Notícias de Educação - 27/jul/2020

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Destaque: Coronavírus

“É urgente preparar-se para a reabertura das escolas”, diz representante do Unicef

Em entrevista à Crusoé, a francesa Florence Bauer, representante no Brasil do Unicef, disse ser urgente a preparação para a reabertura das escolas no país.
“As decisões devem ser feitas com base em uma análise da situação epidemiológica de cada estado e de cada município. Mas é urgente preparar-se para essa reabertura. As autoridades precisam tomar uma série de medidas para que isso aconteça com segurança.”

O Antagonista

Unicef lança guia de apoio para orientar estados e municípios na garantia da educação durante a pandemia

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançaram um guia, nesta última sexta-feira (24), para apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação durante a pandemia da Covid-19.
Batizado de Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência, o guia busca auxiliar as escolas no seu planejamento de reabertura ou de readequação de ações.

Sagres

Fiocruz lança manual para reabertura segura das escolas

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) lançou, nesta sexta-feira (24), um manual sobre biossegurança para a reabertura de escolas no contexto da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Com linguagem acessível, o manual traz orientações para retomada das aulas em segurança, além de informações sobre questões sanitárias e formas de transmissão da doença. O manual destaca ainda a necessidade de implementar boas práticas de biossegurança que contribuam para promover a saúde e prevenir a doença nas escolas.

iG

Volta às aulas é alvo de debates entre governos e autoridades na área da Saúde e da Educação

Governos e autoridades na área da saúde e da educação em todo o país vêm discutindo o retorno às aulas. Mesmo com as medidas de segurança que devem ser adotadas, o assunto está gerando discussão. Como evitar novas ondas de contaminação? É o momento certo de retomar o contato entre alunos, professores e funcionários?

G1

Saúde estuda volta às aulas com protocolo de distanciamento

Documentos não apontam quando deve ocorrer o retorno ou se esta decisão será de prefeitos e governadores
O Ministério da Saúde estuda protocolo de retorno às aulas em escolas públicas com orientações para evitar a circulação do novo coronavírus. O texto foi discutido em reunião de 6 de julho do Centro de Operações de Emergência (COE) da pasta.

Terra

Volta às aulas em pandemia é sugerida com refeição na sala

R7

Longe da escola, famílias veem crianças desconcentradas e prejuízos no desenvolvimento

As repercussões do longo tempo sem aulas presenciais não são apenas impressões das mães. Estudos já evidenciam os impactos para o desenvolvimento das crianças. Os prejuízos vão além da perda de conteúdos e ocorrem também na aquisição de habilidades como interação, cooperação e expressão de sentimentos, principal objetivo das escolas para os pequenos nessa fase.

O Estado de São Paulo

Sem escola, temor de pais é o peso do estresse nos filhos

Uol

Crianças têm atraso na fala e maior dependência dos pais durante pandemia

Folha de São Paulo

Abandono das escolas de educação infantil pode trazer prejuízos à formação das crianças

Muito tem sido falado dos prejuízos e das extensas perdas que o Brasil, a exemplo de outros países, terá tanto na área econômica quanto na social, em decorrência dos efeitos da pandemia da Covid-19.
Entretanto, pouco ou quase nada tem sido dito sobre as perdas incalculáveis que a falta da escola e dos amigos trarão às vidas das crianças, principalmente daquelas em fase de constituição psíquica.

Terra

Gabbardo diz que não será possível cumprir previsão de volta às aulas em SP

João Gabbardo, coordenador executivo do Centro de Contingência do combate ao coronavírus em São Paulo, afirmou hoje que "não vai ser possível" reabrir as escolas do estado na data prevista.
Fechadas desde meados de março, as escolas de todo o estado de São Paulo tinham previsão de reabertura a partir de 8 de setembro. O plano de retorno das atividades, no entanto, condiciona a volta às aulas à situação da pandemia no estado, além de prever uma ocupação máxima de 35% das unidades escolares.

Uol

São Paulo não atinge metas para volta às aulas em 8 de setembro

RBA

SP: Resolução poderá permitir que pais decidam se filhos voltarão à escola

Uol

Governo de SP avalia reabrir escolas com 80% da população na fase 'amarela'

CNN

8 em cada 10 escolas de educação infantil podem fechar devido à pandemia, estima sindicato

Gazeta do Povo

RJ: prefeitura e estado não chegam a consenso sobre retorno das aulas

O governo do estado do Rio de Janeiro e a prefeitura do Rio não entraram em acordo em relação à data de retomada das aulas presenciais nas escolas particulares. Esta semana, a prefeitura autorizou a retomada a partir do dia 3 de agosto das aulas em escolas privadas para estudantes do 4º, 5º, 8º e 9º anos do ensino fundamental. O anúncio foi feito oficialmente na terça-feira (21).
Na última quarta-feira (22), no entanto, o governo do estado prorrogou, até o dia 5 de agosto, algumas medidas restritivas de prevenção e enfrentamento à propagação do novo coronavírus. Segundo o decreto, as aulas presenciais das redes de ensino estadual, municipal e privada permanecem suspensas.

