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O epidemiologista Wanderson Oliveira, que é ex-secretário Nacional de Vigilância em Saúde, disse à CNN que não é possível esperar a distribuição em massa de uma vacina contra a Covid-19 para que, nos locais aonde já é possível, se iniciar o debate para o retorno às aulas.
CNNPriscila Cruz, que se tornou a maior liderança de educação no terceiro setor nos últimos anos, enxerga um futuro triste para um país há quase seis meses com escolas fechadas e sem previsão de abertura em breve. "O Brasil vai pagar um preço muito alto por escolher abrir bar antes de escola", diz a presidente executiva do Todos pela Educação. "Dá para afirmar com certeza, a desigualdade e a evasão vão aumentar, a aprendizagem vai cair. E a consequência no médio e longo prazo para o País é brutal."
O Estado de São PauloA pandemia de coronavírus atingiu o mundo inteiro e provocou o fechamento de escolas por um longo período. Mas um dos segmentos mais atingidos foi o ensino profissionalizante, tema central do relatório de 476 páginas que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicou nesta terça-feira, 8.
O Estado de São PauloOs ministros da Educação do G20, reunidos virtualmente sob a presidência rotativa da Arábia Saudita, apoiaram hoje as aulas 'online' como uma alternativa perante a pandemia de covid-19 e defenderam a formação de professores.
"Reconhecemos o valor do ensino e a aprendizagem à distância. Destacamos a importância de melhorar o acesso à educação de qualidade, o desenvolvimento profissional dos educadores, a infraestrutura e os conteúdos digitais", afirmaram os governantes num comunicado conjunto no final da reunião, citado pela agência EFE.
Se escapar da pandemia fosse uma competição, o Brasil estaria no penúltimo lugar da lista, na frente apenas dos Estados Unidos. O país é o segundo em número de mortes e de casos de covid-19. Além das vidas perdidas, a pandemia deixou marcas na educação. O Brasil vê pela frente um grande déficit educacional a ser compensado e a grande questão é: quando retomar as aulas? Pautada em melhorar o debate sobre o assunto, a consultoria Vozes da Educação desenvolveu um estudo que analisa exemplos de outras nações na reabertura das escolas.
Correio BrazilienseO impacto da pandemia do coronavírus na educação já leva o Brasil a enfrentar mais semanas de escolas fechadas do que a média de países desenvolvidos. A reabertura das escolas trará desafios específicos para o país, como manter o distanciamento social em turmas com mais alunos que a média e organizar o trabalho de professores, quase 90% deles com idade acima de 30 anos.
G1A pergunta é simples e direta: é seguro que os estudantes voltem para escola? A resposta é complexa e pode ser absolutamente distinta, com base em fatores como as condições físicas e estruturais do colégio e a configuração familiar do aluno. Alguém que mora com a avó de 80 anos deve se expor ao convívio público, mesmo com máscara e distanciamento social? Mas e naquelas famílias em que os pais já estão de volta ao trabalho e o adolescente passa o dia sozinho tentando se concentrar nas aulas online? Não seria melhor participar de algumas atividades presenciais?
É diante desses cenários divergentes que as escolas particulares se organizam para a retomada. Arthur Fonseca Filho, diretor da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar), afirma que a maioria das instituições privadas está preparada para cumprir os protocolos de segurança e, ao mesmo tempo, estruturadas para manter o atendimento remoto para os alunos cujas famílias decidirem pelo não retorno.
Sem ter onde deixar os filhos por conta da pandemia, trabalhadoras enfrentam sobrecarga de tarefas domésticas e têm de deixar emprego para cuidar da família.
A pesquisa “Mercado de Trabalho e Pandemia da Covid-19: Ampliação de Desigualdades já Existentes?” realizada em julho pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e atualizada a pedido do G1 aponta que a taxa de participação de mulheres com filhos de até 10 anos no mercado de trabalho caiu de 58,3% no segundo trimestre de 2019 para 50,6% no mesmo período deste ano.
Com uma força produtiva menor, o especialista afirma que a capacidade produtiva do país também deve cair.
No final do século 19, a doença bacteriana matava um a cada sete cidadãos da Europa e dos EUA, segundo dados dos Centros de Controle de Doenças (CDCs) americanos. A vacina chegou em 1921 (no Brasil, em 1927), mas levaria muitos anos até que fosse adotada de modo massivo no mundo inteiro.
