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A Relatoria Especial da ONU para o Direito à Educação, Koumbou Boly Barry, recomenda que países “dediquem o máximo de seus recursos disponíveis” para alcançar com plenitude o direito à educação. A orientação é feita frente à temeridade de tendência de redução de receitas alocadas à educação pública no contexto de pandemia e a necessidade de concretizar progressivamente a “realização plena de direitos econômicos, sociais e culturais, incluindo o direito à educação”.
YahooO representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Josué Modesto, afirmou nesta quinta-feira que as despesas extras em função do fechamento das escolas já somaram R$ 2 bilhões para as redes escolares estaduais. Ele participa de uma audiência pública no Senado, por videoconferência, sobre os efeitos da pandemia na educação.
O GloboDesde a suspensão das atividades das escolas por causa da pandemia do coronavírus, alunos, pais, professores e administradores de instituições de ensino particulares seguem em impasse sobre o calendário, a metodologia do ensino à distância adotado como alternativa e, principalmente, os valores das mensalidades.
FatoPesquisa do Instituto Crescer mostra que apenas 22,6% das escolas em geral acreditam estar preparadas, do ponto de vista da infraestrutura tecnológica, para fazer frente aos novos tempos. A maioria, 67,9%, diz que ainda está correndo atrás do atraso e investindo em equipamentos. O restante descarta essa possibilidade e não acredita que sejam necessários novos investimentos, pois essa demanda “vai passar”.
O Estado de São PauloAqui e ali as escolas estão começando a discutir a reabertura dos portões para retomar as aulas presenciais no segundo semestre deste ano. A fim de garantir um retorno mais saudável aos estudantes em um cenário pós-pandemia, um grupo de psicólogos e pedagogos desenvolveu um conjunto de materiais com orientações às instituições de ensino.
VejaApós determinação judicial, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, na noite desta quarta-feira (9/7), novo decreto que suspende o retorno das atividades presenciais em escolas no Distrito Federal. Ibaneis disse que recorrerá.
Correio BrazilienseO governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou hoje que não acredita no retorno às aulas presenciais no estado antes de setembro. A rede estadual de ensino, que conta com mais de 1 milhão de estudantes paranaenses, determinou que as lições fossem ministradas de forma online em função da pandemia da covid-19.
UolO secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, falou sobre a mudança no calendário do exame (ENEM) e afirmou a possibilidade de as aulas presenciais retornarem em algumas regiões do Espírito Santo e em outras não. A Secretaria de Educação (Sedu) ainda vai avaliar o mapa de risco para definir como será esse retorno.
Folha VitóriaO prefeito Alexandre Kalil afirmou nesta quinta-feira (9), em entrevista ao Hoje em Dia, que não tem ideia de quando as aulas na rede municipal poderão voltar. Ele criticou ainda quem defende o ensino remoto emergencial para os alunos da rede pública. “Quem pensa em aula a distância não conhece a pobreza no Brasil”, afirmou o prefeito.
Hoje em DiaPara tentar minimizar a defasagem no aprendizado de alunos que não têm acesso à internet, escolas públicas do interior de São Paulo e do Ceará decidiram estabelecer parcerias com rádios locais para disseminar o conteúdo das disciplinas enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas por causa da pandemia de Covid-19.
G1O prefeito da cidade norte-americana de Nova York, Bill de Blasio, apresentou nesta quarta-feira (8) um plano para reabrir o maior sistema escolar do país em setembro com um calendário de "ensino misto" ou "híbrido", em que os alunos alternariam entre as salas de aula e suas casas.
G1O 4º ano do ensino médio será opcional e condicionado à oferta de vagas. Segundo Soares, a criação de turmas, exclusivas para este ano extra, ou a inclusão dos alunos em turmas já existentes do 3º ano em 2021 dependerá da quantidade de estudantes que desejarem continuar na escola por mais um ano.
Uol“Tem que ter uma pessoa que promova o diálogo, o que não é fácil, e m todas as esferas da educação. Essa é a nossa vontade, uma pessoa realmente conciliadora. Tem pressão? Tem. Mas eu não posso colocar a pessoa por indicações, por pressão. A gente analisa o currículo de todo mundo, conversei com cinco ou seis deles pessoalmente. É cansativo, porque você tem que dar uma atenção especial, tem que tratar com consideração. Então a gente espera resolver amanhã essa questão do Ministério da Educação, um ministério bem importante”.
EBCA Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) lançou nesta quarta-feira (8) a publicação “Diretrizes dos Centros de Atendimento Educacional Especializados em Educação Especial (Caesp) – 2020”, documento inédito e de importância histórica no contexto da Educação Especial em Santa Catarina. O trabalho tem o objetivo de fundamentar e orientar as práticas pedagógicas realizadas nas mais de 200 instituições especializadas em Educação Especial conveniadas com o Governo do Estado, entre APAEs, AMAs e outras parceiras que atendem mais de 20 mil educandos em todo o território estadual.
NotisulO deputado Carlos Giannazi (PSOL) iniciou com uma boa notícia o ato-live em defesa das professoras de educação infantil e de sua luta por integrar as carreiras do magistério: o STF acabou de julgar constitucional a Lei 1.202/2013, que, voltada às creches da USP, transformou o cargo de Técnico de Apoio Educativo em Professor de Educação Infantil. A decisão cria jurisprudência contra o argumento usado por diversas prefeituras para negar direitos a essas educadoras e mantê-las em cargos de menor remuneração.
Terceira VisãoO texto, aprovado pelo Congresso Nacional, prevê a suspensão da cobrança do financiamento pelo tempo que durar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia.
G1A Fuvest anunciou nesta quinta-feira (9) a mudança do calendário de realização das provas de 1ª e 2ª fase do Vestibular 2021 para ingresso na Universidade de São Paulo (USP). De acordo com a entidade, a 1ª fase será realizada no dia 10 de janeiro e, na 2ª fase, as provas acontecerão entre os dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.
G1O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) registra aumento da procura por seus cursos a distância. De acordo com o serviço que compõe o Sistema S, como o Sesi, Sesc, Senai e Senac, o número de pessoas que se inscreveram nos cursos este ano já é maior que a demanda de todo o ano passado.
EBCEm uma ação inédita na plataforma, o YouTube Brasil vai oferecer uma série de aulas para criadores e aspirantes a produtores de conteúdo na plataforma. O Aulão Para Criadores, como foi chamado, será realizado entre os dias 20 e 24 de julho, no canal YouTube Criadores, com a promessa de conteúdos de estratégia e participação de personalidades da rede, como Fábio Porchat, do Porta dos Fundos e Iberê e Mari, do Manual do Mundo.
MSNDevemos jogar na equação também outro dado: essas (escolas particulares) nem sempre são “escolas de rico”, como disse Rossieli. (...) É preciso lembrar que há disparidades também entre as “escolas de pobre”.
A possibilidade de voltar antes deveria ser dada, então, não às “escolas de rico”, mas a todas, particulares ou públicas, que estiverem preparadas.
Por que parece tão fraquinho o ensino a distância, para onde foi obrigada a migrar a escola básica? Resposta: porque é filhote de um ensino presencial péssimo. Sem entender isso, não se dá um passo à frente. A migração trouxe, pelo menos, três problemas.
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