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As escolas não desempenham um papel central na transmissão do novo coronavírus, embora a sua capacidade de propagação também esteja ligada ao nível de contágio que existe numa comunidade, destacou o diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, nesta quinta-feira, 27.
A OMS frisou que as escolas devem aplicar os mesmos protocolos gerais de higiene e distanciamento social, mas dependendo da fase da pandemia em que a comunidade esteja inserida, "medidas adicionais" devem ser implementadas.
Três a cada dez crianças em idade escolar estão sem acesso ao ensino remoto durante a pandemia, de acordo com o relatório "A acessibilidade do aprendizado remoto", do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado nesta quinta-feira (27).
G1Enquanto na rede privada cada escola organiza a grade de disciplinas às adaptações físicas necessárias para o retorno às aulas, o sistema público tem o desafio de lidar com um contingente de milhões de estudantes e com a adequação de uma infraestrutura que já é, em boa parte das redes, muito aquém do necessário.
O Estado de São PauloO prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou que a data de reabertura das escolas públicas e privadas da cidade será definida em setembro, após a realização da testagem para anticorpos do novo coronavírus em crianças e adolescentes de todas as redes de ensino, o que deve ocorrer até o dia 15. "A partir dessa terceira fase (do inquérito sorológico), a Prefeitura vai decidir se teremos ou não o retorno das aulas neste ano na cidade", declarou em coletiva de imprensa.
O Estado de São PauloEm live nesta quinta-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) apresentou a nova proposta para a retomada das aulas presenciais no Rio Grande do Sul. A proposta inicial era de retomar atividades dia 31 de agosto com alunos da Educação Infantil. Agora, o novo plano deve ser anunciado na próxima semana. Uma proposta apresentada por Leite, ao lado do secretário de Educação, Faisal Karam, é um sistema híbrido com o ensino presencial e remoto simultaneamente.
Diário SMAs autoridades sanitárias da Itália esperam um "leve incremento" nos novos casos do coronavírus com a retomada das aulas presenciais no país, marcada para o dia 14 de setembro.
A Itália vive um crescimento nos contágios há cerca de dois meses e registrou 1.411 casos hoje, maior número desde o dia 6 de maio, ainda antes do fim da quarentena no país.
De uma forma ou de outra, o vídeo sempre teve um papel importante na educação. Durante a pandemia, então, por serem uma ferramenta principal do Ensino a Distância, assumiram, em muitos casos, o protagonismo.
Nesse sentido, com o aumento da demanda e da necessidade de manter alunos engajados e atentos, investir em equipamentos que otimizem a experiência é primordial.
Observamos uma difusão das metodologias ativas no contexto da educação contemporânea. Esta profusão nos oferece pistas sobre uma mudança de cenário, a qual devemos celebrar, mas, ao mesmo tempo, observar com cautela. Para que possamos experimentar a beleza da experiência ativa para além do ardil da moda, precisamos compreender que ela não começa nem termina na escolha das metodologias que serão aplicadas. Nesse sentido, é importante que observemos o percurso educativo como um ecossistema, onde os educadores se colocam como provocadores de aprendizagem desde a construção do planejamento até a avaliação.
PorvirProgramação do evento, que ocorre nos dias 3 e 4 de setembro, inclui passeio virtual Parque de Ciência e Tecnologia da USP, em São Paulo
Com o objetivo de apresentar as mais de 140 opções disponíveis na USP (Universidade de São Paulo) e tirar dúvidas dos vestibulandos, a universidade organiza há mais de 19 anos a "Feira USP e as Profissões". Este ano, em decorrência da pandemia da covid-19, o evento ocorrerá online, por meio de lives, bate-papos e vídeos exclusivos, nos dias 3 e 4 de setembro.
Já está no ar a coleção Conta pra Mim: uma mini biblioteca em formato digital, com 40 livros disponíveis para download, gratuitamente, sem a necessidade de qualquer tipo de cadastro.
MECCom aulas presenciais suspensas desde março e estudantes com dificuldade de acesso às atividades remotas, há risco de desistência dos estudos.
Os dados apontam que, em geral, os únicos responsáveis para conter a fuga dos alunos são os gestores das escolas e os professores, que fazem a busca pelos estudantes que não estão dando retorno nas aulas.
As redes de ensino têm um grande desafio: oferecer aos estudantes de ensino médio o itinerário de formação técnica e profissional, conforme apresentado pela nova lei dessa etapa de ensino. Nesse sentido, diversas possibilidades podem ser utilizadas para a configuração dos currículos. “Existem várias alternativas e estratégias metodológicas para atender ao objetivo final, que é a profissionalização do estudante”, explica a Diretora de Política e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica (DPR), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Marilza Regattieri.
MECA experiência virtual vai fazer com que os alunos de ensino superior não queiram mais cursos completamente presenciais? Como fazer com que as metodologias de ensino remoto sejam mais inclusivas? Como transformar os encontros a distância em momentos menos cansativos? Essas e outras questões são abordadas nesta entrevista com o professor Derick Casagrande Santiago, coordenador do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
TerraA quarentena imposta à população para prevenir a infecção pelo novo coronavírus trouxe um desafio para pais e especialistas quando o assunto é educação infantil. Este foi o tema do quarto dia do Summit Educação 2020, evento online e gratuito, realizado pelo Estadão, que começou na segunda-feira, 24, e vai até o dia 31.
TerraA partir de 31 de agosto, a Education New Zealand, agência do governo da Nova Zelândia para a educação internacional, realiza uma série de eventos online e ao vivo direcionados para a América Latina, com o intuito de debater temas da educação. O primeiro encontro vai reunir acadêmicos e profissionais do Brasil e da Nova Zelândia, para discutir um dos assuntos mais comentados do momento: o futuro da educação pós-pandemia.
O Estado de São Paulo