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Apenas cerca de 0,1% de quase 2 mil alunos e professores testados no estado alemão da Saxônia apresentaram anticorpos contra a Covid-19, segundo um estudo divulgado nesta segunda-feira (13). Isso sugere que as escolas talvez não desempenhem um papel tão importante na propagação do coronavírus quanto alguns temiam.
Folha de São PauloEduardo Massad, professor e pesquisador da Escola de Matemática Aplicada da FGV (Fundação Getúlio Vargas), desaconselhou a reabertura de escolas a partir de setembro em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. O estudioso classificou a medida como "genocida", na noite de terça-feira (14), durante participação em debate realizado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo).
R7A Secretaria de Estado da Educação (Seed) se reuniu no fim da tarde desta terça-feira (14) com o sindicato das escolas particulares (Sinepe) para tratar dos protocolos de retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino. A reunião foi realizada on-line e deu continuidade aos encontros setoriais do Comitê de Volta às Aulas, iniciados na segunda-feira. A expectativa é que o plano seja fechado até o fim de julho. A data de retorno ainda não está definida e depende do aval da Secretaria da Saúde.
Bem ParanáO retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Goiânia está previsto para a segunda quinzena de agosto, ainda sem data definida. Segundo o secretário de Educação da capital, Marcelo Ferreira da Costa, caso a situação da Covid-19 esteja mais estabilizada, pode haver um retorno gradativo, começando pelos funcionários e por último as crianças.
Diário de GoiásAno letivo termina no dia 28 de janeiro de 2021. Recesso escolar será de 23 a 31 de dezembro.
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF) divulgou, nesta quarta-feira (15), o novo calendário escolar da rede pública em meio à pandemia de coronavírus (veja detalhes abaixo). O cronograma já considera o retorno das aulas presenciais, a partir de 31 de agosto.
O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), voltou a afirmar que não há previsão para a volta às aulas no estado. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira, ele explicou que o estado estará acompanhando a evolução do coronavírus até definir um protocolo de segurança para que os alunos possam voltar à escola. Em Minas, as instituições de ensino estão fechadas desde 18 de março por causa da doença.
MSNO governo de Pernambuco apresentou hoje (15) o protocolo para a área da Educação com o intuito de estabelecer as regras e medidas de prevenção contra o coronavírus para o retorno às aulas presenciais no estado. No entanto, não foi definida uma data para que isso aconteça.
UolO Centro Paula Souza (CPS) apresentou nesta quarta-feira (15) o protocolo sanitário para a retomada em agosto das aulas práticas presenciais de cerca de 20 mil alunos nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Na segunda-feira (14), o governo estadual autorizou a volta antecipada das aulas práticas nas instituições de ensino Técnico e Superior que estejam em regiões há 14 dias na fase amarela da quarentena.
G1Houve um tempo – e ainda neste século –, em que a tecnologia e a educação tentavam encontrar uma zona comum de atuação e esbarravam em dilemas geracionais. Chega a ser curioso lembrar que professores proibiam celulares em sala de aula e que trabalhos precisavam ser manuscritos porque havia certa resistência com o uso de computadores. Essas barreiras, embora sigam existindo, estão em processo de ruptura e o que temos presenciado há alguns anos é uma fusão mais natural e fluida entre recursos tecnológicos e metodologias ativas de ensino e de aprendizagem.
PorvirA educação da Finlândia é uma referência para o mundo. Como se não bastasse, o governo da Finlândia encabeçou um novo projeto educacional em 2016. Foi feita então uma reforma curricular adotada pela Agência Nacional Finlandesa para a Educação, estabelecendo novas abordagens para melhorar o ensino do país escandinavo ainda mais.
Notícias ConcursosNa hora em que se sentar na cadeira de ministro, o verdadeiro desafio de Ribeiro estará em recolher todos os cacos deixados pelo ano e meio em que o MEC esteve à frente não do debate sobre políticas públicas educacionais de excelência, mas de polêmicas geradas a partir de uma tentativa de captura da educação como ferramenta ideológica.
Será o momento de tentar refazer as pontes rompidas com as bancadas no Congresso e com a comunidade acadêmica de modo a retomar o debate propositivo, há tempos perdido na área.
Um grupo de cinco universitários está fazendo uma mobilização para arrecadar tinta e papel com o objetivo de imprimir apostilas que são disponibilizadas a alunos carentes de Unaí (MG). Eles usam uma impressora doada por uma professora.
G1O Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) entrou em vigor em 2007 e, só no ano passado, respondeu por cerca de R$ 6,5 de cada R$ 10 investidos nas escolas públicas brasileiras.
Hoje, 90% dos recursos do Fundeb vêm de impostos coletados nos âmbitos estadual e municipal, e os outros 10% vêm do governo federal - uma partilha considerada injusta por Estados e municípios, já que, de modo geral, a maior parte dos impostos é arrecadada pela União.
Os dados sobre a escolarização da população brasileira vêm melhorando, mas ainda mostram uma forte desigualdade, especialmente a partir da adolescência, quando parte expressiva dos jovens ainda interrompe os estudos. O País tem 10,1 milhões de jovens de 14 a 29 anos que não frequentam a escola nem concluíram o ensino médio, sendo que 7,2 milhões deles são pretos ou pardos.
TerraQuem quer aproveitar o segundo semestre para se preparar para o mercado de trabalho, não pode perder as oportunidades do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação. Serão 24.730 mil vagas em cursos de qualificação profissional, todas gratuitas e a distância em 11 instituições federais de ensino. A relação completa de cursos e de vagas ofertadas pode ser acessada na página das instituições que oferecem os cursos
MECA crise provocada pela suspensão das aulas presenciais trouxe impactos financeiros profundos para muitas escolas. Como a redução do faturamento, vinda muitas vezes dos pedidos de desconto e do aumento da inadimplência, aliada à necessidade de novos investimentos para adequar a escola para a educação remota, levou muitas delas a esgotarem seus fundos e reservas e, agora, começarem a recorrer a empréstimos como uma alternativa para aliviar as finanças.
Escolas Exponenciais