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Quando ocorrer o retorno às aulas presenciais, escolas públicas e privadas precisarão se readequar às novas exigências em decorrência da pandemia. Por isso, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) decidiu se antecipar e preparou diretrizes nacionais que poderão ser seguidas pelas instituições de ensino nessa nova fase – que ainda está sem data prevista.
Gazeta do PovoPais e mães estão com mais um desafio para encarar durante a pandemia do novo coronavírus no país: mesmo com a alta dos casos da doença, alguns estados já começaram a afrouxar as medidas de restrição do isolamento social e iniciam a retomada das atividades econômicas. Mas o setor de educação continua fechado.
Hoje em DiaNão há, até o momento, uma data definida para a reabertura de todas as escolas. Mas a retomada de atividades de comércio e serviços em diferentes estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, acendeu o debate sobre a volta das aulas presenciais.
UolEm todo o país, pouco menos da metade das escolas públicas (46,7%) tem acesso a saneamento básico - isso significa distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Entre as particulares esse percentual sobe para 89%. Além disso, 30% das escolas públicas e privadas no Brasil têm área verde em sua infraestrutura, como jardins, hortas e outros espaços recreativos.
R7Menos de 40% das redes de ensino municipais qualificaram ou estão dando formação aos seus professores para lecionar durante a pandemia de covid-19, com recursos de educação a distância, e 61% das redes informam que não ofereceram qualquer treinamento.
Apesar da falta de capacitação, 82% das redes municipais ouvidas têm alguma estratégia para aula ou oferta de conteúdos pedagógicos a distância durante a pandemia.
O retorno das aulas presenciais nas escolas de todo o Brasil vai exigir um período de acolhimento dos alunos. Se a máscara no rosto esconderá o sorriso e possíveis feições de alegria e compaixão, os olhos dos educadores terão de ser mais expressivos e comunicativos. Se os abraços precisarão ser evitados, o diálogo necessitará ser ainda mais potente.
PorvirLevantamento foi realizado com escolas da rede privada de São Paulo e mostra que instituições conseguiram se adaptar realidade da pandemia
Uma pesquisa realizada com escolas da rede privada de São Paulo aponta que, apesar do primeiro impacto do isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus, as escolas conseguiram se adaptar a nova realidade do ensino a distância.
Dificuldades de acesso e adaptação das avaliações criaram cenário de incerteza na rede pública de SP
Passados quase dois meses desde o início das aulas a distância para alunos da rede pública de ensino de São Paulo, estudantes afirmam estarem sobrecarregados com as atividades enviadas pelos professores. Muitos demonstram falta de motivação para seguir os estudos devido às incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.
Escola precisa dar o termo de transferência, histórico escolar outros documentos durante o desligamento do aluno.
Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) algumas orientações sobre a educação infantil, entre elas, que crianças acima de 4 anos devem estar matriculadas.
Mas a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte alertou que os pais não serão punidos pelo fato de terem tirado o filho da escola durante a pandemia, mesmo com a obrigatoriedade da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que trata que a educação básica é obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade.
O Conselho Estadual de Educação (CEE) publicou no Diário Oficial do Estado, que circula nesta sexta-feira (19.06), a Resolução Normativa 003/2020 que dispõe sobre as normas de reorganização do calendário para o ano letivo de 2020. As medidas devem ser adotadas pelas instituições pertencentes ao sistema estadual de ensino (público e privado), em razão da pandemia provocada pela Covid-19.
O DocumentoO Distrito Federal foi o primeiro lugar do Brasil a adotar medidas de isolamento. O decreto publicado pelo governador Ibaneis Rocha em meados de março e que determinou o fechamento das escolas foi o pontapé inicial para uma crise sem precedentes entre as instituições de educação infantil.
EBCOs problemas vão desde questões relacionadas à tecnologia até as que envolvem fatores psicológicos e levam ao desinteresse pelos estudos.
G1Para enfrentar o desafio de manter os pequenos envolvidos com as atividades, pais e escolas estão se reinventando e fortalecendo o diálogo e brincadeiras, como gincanas para encontrar objetos em casa e revirar os álbuns de fotos da família.
O desafio é maior para os alunos mais novos, dos ensinos infantil e fundamental 1, que nem sempre se adaptam às tarefas realizadas nas plataformas online.
Previsões do governo de São Paulo indicam que as três universidades públicas paulistas perderão pelo menos R$ 1,2 bilhão este ano por causa da pandemia de coronavírus, o que representa 11% a menos no orçamento. Já no mês passado, os recursos recebidos do Estado pelas Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) não foram suficientes nem sequer para pagar seus professores e funcionários. Elas passaram a usar seus parcos fundos de reserva.