Para proteger as crianças nas escolas, uma solução foi usar espaços abertos como salas de aula: com lousas e carteiras portáteis, alunos e professores ocupavam jardins e usavam a observação da natureza para aprender sobre ciências, arte ou geografia, por exemplo.
O Amazonas vive duas realidades distintas na educação do Estado desde que as aulas presenciais foram retomadas em meio à pandemia de coronavírus. No ensino privado, que recomeçou há dois meses, quase não há registros de covid-19 na comunidade escolar, apesar de a rede admitir não ter testado profissionais e alunos.
Ao contrário das instituições particulares, as escolas estaduais, que retomaram as aulas do Ensino Médio em 10 de agosto, veem o número de casos aumentar diariamente.
Retorno gradual está previsto para 8 de setembro em municípios que autorizaram abertura; capital ainda não vai reabrir escolas
A Justiça de São Paulo negou, na noite desta sexta-feira, 4, medida liminar que pedia a suspensão da reabertura das escolas no Estado. A ação foi movida por entidades ligadas aos professores, que argumentam que a volta à escola a partir de terça-feira, 8, traz risco à saúde de alunos e professores.
Os mais de 500 mil alunos da rede estadual de ensino serão avaliados por semestre e não por trimestre, no letivo de 2020, em função do modelo especial adotado por causa da pandemia do novo coronavírus. A proposta foi repassada aos mais de 2,5 mil gestores, servidores técnico-administrativos e equipe pedagógica das escolas estaduais, esta semana.
JDVA Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que a volta às aulas presenciais em escolas da rede estadual do Maranhão segue sem data definida, após o resultado da segunda consulta pública com pais e estudantes, divulgado nesta sexta-feira (4). Ao todo, 46 mil pessoas participaram da pesquisa.
G1As escolas estaduais permanecerão com as salas de aula fechadas pelo menos até o dia 8 de outubro. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante a transmissão ao vivo do fim da manhã desta sexta-feira (4). - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Campo Grande NewsO governo do Rio Grande do Sul oficializou, em decreto publicado no final da tarde deste sábado, 5, as regras para a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do estado a partir da próxima terça-feira, 8, podendo manter o modelo híbrido (presencial e on-line). O cronograma de retomada inicia com a educação infantil. A partir de 21 de setembro, somam-se o ensino superior e médio; a partir de 28 de outubro, o ensino fundamental/anos finais; e, a partir de 12 de novembro, ensino fundamental/anos iniciais.
Extra ClasseO prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou nesta sexta-feira (4) mais uma fase da quarta parte do plano de flexibilização de combate e prevenção ao coronavírus (Covid-19). De acordo com ele, os horários de funcionamento de bares e restaurantes serão ampliados e o plano para retomada da educação deve ser divulgado ainda no mês de setembro.
G1Enquanto o governo do Estado apresentou um plano de retomada, divido em quatro etapas, para discussão da volta às aulas nas escolas públicas da rede estadual de ensino, a União dos Dirigentes Municipais da Educação do Espírito Santo (Undime) explica que uma consulta a famílias também deve ser feita no âmbito dos municípios para discutir o retorno das atividades para a rede infantil. No país, a Educação infantil é responsabilidade dos municípios.
A GazetaDez dessas escolas estão no território europeu e 12 na ilha Reunião, no Oceano Índico. País tem um total de 60 mil centros de ensino.
Além das escolas inteiras, entre 120 e 130 turmas também foram fechadas, segundo anúncio feito nesta sexta-feira (4) pelo ministro da Educação da França, Jean-Michel Blanquer. O ministro explicou à rádio Europe 1 que as escolas são fechadas quando há mais de três casos confirmados.
Ao mesmo tempo em que o Brasil discute como reabrir suas escolas com segurança, outros países já possuem regras definidas para que as unidades escolares possam voltar a funcionar. Na Espanha, por exemplo, seis meses após o fechamento das escolas decretado em plena primeira onda da epidemia, cerca de 8,2 milhões de alunos pré-universitários voltam este mês às aulas – em boa parte das comunidades do país, já a partir desta segunda-feira 7.
El PaísEssa brilhante italiana, cujo nascimento completou 150 anos em 31 de agosto, projetou seu revolucionário sistema educacional para ajudar crianças confinadas em hospícios, crianças presas em reformatórios, as crianças mais pobres e desfavorecidas.
