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Os efeitos da pandemia na educação foram sentidos das mais diversas formas por diferentes nações (veja abaixo). Se por um lado a Itália, que definiu a suspensão temporária das aulas logo na primeira semana de março, decidiu retomar as atividades escolares somente em setembro, há casos como a Dinamarca, que paralisou as aulas no dia 11 de março, mas voltou um mês depois, em 15 de abril. Há casos mais raros, como a Suécia, que suspendeu temporariamente apenas o ensino médio e superior e manteve os demais anos em funcionamento.
Para entender as experiências de outras nações processo de retomada das atividades escolares, a consultoria Vozes da Educação realizou um estudo com 20 países.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou nesta sexta-feira (25) um documento com orientações para a volta às aulas que inclui a criação de comitês, com representantes das áreas de saúde e educação, para verificar os protocolos de higiene para o novo coronavírus das unidades e defendeu a adoção do modelo híbrido de aulas, com atividades presenciais e online.
Gazeta do PovoA volta presencial ao trabalho ocorreu antes da volta às aulas em São Paulo. Com a retomada gradual da economia durante a quarentena imposta para controle do coronavírus, pais e mães encontram dificuldades para encontrar quem cuide das crianças enquanto trabalham. Com isso, cresceu a procura por creches informais, cuidadoras de crianças e professores particulares nas cidades da Grande São Paulo.
G1O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou hoje a realização de um censo sorológico com todos alunos acima dos quatro anos de idade e profissionais da educação municipal. Ao todo, serão testadas 777 mil pessoas.
UolPelo cenário atual, apenas 10% dos municípios mineiros poderiam autorizar a reabertura das escolas dos ensinos infantil, básico e médio. É que as regras para a volta às aulas presenciais só liberam o retorno em cidades enquadradas na Onda Verde do programa Minas Consciente. E somente a macrorregião Norte, que tem 86 municípios, está nessa fase atualmente. A situação pode mudar antes do dia 5 de outubro, data prevista para que as escolas comecem a reabrir, pois a reclassificação acontece a cada semana.
O TempoAs aulas presenciais da Educação Infantil no Espírito Santo estão autorizadas a voltar a partir do próximo dia 5, tanto nas redes municipais quanto na particular, em cidades classificadas como de risco baixo para o novo coronavírus. Os protocolos que guiarão o retorno dessas atividades estarão em uma portaria que será publicada no Diário Oficial do Estado na próxima terça-feira (29).
Folha VitóriaQuem aguarda por informações relacionadas ao retorno das atividades presenciais da educação infantil pode ter novidades em breve. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, as regras relacionadas a essa etapa estarão contempladas em portaria divulgada pela Secretaria da Saúde nesta sexta-feira (25).
ND+Escolhido pelo governador em exercício Cláudio Castro para a Secretaria Estadual de Educação, Comte Bittencourt afirmou ao Blog que vai pedir um adiamento do retorno das aulas presenciais na rede estadual.
Pela última estimativa, a retomada do ensino em sala nos colégios públicos estaduais seria no próximo dia 5.
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), Álvaro Domingues, avaliou em vídeo a primeira semana da reabertura das escolas particulares de ensino infantil do DF. De acordo com o presidente, a retomada ocorreu como o previsto: com escolas empenhadas em obedecer o protocolo de segurança e com estudantes compreendendo as mudanças.
Correio BrazilienseSegundo os dados de testagens realizadas entre os dias 18 de agosto e 21 de setembro, são apontados 8.129 testes aplicados, 5.587 resultados negativos e 2.542 resultados positivos. Ainda conforme os dados da Seduc, 2.094 profissionais estavam fora do período de transmissão da doença e outros 448 ainda estavam com infecção ativa.
Radar AmazônicoA poucos dias do início da retomada das aulas presenciais na Capital, O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) aprovou estado de greve na Educação. A decisão foi confirmada em assembleia da entidade realizada na sexta-feira (25). O diretor-geral do Simpa, Alexandre Dias Abreu, afirma que o movimento ocorre em razão da falta de condições necessárias para "preservar a saúde dos alunos, dos professores e dos funcionários que estarão envolvidos nessa situação".
Zero HoraO Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) promoveu uma manifestação simbólica na manhã desta sexta-feira (25), em frente ao Paço Municipal, sede da Prefeitura de Fortaleza. O ato pediu a revogação do retorno das aulas presenciais na capital cearense, previsto para o dia 1° de outubro. Totens de papelão foram utilizados para representar profissionais sindicalizados e, dessa forma, evitar aglomerações.
G1Estudantes mais introspectivos - principalmente os que têm acesso a internet de qualidade e a um ambiente adequado de estudos - relatam um desempenho melhor e uma maior sensação de conforto no ambiente escolar virtual. A terapeuta infantil Ana Carolina Marques diz que, em termos técnicos, elimina-se o "estressor" da escola e abre-se espaço para a autonomia dos alunos.
