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Quase dois meses depois de as escolas fecharem no País todo por causa da pandemia do coronavírus, 83% dos professores não estão preparados para ensinar online. E são eles que dizem isso, em pesquisa realizada pelo Instituto Península, à qual o Estadão teve acesso. Os docentes de redes públicas e particulares ainda se declaram ansiosos e nada realizados com o trabalho no momento atual.
TerraCom a quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus, a rotina de muitas famílias mudou. Além do home office, que permite às pessoas trabalharem de casa, o “novo cotidiano” inclui dar assistência aos filhos durante as aulas on-line, recolher atividades espalhadas pelo chão, dar banho, alimentar, conversar com professores, pedagogos, tirar mancha de hidrocor da parede, corrigir exercícios, etc. É tanta coisa que mal sobra tempo para respirar! Com toda essa correria, tem sido difícil perceber se o período de aprendizagem está mesmo valendo a pena.
WS comAo mesmo tempo em que revela abismo entre alunos, Brasil tem a chance de tirar lições valiosas, como o uso de tecnologia e melhor relação família-escola
Especialistas sugerem que os desafios atuais podem levar o país a seguir o exemplo educacional de locais como a Finlândia, destaque no ensino que retomou há poucos dias algumas aulas com série de regramentos, e até da China, potência recente na educação mundial, onde também, com segurança, estudantes já estão retomando as lições presenciais.
A Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) pede ao governo federal a criação de um "Voucher Educacional". A proposta é que as famílias recebam apoio financeiro para continuar pagando a mensalidade escolar durante o período de pandemia de coronavírus. A Federação enviou um pedido oficial ao planalto nesta semana.
R7A Unicamp inciou a criação de um projeto para a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino. Ainda em fase preliminar, o estudo prevê a volta gradual de alunos e funcionários quando houver o relaxamento das medidas de quarentena no estado de São Paulo, até agora prevista para continuar até o dia 31 de maio, para conter a disseminação do coronavírus (Sars-Cov-2).
G1Nesta semana, Secretaria de Educação anunciou que as aulas voltarão de forma remota já na próxima segunda-feira
A briga entre o governo estadual e os profissionais de educação de Minas ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira. Isso porque o Executivo bateu o martelo na mesa e antecipou o retorno da categoria aos trabalhos, que antes estava previsto para a próxima segunda-feira. O governo ainda incluiu profissionais da Educação Básica ao regime de teletrabalho.
Em escola às margens do rio São Francisco, coordenadora conta quais são os desafios da educação a distância para alunos da educação infantil
Desde o dia 18 de março, a escola está sem aulas presenciais e a carga horária dos alunos reduzida em 25%. Os professores, no entanto, têm trabalhado a distância em tempo integral para atender tanto às dúvidas dos estudantes, quanto dos pais, que são responsáveis por ministrar as atividades, gravá-las e devolvê-las via celular.
Estudante do ensino médio de escola estadual de São Paulo afirma que não consegue se concentrar adequadamente para aulas a distância
Embora o governo paulista aponte providências que tenha tomado para que os 3,5 milhões de alunos tenham acesso às aulas, estudante relata sobre a dificuldade em estudar a distância.
Olhar o céu ou insetos e aves pela janela, cuidar de animais domésticos e de plantas e tomar sol e ar fresco, quando possível, são atos que fazem diferença
Folha de São PauloCerca de 200 mil estudantes de Portugal dos últimos dois anos do ensino médio (16 e 17 anos), retornarão às aulas nesta segunda-feira (18). Eles deverão seguir uma série de medidas de proteção, como o uso obrigatório de máscaras, lavagem das mãos ao entrar e sair da escola, e a reorganização de horários e espaços para garantir a distância entre os alunos, informou a agência EFE.
G1A alfabetização é um dos temas que mais mobilizam educadores e geram discussões no âmbito de políticas públicas. Há, no Brasil, diferentes documentos oficiais sem consenso entre si quanto à série em que se espera que a criança esteja alfabetizada, além de divergências quanto a métodos e como medir os avanços das crianças nessa etapa. A alfabetização é, também, um dos calcanhares de Aquiles da educação brasileira.
BBCAcredito que todos nós concordamos que nossas crianças são muito atentas a tudo o que acontece ao seu redor e logicamente elas têm suas próprias ideias e interpretações da situação atual. Contudo, a cada dia que passamos, novas informações vêm sendo vinculadas pela mídia e ficamos nos questionamos sobre as melhores formas de conversar com as crianças sobre a pandemia de covid-19.
