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Em 2019, o Brasil bateu a meta para os primeiros anos de aprendizagem (até o 5ª ano) pela sétima vez seguida, desde que o índice foi criado em 2005, com edição a cada dois anos. ️
Mas não atingiu o mínimo proposto para a avaliação dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) pela quarta vez consecutiva. No ensino médio, a avaliação ficou longe da meta.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, anunciou hoje (15) a criação de um grupo que irá definir as novas metas de qualidade para as escolas de todo o país. Elas deverão começar a valer em 2022, com o fim das metas atuais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.
EBCOs governos devem priorizar a continuidade da educação e o fechamento de escolas só deve ser considerado quando não houver outras alternativas. Essas orientações são do guia atualizado com protocolos sanitários e medidas de segurança contra a disseminação do novo coronavírus na volta às aulas - publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) na segunda-feira, 14.
TerraA pandemia do coronavírus causou o fechamento temporário de milhares de escolas na América Latina, afetando 160 milhões de alunos, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
"Há crianças que ficaram sem aprender a ler ou escrever", disse à BBC Mundo Wilson León, um professor primário de Loman, uma área agrícola na Bolívia com acesso mínimo à internet.
“As pesquisas, os dados e a experiência em outros países mostram que é seguro reabrir as escolas", afirma Viviane Senna, 63. A presidente do Instituto Ayrton Senna, que ela fundou há 25 anos com o propósito de melhorar a educação no Brasil, se tornou um dos mais respeitados nomes do país nesse setor.
Para a empresária e psicóloga, desde que respeitados os protocolos de segurança, os prejuízos não são o de reabrir escolas, mas o de mantê-las fechadas.
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta terça-feira, 15, que ainda estuda como avaliar os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a aprendizagem dos alunos no Brasil. O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou que o órgão está "vendo a possibilidade de fazer avaliações amostrais" sobre esses efeitos, mas seriam para estudos internos e não avaliações em larga escala.
TerraEm meio ao atual cenário de pandemia, escolas privadas, estaduais e municipais pelo Brasil vêm, cada qual a seu modo, buscando maneiras de voltar a receber alunos neste cenário de pandemia. No estado de São Paulo, onde o retorno começou no dia 8 de setembro, com aval do governo estadual, a adesão ainda é baixa - na maior parte dos municípios, as escolas permanecem fechadas, e muitos já decretaram que em 2020 não haverá mais ensino presencial.
TerraA retomada das aulas presenciais nas escolas particulares do município do Rio de Janeiro continua envolvida em polêmica. Embora na segunda-feira (14) o Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ) tenha confirmado que as aulas presenciais estão proibidas, pelo menos duas escolas particulares da capital seguiram oferecendo essas aulas a turmas do Ensino Fundamental nesta terça-feira (15). Elas usam o mesmo argumento: alegam que a função de regular esse nível de ensino cabe ao Estado e, portanto, uma decisão contra a prefeitura não pode impedir o funcionamento dessas turmas. As duas escolas continuam oferecendo aulas virtuais para os alunos que preferirem não comparecer pessoalmente.
O Estado de São PauloEm assembleia online da APP-Sindicato, noe sábado (12), professores e funcionários de escola da rede estadual e das redes de 209 municípios do Paraná aprovaram a realização de “greve em defesa da vida”, contra a retomada das aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus.
Diário do SudoesteGrupo acionou MPES, Ales, Sedu e Sindiupes sobre problemas e retorno às aulas. Algumas categorias já retornaram ao trabalho
O Coletivo Sindiupes pela Base protocolou nesta terça-feira (15), no Ministério Público do Espírito Santo (MPES), na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e na Secretaria Estadual de Educação (Sedu), o documento "Educação e Pandemia: Considerações e Propostas para a Rede Estadual". O documento é uma síntese das formulações feitas pelos profissionais em plenária virtual realizada no dia 31 de agosto para tratar sobre os problemas enfrentados pela categoria no contexto da pandemia do coronavírus.
As datas ainda serão discutidas entre as autoridades e entidades de educação básica e ensino superior e valem para as escolas públicas e particulares fechadas desde março devido à pandemia do novo coronavírus. O cronograma apresentado não incluiu o retorno das universidades, o que ainda será discutido.
UolA pandemia do coronavírus parece ainda longe de acabar, mas em vários países a retomada das aulas se tornou sinal de que a situação está sob controle ― mesmo que, em muitos casos, este sinal seja mais um desejo do que realidade. Com o ano letivo no hemisfério norte começando agora em setembro, aumentam os esforços governamentais para criar medidas que garantam aos estudantes, professores, funcionários e familiares que a escola pode ser um ambiente seguro contra a covid-19.
El PaísHá tempos as escolas de educação primária se valem dos jogos para que as crianças aprendam a ler a escrever de forma mais divertida. Os conteúdos adotados passaram a ser transmitidos por meio de quebra-cabeças, bem como por meio de diversões digitais, além de outras formas.
O caráter educativo dos jogos, contudo, não se limita ao emprego no ensino infantil. Ainda que possam não atentar para isso, muitos adultos conseguem obter conhecimentos por meio do que se chama de “jogabilidade”. Isso pode ser verificado na melhoria da performance em atividades que estejam relacionadas direta ou indiretamente às questões que demandem raciocínio, por exemplo.
A linguagem das postagens é simples e os assuntos atrativos e inusitados. Escolas e professores podem contratar palestras on-line com conteúdos exclusivos
O graduando de biologia Carlos Stênio, 24 anos, ensina gratuitamente diversos conteúdos usando desenhos. Em sua página no Instagram, no Facebook e no YouTube Carlos explica a parte biológica de filmes de animação. O projeto é voltado para jovens que ainda não concluíram o ensino médio, a linguagem é simples e fácil de ser compreendida. Os assuntos são sempre interessantes e atraente aos jovens, um dos objetivos é ajudar alunos que irão prestar vestibular, mas tiveram as aulas interrompidas por conta da pandemia.
É preciso que o Congresso Nacional defina um mínimo de detalhes técnicos e de legislação até 31 de dezembro. Numa corrida contra o tempo, a bancada da educação está selecionando itens vitais pendentes de aprovação para que o novo modelo do fundo possa ser executado no ano que vem.
UolO ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta terça (15) não representar "partido nenhum, tampouco grupos evangélicos" durante a entrevista à imprensa em que apresentou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 e um novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será futuramente implementado.
G1O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação, Alexandre Lopes, disse hoje que a implementação do novo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) terá início em 2021 apesar da pandemia do coronavírus.
A avaliação irá compor o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seriado, que dará aos estudantes a oportunidade de ingressar na universidade por meio de provas anuais, realizadas em cada um dos três anos do ensino médio.
A comissão mista que fiscaliza as ações do governo federal no combate à pandemia de Covid-19 fará reunião virtual na quinta-feira (17), às 10 horas, com o ministro da Educação, Milton Ribeiro. Ele deve explicar aos parlamentares as estratégias do ministério para retomada do ensino presencial no País e as providências para implantação do novo Fundeb.
Câmara