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Com mais de seis meses de pandemia da Covid-19, a realidade das escolas do país mudou, e a desigualdade educacional tende a aumentar. Estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) concluiu que o impacto do isolamento social foi desproporcional e que isso pode prejudicar “o potencial produtivo de uma geração inteira”. Não é necessário comparar redes privadas com as públicas ou estados diferentes, essas distorções podem ser vistas dentro de uma mesma rede.
O GloboA pesquisa também aponta queda entre aqueles que se declaram calmos, satisfeitos e realizados. Em relação ao retorno das aulas presenciais, a maioria se declara 'nada confortável'. As principais preocupações envolvem os cuidados sanitários contra o coronavírus e o medo de se contaminar.
G1Levantamento com mais de 3.800 docentes de todo país realizado também mostra que eles estão mais acostumados com a tecnologia
Professores não se sentem seguros em retomar as atividades em sala de aula, estão mais acostumados com o uso da tecnologia e se sentem mais valorizados.
As aulas por videoconferência, que permitem os alunos e professores interagirem em tempo real, foi usada apenas em Salvador no 1º semestre. Aplicativos e redes socais foram usados em 25 capitais e, em 23 dessas cidades, as secretarias criaram sites, blogs e plataformas para disponibilizar conteúdo.
MSNEm todo o Brasil, cerca de 44 milhões de crianças e adolescentes deixaram as salas de aula em decorrência do novo coronavírus, segundo dados do Unicef. Dos que estavam matriculados antes da pandemia, 4 milhões não conseguiram continuar as atividades em casa.
UolEnquanto os colégios de São Paulo continuam proibidos de oferecer classes presenciais, aulas de idiomas e esportes viraram atalhos para reabrir a escola. Atividades extracurriculares ganham espaço em colégios particulares e unidades voltadas para o contraturno, impulsionadas pela demanda de retomada da rotina escolar pelas famílias.
R7A partir desta terça-feira, dia 1º, está autorizado o retorno gradual das aulas presenciais nas instituições de ensino no Ceará. No primeiro momento, apenas educação infantil, na rede privada, com 30% da capacidade está permitido. Aulas práticas e estágios no Ensino Superior e as atividades extracurriculares (curso de idiomas, música, informática, etc) também poderão voltar presencialmente. Entre as medidas de segurança estão a testagem de alunos e professores, o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas e o uso de máscaras pelos profissionais e crianças a partir de 3 anos.
O PovoA retomada das aulas presenciais do ensino superior, em Pernambuco, poderá ocorrer a partir do dia 8 de setembro. O anúncio foi feito pelo governo do estado, em coletiva de imprensa transmitida nesta segunda-feira (31). O secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, também anunciou que, até o dia 15 de setembro, fica prorrogada a proibição de atividades presenciais na educação básica.
G1Com o objetivo de assegurar a saúde e o bem-estar de estudantes, professores e demais trabalhadores da rede pública de ensino do Pará, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), definiu o retorno presencial às escolas só a partir do mês de outubro, para todas as séries. Embora já esteja em vigor um decreto estadual que autoriza a retomada desde 1º de setembro (terça-feira), a decisão do governo de adiar o retorno é baseada em critérios de segurança.
Agência ParáUma pesquisa realizada pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, indica que mais da metade dos estudantes de instituições de ensino superior privadas gostariam de ter aulas totalmente presenciais após o fim da pandemia, mas um quinto já mostra preferência pelo formato híbrido (online e presencial).
TerraOs alunos só poderão retirar a máscara quando estiverem sentados nas carteiras, desde que exista um distanciamento de um metro entre eles
A antecipação da reabertura foi determinada para que todas as instituições se organizem para atender as novas diretrizes contra a covid-19 até o início das aulas presenciais, no próximo dia 14 de setembro. Até o momento, somente Puglia e Calabria reabrirão as escolar no dia 24.
Preparar a escola para a retomada das aulas presenciais envolve uma série de providências que vão desde ações muito concretas – como a reorganização do espaço físico diante dos novos protocolos de higiene – até alterações muito sutis (mas não menos importantes) – como transformações no modo de se relacionar com as pessoas da comunidade escolar.
Escolas ExponenciaisTrês câmpus do Instituto Federal de Brasília do Instituto Federal decidiram inovar no ensino a distância. As unidades Riacho Fundo, Taguatinga e Gama criaram projetos multidisciplinares para que os alunos desenvolvam habilidades e competências de forma prática mesmo com as aulas remotas.
Correio BrazilienseA Disney se uniu a Khan Academy, organização global sem fins lucrativos que oferece cursos grátis, para lançar no Brasil lançar o programa online Imagineering In A Box.
A plataforma reúne diversos especialistas para fornecer uma experiência de aprendizagem interativa onde os usuários descobrirão como criar espaços temáticos, projetar atrações e animar personagens únicos. Todo o conteúdo é bilíngue –português e espanhol.
Segundo a versão final da proposta, em 2021, serão destinados R$ 144,538 bilhões à educação, e R$ 116,127 bilhões à defesa – ambos, valores maiores que os de 2020. Durante a elaboração do texto, o governo chegou a estudar um orçamento maior para defesa que para educação, o que gerou críticas de especialistas.
G1Na última terça-feira (25), a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) lançou novas ações do programa Conta pra Mim.
Achados científicos chancelados mundo afora apontam que a influência da família no desenvolvimento da linguagem dos filhos, sobretudo quando ancorada em programas dessa natureza, é um dos principais preditores do sucesso educacional e social das crianças. Especialistas como James Heckman, prêmio Nobel de Economia, afirmam que iniciativas como a do MEC são instrumentos capazes de romper o chamado ciclo da pobreza e superar vulnerabilidades sociais.
Estudantes, professores, diretores, pesquisadores, instituições de educação superior e todos os demais interessados podem opinar sobre o Currículo em Movimento do Novo Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. O documento foi colocado em consulta pública nesta segunda-feira (31), podendo as contribuições serem enviadas até 4/10, exclusivamente por meio dos formulários que estarão disponíveis no site da Secretaria de Educação (SEE).
Agência BrasíliaLiberação de R$ 14,4 bi ao Fundeb dependerá da aprovação de um projeto que permita contornar a chamada "regra de ouro"
A maior parte da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dependerá em 2021 da aprovação de crédito suplementar pela maioria absoluta do Congresso Nacional. O Fundeb foi tornado permanente com a promulgação da Emenda Constitucional 108, na semana passada.
A desoneração vale enquanto perdurar o estado de emergência de saúde internacional
A isenção vale na proporção do número de bolsas concedidas nos últimos cinco anos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) em relação ao total de alunos. Além disso, a instituição deverá manter os financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De um lado da balança, sofrimento psíquico e perda educacional, do outro, o aumento de mortes em uma cidade estacionada num platô altíssimo que mal deu sinais de diminuição.
Somente autoridades sanitárias em acordo com administradores escolares seriam capazes de responder com acuidade se a abertura da escola é viável hoje —não me cabe respondê-lo. Mas não há consenso entre os especialistas e a discussão é acalorada. Ainda que a resposta seja sim, não tem como ser prontamente implementada.