EBC

Escolas do Rio pedem à prefeitura retorno da educação infantil

O Globo

Sindicato de escolas particulares do RJ diz em vídeo que 'trancar pessoas em casa não é ciência'

Terra

DF: Aulas da rede particular não voltam segunda: TRT suspende por 10 dias

O retorno presencial das aulas da rede particular do Distrito Federal estava marcado para segunda-feira (27/7), mas foi suspenso por decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10).
A determinação veio depois que o Ministério Público do Trabalho do DF (MPT-DF) acionou a Justiça Trabalhista pedindo o cancelamento em face da pandemia do novo coronavírus. O pedido foi feito na sexta-feira (24/7).

Correio Braziliense

MPT vai à Justiça contra retorno presencial em escolas particulares

Correio Braziliense

Sinepe se reunirá para definir próximos passos da volta às aulas no DF

Correio Braziliense

Dia letivo com três horas e sem intervalo: Educação detalha retorno ao MPT

Correio Braziliense

CE: Conselho de Educação orienta que ensino remoto continue sendo aplicado no Ceará até o fim do ano

O Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) orientou, em parecer publicado na última quarta-feira (22), que haja continuidade no ensino remoto em instituições de ensino que ofertam educação básica, educação profissional técnica de nível médio e educação superior até 31 de dezembro de 2020 “por precaução e para preservação da vida”.

G1

PR: Educação prevê ensino híbrido no retorno às aulas

Quando voltarem às escolas, os estudantes da rede pública e privada do Paraná podem ter 50% das aulas presenciais e 50% das aulas remotas. A proposta, que integra o protocolo estadual para a reabertura das escolas, foi apresentada pela diretora de Planejamento da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Adriana Kampa, em reunião remota da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), nesta quinta-feira (23).

CBN

40% dos alunos das escolas de educação infantil de Curitiba cancelaram matrículas durante pandemia, diz associação

G1

MA: Secretário de educação confirma retorno das aulas em setembro na capital

O Município de São Luís deve apresentar o plano para retorno das aulas consolidado com as sugestões e indicações do Ministério Público do Maranhão e também de outras entidades da área educacional até o dia 15 de agosto. O prazo foi determinado, após reunião de Moacir Feitosa, secretário Municipal De Educação de São Luís (Semed) com os promotores de justiça de Defesa da Educação, Paulo Avelar e Luciane Belo, ontem (23), na sede da Escola Superior do MPMA, no Centro da capital.

O Imparcial

AM: Secretaria de Educação apresenta plano de retorno às atividades sem data definida

A Secretaria de Estado de Educação apresentou nesta quinta-feira, 23/7, a proposta do “Plano de Retorno às Atividades Presenciais” da rede estadual de ensino aos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Foram apresentadas as propostas pedagógicas e dos protocolos de saúde que devem conduzir o funcionamento das escolas da rede estadual, ainda sem data definida para acontecer.

Toda Hora

Mães crecheiras veem renda minguar com a pandemia

A crise econômica provocada pelo coronavírus desde março atingiu em cheio um segmento de mercado informal que é a cara da periferia: mulheres que recebem crianças na própria casa, enquanto os pais vão trabalhar. Por causa do desemprego crescente, as chamadas mães crecheiras viram de uma hora para a outra seu negócio doméstico minguar.

Veja SP

UFPE anuncia volta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância em agosto

Os cinco cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) serão retomados no dia 17 de agosto. Na mesma data, ocorrerá o reinício das atividades nas graduações convencionais, que terão aulas ministradas pela internet, em um semestre suplementar. Neste caso o aluno terá adesão voluntária.

G1

Sala de aula

Quarentena deve impulsionar modelo híbrido nas escolas

Professores e estudantes tiveram que se adaptar no susto ao uso de recursos digitais para que a ligação com a escola não fosse interrompida durante o período de distanciamento social.
Se essa experiência ampliou desigualdades, também criou oportunidades para a inovação. No pós-pandemia, espera-se que haja uma aceleração da educação híbrida, que combina interação presencial e online.

Folha de São Paulo

Tecnologia

Faculdades usam robô para corrigir provas e criar trilhas de estudo

A inteligência artificial já é usada por instituições de ensino superior do país para realizar tarefas como tirar dúvidas de estudantes, corrigir questões dissertativas e avaliar o conhecimento prévio de um aluno.
Embora as experiências ainda sejam em escala pequena, a promessa é que essas novas ferramentas permitam que um grande número de estudantes tenha acesso a uma educação personalizada.

