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O cálculo, feito pela Fipe a pedido da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, inclui desde gastos com álcool gel e sabonete até substituição de professores do grupo de risco e testagem dos alunos mensalmente
O custo para o Brasil reabrir com segurança todas as suas escolas de educação infantil públicas (creches e pré-escolas) ainda este ano pode chegar a R$ 6 bilhões. O valor corresponde a 15% de todos os gastos públicos com educação infantil em 2019, que atende crianças de 0 a 5 anos. O País tem escolas fechadas desde março por causa da pandemia do coronavírus.
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou em entrevista ao Estadão que não é atribuição da pasta tratar de temas como a volta às aulas nas escolas do País, interrompidas por causa da pandemia do novo coronavírus. "Quem tem jurisdição sobre escolas é Estado e município. Não temos esse tipo de interferência. Se eu começo a falar demais, dizem que estou querendo interferir; se eu fico calado, dizem que se sentem abandonados", disse Ribeiro.
TerraO presidente Jair Bolsonaro voltou defender nesta quinta-feira (24) o retorno das aulas presenciais em escolas. Ele também reafirmou que houve uma "politização" relacionada à pandemia do novo coronavírus, além de uma "pressão enorme" para manter a política de isolamento. "As aulas têm que voltar", disse ele.
R7Cerca de cinco mil escolas da rede estadual de São Paulo fazem os últimos ajustes para a volta às aulas presenciais, após seis meses fechadas devido à pandemia do novo coronavírus. Conforme a Secretaria Estadual de Educação, a volta gradual começa no dia 7 de outubro para alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos. Estudantes do ensino fundamental retornam no dia 3 de outubro. A retomada será facultativa, ou seja, a volta não é obrigatória para os alunos e professores. Quem é de grupo de risco, e aqueles que preferirem, deve continuar com aulas à distância, segundo o governo.
TerraEm reunião nesta quarta-feira, 23, a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) apresentou os critérios para retorno às atividades presenciais das escolas estaduais. Na reunião, que contou com representantes de sindicatos e entidades ligados a profissionais da educação, foi definido que as escolas devem estar dentro dos padrões de estrutura e oferecer os materiais necessários para segurança sanitária dos alunos e dos professores. Representantes dos profissionais de educação de Fortaleza discordam do retorno e organizaram manifestação nesta sexta-feira, 25, em frente ao Paço Municipal.
O PovoO número de profissionais da educação do Amazonas que testaram positivo para Covid-19 chegou a 2.542, conforme balanço da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM). Os dados são de testagens realizadas entre os dias 18 de agosto de 21 de setembro.
G1A retomada das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares vem sendo discutida e cobrada pelos pais dos alunos e donos de instituições educacionais em todo o país. O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, informou nesta quinta-feira (24), que o retorno das aulas presenciais depende do resultado de um inquérito sorológico que deve ficar pronto em 60 dias.
WS comEmbora as crianças menores normalmente demandem mais abraços, também são muito flexíveis. “Os pequenos têm uma capacidade imensa de adaptação a contextos, novas regras. O desafio do professor é achar alternativas de levar segurança. Podemos usar como inspiração culturas que não usam tanto o contato físico”, sugere Roberta Bento, sócia da SOS Educação.
O Estado de São PauloA migração do ensino para o ambiente virtual em razão da pandemia de COVID-19 abriu um verdadeiro mundo de novas possibilidades para professores, orientadores e estudantes. Depois de meses nesse modelo, já ficou claro que aulas exclusivamente expositivas não são o suficiente para motivar e engajar os estudantes. Nesse sentido, muito tem se discutido sobre a importância de dar espaço para que alunos se posicionem e se manifestem.
PorvirAnos depois que aquele hit fez sucesso, ainda conseguimos nos lembrar da letra, mas –misteriosamente ou não– esquecemos algumas informações logo após ouvirmos. Quando fica difícil de memorizar a diferença entre mutualismo, protocooperação e comensalismo, uma paródia pode resolver.
Uma publicação de docentes do Rio de Janeiro mostrou que as paródias mudaram a atitude de estudantes menos participativos em aulas “convencionais” ou daqueles que se comportavam com timidez e resistência quanto à interação.
O governo João Doria (PSDB) espera aumentar em ao menos 32% o número de escolas participantes do programa de ensino integral em 2021.
A expectativa da gestão Doria é ampliar a jornada, a partir do ano que vem, em pelo menos 213 escolas do estado. A adesão ao programa acontece de acordo com o interesse das próprias escolas.
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), principal fonte de recursos da educação básica brasileira, tornou-se parte da Constituição em agosto, mas as discussões sobre o seu funcionamento estão longe de terminar. Algumas pendências importantes precisarão ser resolvidas até o fim do ano, como a possibilidade de destinar recursos a escolas comunitárias filantrópicas, dentre as quais se incluem algumas escolas confessionais.
Gazeta do PovoAprovado em segunda votação, na sessão plenária virtual desta quarta-feira (23), o Projeto de Lei nº 1202/2019 estabelece a regulamentação da educação domiciliar para crianças e adolescentes em Mato Grosso. O método homeschooling ou ensino doméstico é a substituição integral da frequência à escola pública ou particular, pela educação doméstica, em que a responsabilidade pela educação formal dos filhos é atribuída aos próprios pais ou responsáveis.
Cenário MTEsse blablablá que assola a educação desde o início da pandemia só piorou em meio à disputa eleitoral
Que sentido faz a liberação da reabertura das escolas apenas para atividades extracurriculares, de acolhimento e de reforço, mas não para as aulas regulares? Matéria nova pode transmitir Covid-19 e recuperação não? Se é seguro que uma parte dos estudantes esteja presente, que diferença faz o que eles irão aprender?
Há seis meses, a pandemia fechou as portas das instituições de ensino superior. A partir daí, a maioria das públicas interrompeu as aulas por cerca de quatro meses e retomou há pouco com conteúdos remotos. Já as universidades privadas, em grande parte, transferiram o presencial para o online já em março. A partir do improviso inicial, a vivência adquirida nesse período fez com que muitas delas obtivessem êxito em experiências acadêmicas e administrativas, com a possibilidade de serem adotadas de forma perene no futuro.
TerraRibeiro foi questionado sobre a importância da educação sexual na sala de aula. Ele disse que é importante mostrar "que há tolerância", mas que "o adolescente que muitas vezes opta por andar no caminho do homossexualismo [termo considerado preconceituoso]" vêm, algumas vezes, de "famílias desajustadas".
G1