Nova EscolaPara garantir oportunidades a estudantes do país em tempos de isolamento social por conta do coronavírus e reduzir o impacto da crise no aprendizado, mais de 20 organizações da sociedade civil se uniram na plataforma Aprendendo Sempre, que concentra recursos de aprendizagem gratuitos e selecionados por especialistas.
O GloboO Observatório Astronômico da Unesp criou um programa de conteúdos gratuitos e disponíveis online para incentivar o estudo da ciência durante a quarentena. O projeto é voltado a todos que se interessem pelo assunto, e aborda diversas áreas da ciência.
R7Em tempo de Covid-19, as estantes com livros de papel, porém, podem ser substituídas por prateleiras virtuais. Gratuita para escolas durante a quarentena, a plataforma Elefante Letrado leva obras literárias de autores consagrados como Ziraldo e Ernani Ssó para dentro de casa.
Folha de São PauloNo contexto da pandemia e isolamento social, o trabalho do professor ficou desafiador, sendo necessárias novas práticas de ensino. A utilização de jogos pode ser uma boa ferramenta para que os professores consigam manter seus alunos dedicados ao estudo. Uma forma mais divertida de aprendizado faz com que o estudante possa dedicar-se mais ao que lhe é proposto.
Brasil EscolaEsse tipo de empreendimento geralmente tem como objetivo a otimização e a democratização do ensino por meio da tecnologia. Nesse sentido, as edtechs podem atuar em várias frentes. Voltadas para os problemas mais amplos, como o acesso à educação e a dificuldade de aprendizagem; e para os mais específicos, como a escolha da instituição de ensino mais adequada para a realidade de cada pessoa.
As edtechs ainda podem ser direcionadas para aprimorar a comunicação entre a escola e a família.
O isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus tem afetado a população indígena, principalmente quanto ao acesso à internet e às aulas online. Sem acesso às redes nem computadores, fica inviável fazer a inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo.
R7O Supremo Tribunal Eleitoral (STF) terminou nesta quinta-feira (14) o julgamento da ação que assegura a permissão de propaganda política, mesmo durante as eleições, em instituições de ensino público. Por unanimidade, os ministros consideraram que ações de professores durante a campanha presidencial de 2018 favoráveis a Fernando Haddad, do PT, em detrimento de Jair Bolsonaro, então do PSL, não poderiam ter sido inibidas pelo risco de ferir a liberdade de cátedra e a livre manifestação de ideias.
Gazeta do PovoO Ministério Público Federal (MPF) divulgou nota técnica nesta sexta-feira dizendo que a manutenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) durante pandemia do coronavírus viola a Constituição. Isso porque, segundo os 12 procuradores que assinam o texto, a educação a distância oferecida nesse momento está cercada "de precariedade, diversidade de situações e, principalmente, desigualdade" - contrariando o que estabelece a Constituição Federal.
TerraO Enem seriado foi anunciado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e informado que o terá início em 2021. Foi garantido pelo Instituto que o Enem tradicional não deixará de existir. Atualmente, o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais formas de ingressos no Ensino Superior brasileiro.
R7Ao tipificar o crime de abandono intelectual no Código Penal o legislador ambicionou salvaguardar os filhos menores da eventual indolência de seus pais em prover sua educação.
O crime de abandono intelectual, consistente em “deixar de prover à instrução primária de filho em idade escolar”, somente se perfaz caso não haja uma “justa causa” apta a justificar a omissão quanto as medidas necessárias para que seja ministrada instrução ao filho em idade escolar.
Aulas online são necessárias, mas insuficientes para compensar dano da pandemia
O distanciamento forçado pelo coronavírus terá talvez o efeito paradoxal de abater algo do preconceito contra essas técnicas por uma visão tradicionalista. Têm e terão papel valioso, sobretudo como canais complementares para reforço e solução de dúvidas. Persiste o problema da equidade, contudo.
O software brasileiro para habilidades de escrita Letrus e a ferramenta de detecção de dislexia espanhola Dytective são os dois vencedores do Prêmio Rei Hamad Bin Isa-Al Khalifa da UNESCO de 2019 pelo Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação.
ONUDuas equipes de estudantes brasileiros estão entre os 20 semifinalistas da competição internacional Global Innovation, que premia ideias inovadoras.
R7