Folha de São Paulo

Gestão

Mais gastos melhoram o desempenho educacional?

A premissa fundamental para defender a ampliação dos recursos para o FUNDEB é a de que há uma relação causal entre recursos e desempenho dos alunos. A literatura acadêmica reconhece que dinheiro pode importar, como documentado por Jackson (2018), citado ao final deste post.
Mas, como o próprio Jackson conclui, tudo depende de como dinheiro é gasto. Estudos mais pontuais, como os de Joana Monteiro (2015) para o Brasil, e de Ganimiam e Murnane (2016) para países em desenvolvimento, corroboram como aumento de gastos em si não levam a melhor desempenho.

Veja

Copom quer ouvir economistas sobre preços de educação e passagens aéreas

O Comitê de Política Monetária (Copom) quer conhecer melhor a avaliação dos economistas a respeito da trajetória dos preços de educação e passagens aéreas até 2021. No questionário enviado nesta sexta-feira a instituições financeiras, economistas e agentes do mercado em geral, o colegiado pergunta para os analistas quais são as projeções para os dois itens até o fim do ano que vem.

Valor

Inclusão

Unicef lança guia para evitar evasão escolar de estudantes vulneráveis

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lança nesta sexta-feira (24), em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) a "Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência", um guia para apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação de crianças e adolescentes em situações de calamidade pública e emergências, como a pandemia da covid-19.

R7

Leis e políticas

Qual é a idade ideal para a criança ingressar no Ensino Fundamental?

Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) reabriu a discussão sobre a idade adequada para o ingresso no Ensino Fundamental. Ao analisar a legislação do Rio Grande do Sul - que permitia a matrícula de crianças de cinco anos (em vez de seis, como é a norma no restante do país) -, o ministro Luís Roberto Barroso considerou que as autoridades gaúchas ultrapassaram suas atribuições e desrespeitaram norma federal. Por isso, ele suspendeu a lei de forma liminar, já que o plenário da Corte ainda irá analisar o tema.

Gazeta do Povo

Fundeb tira família da escola, diz deputada bolsonarista que votou contra PEC

Uma das parlamentares a votar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a deputada Chris Tonietto (PSL-RJ), justificou seu posicionamento contra a medida afirmando que o modelo proposto retira a participação da família na escola ao centralizar o financiamento da educação.

O Tempo

Novo Fundeb vai tirar 46% das cidades de condição de subfinanciamento

Folha de São Paulo

Covas diz que projeto para comprar vagas em escolas particulares evita fila

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), comentou hoje o projeto de lei da prefeitura para a compra de vagas de pré-escola na rede particular de ensino para crianças de quatro e cinco anos de idade. De acordo com o político tucano, a medida, que ainda precisa de aprovação da Câmara Municipal, visa a evitar filas nas instituições públicas.

Uol

Opinião

Educação 5.0: o novo normal

Os conhecimentos tecnológicos e digitais são importantes, mas sentiu-se a necessidade de ir além. Aí é que entra a cunhagem "Educação 5.0". Aproveitando dessas plataformas desenvolvidas na versão 4.0, a 5.0 vai mais além. Passam a ter importância as relações emocionais com essa tecnologia. As soft skills, competências socioemocionais são vistas como importantes no desenvolvimento dos jovens. Não se pensa em ter trabalhadores que conhecem recursos tecnológicos, mas jovens protagonistas de suas vidas envolvidas num novo ambiente.

Gazeta do Povo

Ensino Superior

Meta para matrículas no ensino superior deverá ser atingida só em 2041, afirma entidade; pandemia poderá agravar ainda mais o quadro

A meta para as matrículas no ensino superior, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), deverá ser atingida só em 2041 – 17 anos após o previsto, de acordo com uma projeção feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), obtida pelo G1.
A análise foi feita com base no ritmo de crescimento das matrículas até 2018, considerando o Censo da Educação Superior, e o crescimento da população nesta faixa etária, conforme o IBGE.

G1

Negócios

Dona da Bahema avança com fundo imobiliário especializado em escolas

A Mint Capital entrou na área de educação, gostou do aprendizado e, sobretudo, do resultado. Há três anos, a gestora começou a investir na Bahema, dona de escolas de primeiro escalão no Rio, São Paulo e Minas, como Escola da Vila, Escola Viva, Balão Vermelho e Escola Parque. Hoje, tem uma fatia de 55% da empresa. Agora, encontrou outro filão a avançar: o de compra e locação dos prédios de escolas e faculdades. Seu fundo de investimento imobiliário Mint Educacional acaba de fazer sua segunda aquisição, do principal imóvel da Escola Parque, no Rio de Janeiro, por R$ 32 milhões.

O Estado de São Paulo