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O Ministério da Educação (MEC) homologou parcialmente o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) com regras sobre a educação na pandemia.
De acordo com o despacho, o MEC deixou de homologar o item 2.16, e submeteu para reexame do CNE. O item fala que as avaliações e exames deverão levar em conta "os conteúdos curriculares efetivamente oferecidos aos estudantes, considerando o contexto excepcional da pandemia, com o objetivo de evitar o aumento da reprovação e do abandono no ensino fundamental e médio"
Entre as áreas que foram mais afetadas pela pandemia do novo coronavírus está a educação. Independentemente da idade escolar, alunos de todo mundo tiveram que deixar o modelo presencial e adotar ferramentas de tecnologia para manter a rotina de estudos. Até o momento não se sabe quando as aulas voltarão no Brasil. O governo de São Paulo, por exemplo, não incluiu a atividade no plano gradual de reabertura da cidade. Para orientar o retorno, em todo o país, o Conselho Nacional de Educação elaborou um parecer, com orientações que tratam da reorganização do calendário escolar e atividades pedagógicas, que passaram a ser não presenciais devido à pandemia. No entanto, o documento ainda não foi homologado.
Correio BrazilienseInstituições com até 240 alunos perfazem 80% do sistema privado e são pressionadas por inadimplência
A redução de receita, ocasionada pela necessidade de conceder descontos, por atrasos nas mensalidades e pela inadimplência, atingiu 40% delas em abril e deve ultrapassar os 50% no fechamento das contas de maio. Em 95% dos estabelecimentos já houve o cancelamento de matrículas.
Num cenário otimista, há um retorno possível em agosto. Essa volta tem que ser escalonada. Talvez comecemos com 20% da capacidade. Por isso tenho dito aos gestores do País: quem ainda não traçou um plano de retorno, já está atrasado. Com o ensino remoto estamos no meio de campo, mas a gente só marca gol na educação com a retomada das aulas presenciais. Está claro que o nível de engajamento de aulas remotas está baixo em todo o País, apesar de todos os esforços.
O Estado de São PauloPredomina o formalismo – questões como aprovar ou não os alunos, cumprir ou não os dias letivos, as 800 horas e coisas do gênero. Não vou repetir aqui o que se encontra no artigo. As reflexões a seguir concentram-se num aspecto: o que vale a pena fazer e por onde começar.
Por razões pragmática – e apesar de suas profundas fraturas –, a BNCC poderia servir de parâmetro. A partir daí, seriam elaboradas estratégias para colocar as coisas no trilho. Não será o cumprimento formal do ano letivo ou o aumento da carga horária que vão resolver o problema.
A Secretaria de Educação do DF (SEDF) entregou, depois de um período de consultas públicas, o "Plano de validação das atividades pedagógicas não presenciais" ao Conselho de Educação do DF na sexta-feira (29/5). Ainda não estão definidos os critérios para a atuação das equipes escolares, o que deve ser publicado nos próximos dias.
Correio BrazilienseDepois de 15 dias de recesso adiantado, alunos e professores da maioria das escolas particulares de Minas Gerais voltam aos seus postos nesta terça-feira (02). De 18 de maio a 1º de junho, diretores e coordenadores das escolas se dedicaram a aprimorar o sistema de aulas remotas das instituições. Com a pandemia do novo coronavírus aparentemente longe do fim no Brasil, a incerteza quanto ao futuro ainda predomina no âmbito estudantil.
MSNBem-sucedida no controle da crise do coronavírus (COVID-19), a Nova Zelândia pode servir de inspiração para outras nações não só no setor da saúde, mas também no da educação. Desde 18 de maio, os cerca de 800 mil estudantes do país puderam voltar à escola num processo que tem sido avaliado como positivo por alunos, pais e educadores, e que tem como principais diretrizes o respeito a protocolos de segurança e a redução da ansiedade.
PorvirA Inglaterra está flexibilizando as regras de isolamento social e, nesta segunda-feira (1º), as escolas do ensino básico começam a retomar as atividades. A princípio, as aulas são direcionadas apenas para as crianças de 4 a 6 anos e de 10 a 11 anos, uma tentativa de ajudar os pais que precisam voltar ao trabalho.
A medida, no entanto, não é unânime. A flexibilização nas regras de isolamento social vem acompanhada de críticas de pais, professores e de governos locais, que a consideram precipitada.