G1Pergunta para qualquer professor que ele terá a resposta pronta e fácil. Sempre tem alguns conteúdos que parecem emperrar, seja pela complexidade do tema seja pela falta de interesse dos alunos. De forma remota, o desafio torna-se bem maior. Em casos assim, o que alguns têm percebido é que talvez seja melhor levar tudo na brincadeira, literalmente. O processo de gamificação oferece técnicas que auxiliam os educadores a alcançar seus objetivos pedagógicos por meio de atividades nas quais grupos de alunos devem interagir e, consequentemente, se engajar.
O Estado de São PauloEstudantes aprendem a ter disciplina, responsabilidade, resiliência para estudar de maneira dinâmica em casa, habilidades exigidas no trabalho
Estudantes que vivem esse momento de pandemia estão mais preparados para o mercado de trabalho do futuro. Esses jovens estão aprendendo a ter resiliência, sabem trabalhar de qualquer lugar e dominam a tecnologia nas aulas online.
A Escola McCombs de Negócios da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, em parceria com a Contextual Content Group, desenvolveu tecnologia que permite a integração entre ensino à distância e presencial. Trata-se de uma sala do futuro com professor em holograma.
MSNO governo do Paraná pretende implantar um programa de gestão cívico-militar em até 200 escolas estaduais que registram índices de aprendizagem insatisfatórios, evasão escolar e estão localizadas em bairros em situação de vulnerabilidade social. Porém, garante que as comunidades escolares serão consultadas se desejam aderir ou não à "militarização”.
Folha de LondrinaUm movimento tem chamado a atenção nos grupos de WhatsApp de mães e pais das chamadas escolas particulares de elite de São Paulo. E não para discutir a volta às aulas, assunto de nove entre dez debates entre quem tem filhos em idade escolar. O grupo fala em transformar escolas conhecidas por sua excelência em antirracistas.
O Estado de São PauloEm contrapartida ao apoio financeiro, as escolas beneficiadas deverão oferecer bolsas de estudo, em 2022, em valor correspondente a pelo menos 5% das matrículas
O Projeto de Lei Complementar (PLP) 195/20 cria o Programa Nacional de Auxílio às Instituições de Ensino da Educação Básica (Pronaieeb), que vai destinar R$ 3 bilhões do Orçamento da União para as escolas privadas do ciclo básico (ou seja, desde a educação infantil até o ensino médio) que tiveram as atividades interrompidas pela pandemia de Covid-19.
Estudantes do 3º ano do ensino médio da rede estadual que estão interessados em receber uma ajuda extra na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em janeiro de 2021, já podem solicitar acesso a um conteúdo on-line e gratuito disponibilizado pelo governo. O material ficará disponível a partir do dia 13 de outubro.
Hoje em DiaO grande problema é que a educação superior, a exemplo dos outros setores de ensino, é muito regulada pelo Estado. E isso afeta e torna desigual a possibilidade de sobrevivência e investimento dos grupos menores, que são mantenedores das chamadas faculdades isoladas e que não conseguem fazer qualquer movimento de troca de cursos, ou de alteração de perfil de programas para atender maiores demandas do mercado. Esse engessamento impossibilita a sua readequação à nova realidade, com menos aulas presenciais e com perfis profissionais diferentes dos antes ofertados.
Gazeta do PovoAo invés de debater se é melhor aprovar ou reprovar, devemos recusar qualquer proposta que carregue a palavra “automática” e coletivamente refletir sobre as aprendizagens vividas nestes seis meses, para a, a partir delas, recriar a escola necessária para o mundo pós-pandemia.
A urgência de transformação que a pandemia traz deve orientar agora os esforços no sentido de reconhecer, valorizar e multiplicar as escolas que existem sobre outros pilares e de refletir coletivamente sobre os muitos aprendizados da pandemia.
Não existe uma fórmula infalível capaz de prever quando e se uma proposta sobre homeschooling será aprovada pelo Congresso Nacional, mas, na grande maioria das votações bem sucedidas, alguns elementos políticos estão sempre lá. É por isso que qualquer analista atento e honesto que se dê ao trabalho de investigar as chances de sucesso da regulamentação do ensino domiciliar no Brasil, hoje, dará uma resposta otimista às famílias que aguardam pela lei com tanta ansiedade.
Gazeta do PovoMais de 400 escolas italianas já registraram ao menos um caso de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 75 delas precisaram ser fechadas ao menos por um dia, desde a retomada oficial do ano letivo no país em 14 de setembro. Ao todo, a Itália em oito mil institutos de ensino em 30 mil diferentes instalações.
MSN