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Especialistas têm alertado sobre os efeitos para a saúde mental das crianças e jovens se sentindo isolados de seus pares como resultado do lockdown e do fechamento das escolas.
De acordo com o Unicef, as crianças ouvidas nos estágios iniciais da pandemia se preocupavam sobre estarem isoladas de sua família e amigos, e também de pegar o vírus e morrer por causa dele.
A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, de apoio à primeira infância, publicou um guia com recomendações a instituições e municípios a fim de garantir um retorno mais seguro às salas de aula para as crianças e as famílias durante a pandemia de coronavírus. Pinçamos algumas dessas orientações capazes de reduzir o risco de transmissão da Covid-19.
VejaO diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), Arthur Fonseca Filho, afirmou nesta terça-feira, 25, no Summit Educação Brasil 2020, que o professor não tem direito de escolher se quer ou não retomar às aulas presenciais. A exceção seria apenas para os docentes que estejam no grupo de risco do novo coronavírus.
O Estado de São PauloO Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp) entrou nesta terça-feira, 25, com um recurso na Justiça de São Paulo para que a volta às aulas nas escolas particulares seja permitida em setembro na capital paulista. Na sexta-feira passada, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) negou pedido de liminar do sindicato para a retomada das atividades nos colégios.
TerraDe um lado, escolas particulares pressionam por uma previsão para a retomada das atividades presenciais; de outro, pais de alunos cobram a redução de mensalidades. E, tanto em um caso quanto em outro, permanece o impasse. Ontem, após reunião com o governo de Minas, a rede particular obteve a sinalização de que o setor deve ser incluído no programa estadual de flexibilização Minas Consciente, mas não há data prevista para a retomada de atividades. Enquanto isso, associação de pais de alunos pede maior diálogo e abatimento nos valores cobrados pelas instituições. Eles reclamam que não estão sendo ouvidos e que o contrato não está sendo cumprido na íntegra, com déficit de horário de serviços prestados.
MSNRepresentantes das escolas particulares do Distrito Federal, dos professores e do MPT (Ministério Público do Trabalho) chegaram ontem a um acordo para a volta das aulas presenciais nas instituições privadas de ensino. Em audiência de conciliação virtual, foi definido um calendário com retomada a partir do dia 21 de setembro.
UolEnquanto é aguardado que o governo do Estado anuncie quando deverá ocorrer a retomada das aulas presenciais no Espírito Santo, confira os principais pontos que vem sendo discutido sobre o assunto.
A GazetaEm meio à pandemia do coronavírus, o México começa o ano letivo 2020-2021 nesta semana. As aulas de 30 milhões de estudantes serão dadas pela televisão, em seis canais diferentes. A educação remota é a solução escolhida por este país que já perdeu mais de 60 mil pessoas para a Covid-19.
MSNO primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, considera o retorno das aulas de "importância vital" e acredita que a ausência das crianças nas escolas é mais prejudicial ao seu desenvolvimento do que o risco de contrair a covid-19.
R7Hoje temos professores falando para câmera e alunos ouvindo na outra ponta, com pouca interação. O conteúdo final não é muito diferente das velhas preleções
Ontem, fizemos uma “live” sobre os impactos da pandemia na educação e um dos pontos importantes do debate foi sobre os conteúdos no ensino à distância. Um dos palestrantes, Reynaldo Gama, CEO da HSM, ponderou que nesta primeira fase de aulas digitais simplesmente adaptamos a temática presencial ao novo formato para resolver de forma rápida o desafio de atender os alunos que ficaram em casa. Agora, temos diante de nós uma nova contenda: como transformar esse mesmo conteúdo para a realidade provocada pelo coronavírus?
O Congresso Nacional promulga nesta quarta-feira (26), às 11h, no Plenário do Senado, a Emenda Constitucional 108, decorrente da PEC 26/2020, que determina a instituição em caráter permanente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
A proposta também aumenta a complementação de recursos pela União, distribui percentual do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios com melhoria na aprendizagem, e assegura a participação da sociedade no planejamento das políticas sociais.
O ministro da Educação , Milton Ribeiro, declarou em entrevista à Rádio Bandeirantes que uma de suas prioridades à frente do MEC é combater o que chamou de " inversão " no ensino básico. Segundo o ministro, nos "últimos 10 ou 15 anos" grupos passaram "ter a ideia" de que seria possível "colocar na mente e coração dos meninos da escola públicas" idéias como a de que " o capital era ruim ".
iGPastor presbiteriano, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou em sua posse que defenderia a laicidade da educação à frente da pasta. No cargo, ele nomeou como assessora uma religiosa defensora da adoção de princípios bíblicos no ensino, com críticas a conteúdos de livros didáticos e à Base Nacional Comum Curricular.
Folha de São PauloA pandemia mudou a rotina de estudantes de todo o país, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estima que 44 milhões de meninas e meninos ficaram longe das salas de aula no país. No entanto, 91% das crianças ou adolescentes de 4 a 17 anos que estavam matriculados na escola antes do isolamento social continuam realizando, em casa, as atividades escolares.
R7A pandemia do novo coronavírus afetou a qualidade e a quantidade de comida que as crianças e adolescentes brasileiros estão consumindo. Além disso, em diversos outros aspectos, os lares onde eles vivem foram mais afetados pela crise econômica e social que se instalou após a chegada do vírus no Brasil. É o que concluiu pesquisa do Ibope e Unicef realizada com adultos que vivem com adolescentes e crianças entre 4 e 17 anos. De acordo com o levantamento, 21% dos entrevistados afirmaram que vivenciaram momentos em que os alimentos acabaram e não havia dinheiro para comprar mais. Entre os que vivem com crianças e adolescentes em casa, esse percentual foi de 27%. Sem ter a quem recorrer, como programas de distribuição de alimentos, 6% disseram que a única saída foi deixar de comer, o que representa cerca de nove milhões de brasileiros deixando de realizar alguma refeição por falta de dinheiro. Nos lares com crianças e adolescentes, esse percentual sobe para 8%.
El PaísQuanto mais valores integrais na educação, maior será o aprendizado dos estudantes! A Educação integral vai além do aprendizado cognitivo e forma pessoas em sua integralidade, incluindo valores.
UolIniciativa realizada durante o isolamento social reuniu professores, estudantes, programadores e designers com o objetivo de promover o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Baixe ebook e assista às apresentações.
Porvir