O Estado de São Paulo“Essa é uma situação em que você precisa aprender a nadar depois de ser jogado na piscina.” A metáfora é de Sal Khan, fundador da Khan Academy, para o momento do setor de educação durante a pandemia. Com o fechamento de inúmeras escolas ao redor do mundo, a saída foi digitalizar às pressas e tentar resolver novos desafios que nem haviam sido imaginados. O que, segundo um dos educadores mais conhecidos do mundo digital, acelerou o processo de digitalização do setor em pelo menos dez anos.
Época NegóciosUma pesquisa do Datafolha revelou em 2019 que os principais problemas do Brasil, na visão da população, são as áreas da educação e da saúde. Desde a demissão de Abraham Weintraub na última quinta-feira (18), porém, o governo Bolsonaro não tem ministros efetivos nem em uma pasta, nem em outra, algo que não acontecia há 58 anos.
UolVogel assume interinamente após exoneração de Weintraub do cargo.
Vogel tem graduação em economia e direito e pós-graduação em administração financeira. É auditor de finanças e controle desde 1998. Participou do grupo de transição do governo Bolsonaro e atuava como secretário-executivo adjunto da Casa Civil, onde Weintraub foi o secretário-executivo.
Prática é adotada por pelo menos 11 mil famílias no Brasil
Para a maioria dos pais, uma novidade; para alguns, uma escolha ou até uma obrigação. O ensino doméstico provoca debates acalorados nos meios jurídico, pedagógico e político. A prática conhecida como “homeschooling” é adotada por pelo menos 11 mil famílias no Brasil, sendo 13% em Minas Gerais, segundo dados da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned). De acordo com a entidade, os números ainda podem ser quatro vezes maiores porque muitas famílias não se declaram “homeschoolers” para evitar confusões na Justiça, ainda que a educação caseira não seja crime.
MEC revogou portaria que previa ações afirmativas em cursos de pós-graduação, entre as quais acesso de negros, indígenas e pessoas com deficiência. Gilmar Mendes analisa o caso.
Três partidos pediram nesta sexta-feira (19) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda o ato do Ministério da Educação que revogou uma norma sobre políticas de inclusão.
O Projeto de Lei 3402/20 obriga as universidades federais a reservar 50% das vagas dos programas de pós-graduação (mestrado, mestrado profissional e doutorado) para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei de Cotas, que já prevê a reserva de vagas para os cursos de graduação.
CâmaraA relatora na Câmara dos Deputados do projeto que institui o novo Fundeb, deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO), decidiu reduzir a proposta de repasse em 2021 das verbas da União para o fundo, que financia o ensino básico. O valor previsto, de 12,5%, ainda é maior que o atual, mas menor que o descrito inicialmente no projeto.
G1A proposta tem três eixos principais: o primeiro, o da pesquisa e inovação, pretende incentivar o financiamento de projetos em universidades públicas – que, embora já aconteça em algumas instituições, carece de uma fundamentação legal mais sólida. O segundo, o do empreendedorismo, busca incentivar a aproximação da universidade com o mercado e fomentar a criação de empresas. O terceiro, o da internacionalização, deve facilitar a celebração de intercâmbios e a mobilidade de professores e estudantes.
Gazeta do PovoA enquete entra no ar às 10 horas de sábado, 20, na página do participante do exame. Os inscritos poderão escolher três opções de datas. No caso do Enem impresso, há as opções de aplicação das provas em 6 e 13 de dezembro de 2020, 10 e 17 de janeiro de 2021 e 2 e 9 de maio de 2021. O Enem digital pode ocorrer em 10 e 17 de janeiro, 24 e 31 de janeiro e 16 e 23 de maio do ano que vem. Os participantes podem escolher a data até 23h59 do dia 30 de julho.
TerraProposta pretende possibilitar ao sistema educacional privado enfrentar os impactos negativos da paralisação das atividades na pandemia
O texto pretende possibilitar ao sistema educacional privado enfrentar os impactos negativos da paralisação das atividades na pandemia. “A brusca parada da economia pode desmantelar todo o setor”, disse.
Certificado de recebíveis são títulos de crédito emitidos por companhias de securitização, lastreados em pagamento a ser recebido no futuro por uma empresa. Ao vender os títulos, a empresa recebe imediatamente uma parcela do valor a ser pago.
Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro indicam nas redes sociais que a nomeação de Abraham Weintraub para o Banco Mundial não se trata de um prêmio de consolação, mas de uma estratégia do presidente para tirar o ex-ministro do País e evitar sua prisão pelo Supremo Tribunal Federal. Weintraub é investigado no inquérito das fake news, que tramita na Corte e já determinou a prisão de vários alvos.
Terra