Os colégios da Coreia do Norte retomaram as atividades nesta segunda-feira (1º), dois meses após a paralisação das atividades como medida de precaução contra o novo coronavírus, informou a imprensa local. Os centros de ensino terão termômetros e soluções desinfetantes nas entradas.
G1A ciência já comprovou que estabelecer relacionamentos que possam gerar confiança e autonomia, assim como sentir-se querido e aceito, reflete nas nossas decisões e na forma como olhamos para o mundo. E isso começa desde a infância, onde crianças e os jovens que crescem regulando melhor suas emoções percebem a influência positiva dessa estabilidade no seu aprendizado. Neste contexto, sua instituição tem se preocupado com a saúde emocional dos alunos durante a pandemia? Eles estão sendo acolhidos nesse momento difícil?
Escolas ExponenciaisIniciativa "Do mundo para a escola" reúne vídeos para professores ganharem confiança em plataformas para o dia a dia em aulas remotas ou darem os primeiros passos em programação
PorvirPassados mais de 60 dias de fechamento oficial das escolas no país, um dos desafios dos gestores é avaliar como as instituições podem se replanejar para garantir que as competências e áreas de conhecimento prioritárias contidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sejam atendidas neste ano letivo.
Pensando nessa tarefa, a equipe da NOVA ESCOLA se mobiliza para apoiar os profissionais da Educação. Além dos conteúdos destinados aos professores, também teremos este espaço voltado para dar suporte aos gestores escolares – coordenadores pedagógicos e diretores. Os Roteiros de Formação reunirá sugestões de atividades detalhadas, materiais de apoio e referências bibliográficas, num formato que pode ser usado na íntegra ou adaptado.
O Hopi Hari , parque temático localizado em Vinhedo, em São Paulo, oferece uma nova possibilidade de aprendizado que une o ensino à diversão . Criado com o objetivo de ser um braço educacional do parque, o programa Edukare permite que estudantes de escolas públicas e privadas utilizem as atrações para aplicar os conceitos vistos em sala de aula.
iGO Projeto de Lei 2945/20 cria a Política Nacional Um Computador por Aluno com o objetivo de garantir a oferta de computadores, programas (softwares) e assistência técnica em escolas da rede pública de ensino, incluindo as destinadas a pessoas com deficiência. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.
CâmaraO governo do presidente Jair Bolsonaro nomeou o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), Marcelo Lopes da Ponte, para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Nas últimas semanas, o presidente Bolsonaro passou a negociar cargos do governo com partidos da Câmara, em especial com os que fazem parte do Centrão. Cargos-chave em órgãos como o FNDE e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foram entregue a nomes indicados pelo grupo.
A Western Union Company (NYSE: WU), líder em transferências de moedas e pagamentos internacionais, divulgou hoje um novo relatório intitulado "Futuro da educação internacional" ("The Future of International Education") em parceria com a The Future Laboratory. O documento destaca cinco novos perfis estudantis que evoluirão com a mudança de atitudes e comportamentos da juventude atual. De pensadores híbridos a graduados mais ecológicos, esse novo relatório prevê como as instituições acadêmicas devem se adaptar para atender a tais expectativas.
TerraO número de matriculados em instituições de ensino superior público na modalidade a distância aumentou 45% entre 2016 e 2018. A taxa de matrícula alcançou 173 mil estudantes, segundo informações do Censo da Educação Superior de 2018.
R7A palavra-chave do momento é adaptação, tema que os professores de Mato Grosso do Sul comprovaram dominar. Entre os dias 25 a 29 de maio, mais de 31,8 mil inscrições foram efetuadas para o seminário online “Jornada de Conhecimento”, ocorrida para preparar os educadores para o uso de novas tecnologias em aulas remotas.
Diário DigitalA polêmica em torno dessas legislações é grande: enquanto alguns juristas concordam com a decisão do STF com relação à inconstitucionalidade das reivindicações – definir conteúdo seria uma prerrogativa da União –, movimentos contrários ao ensino da ideologia de gênero no ensino básico recordam que, em 2014, na discussão do Plano Nacional de Educação (PNE), a presença do assunto “teoria de gênero” foi rejeitada pelos congressistas após grande manifestação popular e, sendo assim, as leis que enfrentam questionamentos no STF estariam em acordo com as diretrizes aprovadas no PNE.
Gazeta do Povo