Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI
Postagens antigas AQUI
Pesquisar neste site:
O Ministério da Educação (MEC) estendeu por mais um mês a autorização para que instituições de ensino adotem o ensino a distância no lugar das aulas presenciais. As secretarias, as diretorias e os professores podem adotar tecnologias da informação e comunicação para aplicar o conteúdo aos alunos.
EBCA Fundação Procon emitiu nesta terça-feira, 12, uma nota técnica em que prevê negociação entre as instituições de ensino superior (IES) da rede privada e os alunos para tratar do pagamento de parcelas durante a pandemia do novo coronavírus. O documento, construído em conjunto com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), descarta uma baixa nas mensalidades, pois a medida causaria danos irreversíveis no setor.
TerraPelo menos 21% dos lares brasileiros não possuem acesso à internet, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do quarto trimestre de 2018. Esse é apenas um dos desafios na implementação do ensino remoto durante a pandemia do coronavírus, como apontam os senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Daniella Ribeiro (PP-PB). Eles destacaram a desigualdade entre alunos de escola pública e privadas e do interior e das capitais nesse aspecto.
SenadoA partir da semana que vem, os alunos da rede estadual de ensino voltam a estudar, contando com o Regime de Estudo não Presencial planejado pela Secretaria de Estado de Educação. Nesta segunda-feira (18), serão iniciadas as teleaulas por meio da Rede Minas e estará disponível um aplicativo com material e plano de estudos - primeiramente via Android e, em data futura, para IOS.
Hoje em DiaA secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, afirmou que este ano letivo não será perdido. Em live, nesta terça-feira, 12, ao lado do governador Ronaldo Caiado (DEM), a secretária disse que ano letivo “será diferente” e destacou as ferramentas que estão sendo usadas para que os alunos tenham acesso aos conteúdos pedagógicos.
OpçãoO secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, informou aos deputados estaduais na tarde desta quarta-feira (13), durante Sessão Especial de Convocação de Secretário, proposta pelo deputado João Amin (PP), que ainda não há previsão de retorno às aulas presenciais e que nesta sexta-feira (15) haverá uma reunião com o Centro de Operações de Emergências em Saúde do governo que desenvolve ações de combater a pandemia de Coronavírus (Covid 19) para analisar essa questão.
OCP NewsCom as aulas presenciais suspensas há quase dois meses devido à pandemia do novo coronavírus, pais, alunos, professores e gestores vivenciam a expectativa do retorno. A projeção da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), porém, é que, entre tantas atividades que tiveram suas rotinas alteradas e paralisadas, o ensino escolar deve ser o último a voltar. As características da educação presencial vão exigir um prazo maior para a adoção de novos protocolos.
A GazetaO Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) está aplicando uma pesquisa a pais de alunos para coletar informações a fim de basear o planejamento do sindicato para o retorno às aulas, que ocorrerá após o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciar essa retomada.
Correio BrazilienseO retorno gradual às aulas na França, desde anteontem, tem demandado algumas adaptações das instituições de ensino em meio à pandemia de coronavírus. No entanto, uma pré-escola em Tourcoing encontrou uma solução alternativa para manter a distância entre alunos pequenos: demarcou, no chão, onde eles devem ficar.
UolDiferentes pesquisas apontam que os professores valorizam a troca de experiências e conhecimentos entre si, o que possibilita desde a construção de um projeto em comum ou a troca de experiências com quem também conhece o dia a dia da escola.
Pensando nisso, o Porvir reuniu algumas plataformas que estimulam essa aproximação e diálogo entre professores.
Em tempos de quarentena e isolamento social, as transmissões ao vivo no Instagram, mais conhecidas como lives, tornaram-se uma importante ferramenta de entretenimento e divulgação de conteúdo nas redes sociais. Pegando o gancho na onda do momento, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) está transmitindo todas as quartas-feiras, às 14h, lives em seu perfil no Instagram (@zoobrasilia) com conteúdos sobre os diversos tipos de animal que fazem parte do Zoológico.
Agência BrasíliaSegundo os testes, o aplicativo funciona de forma semelhante ao Solucionador de Matemática da Microsoft, aplicativo que também está disponível para Android e fornece resultados de operações matemáticas utilizando inteligência artificial.
Ele é muito funcional, retornando não apenas o resultado, mas também mostrando como se chegou ao resultado e ainda sugerindo aplicativos que podem ajudar ainda mais o usuário.
Não há plano de contingência para realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) caso a pandemia do novo coronavírus se prolongue até novembro, segundo disse à Folha Camilo Mussi, presidente substituto do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela produção da prova.
Folha de São PauloA Fundação Universitária para o Vestibular da Universidade de São Paulo (Fuvest/USP) e a Comissão Permanente para os Vestibulares da Universidade Estadual de Campinas (Comvest/Unicamp) informaram que não pretendem alterar as provas dos Vestibulares 2021 por coincidirem com as provas digitais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.
Brasil EscolaO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou mudanças no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sendo que a principal delas será a abrangência da prova, que antes era aplicada em quatro anos (sendo três do ensino fundamental e um do médio). Depois, ela começa a ser aplicada anualmente para todas as séries a partir do 2º ano do ensino fundamental.
G1