Hoje, paradoxalmente, as beneficiadas com seu método são principalmente famílias ricas, capazes de arcar com as altas despesas para seus filhos estudarem em uma das 65 mil escolas montessorianas que existem no mundo e que recebem uma educação exclusiva e potencialmente melhor do que a tradicional.
Criado em 2016, o Guia EduTec é totalmente gratuito e faz um diagnóstico para saber qual o grau de uso da tecnologia na rede pública de ensino
A pandemia de covid-19 jogou luz a um dos maiores problemas da educação pública no Brasil: o uso das tecnologias no ensino. Com a missão de melhorar este cenário, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) criou, em 2016, a plataforma Guia EduTec. Totalmente gratuita, a ferramenta já ajudou mais de 55 mil professores e 22 mil escolas em todo o país. Agora, vai desembarcar em 40 países da América Latina, Caribe, África e Ásia.
O último relatório bimestral do movimento Todos pela Educação mostra que o orçamento do Ministério da Educação de 2020 é o menor desde o ano de 2012. Segundo a ONG isso foi detectado mesmo após a inclusão de recursos flexibilizados à pedido do governo para descumprir a chamada Regra de Ouro. O documento ainda aponta que menos de 1% dos recursos estão alocados para a Educação Básica.
Extra ClasseO orçamento de 2021 elaborado pelo governo Jair Bolsonaro condiciona 42% dos recursos do MEC (Ministério da Educação) à aprovação de créditos extras ao longo do ano. Dos R$ 114,9 bilhões orçados, R$ 48,9 bilhões não estão garantidos para a pasta.
Folha de São PauloAdaptações nos espaços escolares para garantir a biossegurança da comunidade escolar, formação para preparar os educadores para lidar com os desafios do momento e investimento em máscaras, álcool em gel e outros itens de higiene. Não há retorno presencial sem o investimento em medidas sanitárias e pedagógicas. Fechar essa conta, entretanto, é uma tarefa complexa. Com a queda da arrecadação, o fechamento das escolas particulares e a troca de gestão pública nas redes municipais, o Brasil enfrentará limitações orçamentárias que exigirão pensar a Educação de forma criativa e articulada.
Nova EscolaO Governo do Estado vai melhorar a infraestrutura de mais 800 escolas por meio do Pro Educação, programa que pretende alfabetizar 200 mil jovens e adultos, profissionalizar 150 mil piauienses e gerar cerca de 7 mil empregos. Para discutir e alinhar as metas do Pro Educação, governador Wellington Dias se reuniu, por videoconferência, nesta sexta-feira (4), com a equipe do Pro Piauí.
Rede PiauíO Brasil é um dos países cuja remuneração dos professores está abaixo da média detectada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo relatório divulgado nesta terça-feira, 8. O documento mostra que as condições salariais dos professores brasileros estão entre as piores dentre os países pesquisados.
O Estado de São PauloNão menos complicado que o cotidiano de tantos brasileiros, o dos professores ganha contornos especiais com sobrecarga de atividades, um modo de trabalho inédito e, não raro, o desafio de viver os dois lados: dar aulas e orientar alunos e seus familiares, enquanto sentem na pele, com os próprios filhos, os mesmos desafios enfrentados pelos pais dos estudantes.
Estado de MinasApesar dos esforços das redes públicas de ensino básico para compensar com a expansão do ensino remoto as atividades escolares que foram prejudicadas com o fechamento das escolas, por causa da pandemia, a implementação dessa medida esbarrou num grave problema de caráter social. Dos 44 milhões de crianças e adolescentes que estão nesse ciclo educacional, cerca de 4,8 milhões não conseguiram aproveitar as aulas virtuais por falta de acesso à internet.
MSNO relatório mais recente da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reforça o impacto que a educação superior pode ter na renda de uma pessoa e diz que isso pode gerar aumento do desemprego para os jovens menos qualificados. O documento foi publicado nesta terça-feira, 8, e aponta um abismo social no mercado de trabalho quando se tem ou não um diploma universitário.
O Estado de São PauloOs alunos que frequentaram a pré-escola tiveram melhor desempenho quando cursaram a quinta série do Ensino Fundamental, revela um levantamento realizado pela empresa de consultoria IDados, obtido com exclusividade por VEJA. O fenômeno é observado em todas as classes sociais, corroborando diversos estudos acadêmicos que evidenciam a eficácia da vida escolar na primeira infância.
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