escolas. A promessa foi feita a um grupo de apoiadores, entre eles crianças com cartazes, em que em um deles estava escrito "não queremos ideologia de gênero".
Gazeta do Povo