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A pandemia do coronavírus acentuou as desigualdades na educação e tornou mais comuns, pelo Brasil inteiro, as dificuldades de conectividade enfrentadas por Matheus e Vânia. Enquanto redes e alunos com mais estrutura avançaram (mesmo que com percalços) no ensino remoto, uma parcela dos alunos e de locais mais carentes não conseguiu se manter conectada e foi perdendo tanto conteúdo quanto entusiasmo pelos estudos.
BBCNa segunda semana de setembro, 14,7% dos 46,2 milhões de estudantes que frequentavam escolas ou universidades no Brasil não tiveram atividades escolares. Isso equivale a um contingente de 6,8 milhões de alunos. O resultado representa uma ligeira melhora em relação à semana anterior, quando 7,3 milhões de estudantes não tiveram aulas. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19) semanal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Gazetea do PovoA pandemia de Covid-19 pode agravar ainda mais um problema educacional histórico no país. Pesquisa do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) aponta que 24% dos estudantes de 15 a 18 anos, geralmente cursando o ensino médio, pensaram em abandonar os estudos com o fim do isolamento social. Desmotivação com as atividades escolares – muitas ainda paradas – e a situação financeira das famílias vão pesar na decisão.
Hoje em DiaDesde que a pandemia do novo coronavírus teve início, o Ministério da Educação (MEC) tem sido amplamente cobrado para criar e coordenar protocolos de ação e, em especial, de retorno às atividades escolares. Titular da pasta, Milton Ribeiro tem defendido que, embora os entes subnacionais aguardem por uma diretriz do MEC, a gestão é responsabilidade de estados e municípios: "não podemos nos intrometer".
Representantes da educação, por outro lado, apontam omissão e falta de interlocução por parte do ministério. Mas, afinal, o que deve fazer e até onde pode atuar o governo?
Diante da desigualdade no acesso à educação, é certo reprovar estudantes em 2020? Se todos forem aprovados automaticamente, como lidar com as lacunas deixadas por meses sem contato com os professores?
Há, ainda, a preocupação com os alunos do 3º ano do ensino médio. Caso sejam retidos, podem desistir da escola para ingressar no mercado de trabalho. Por outro lado, se forem aprovados, não terão o ano letivo de 2021 para recuperar conteúdos que deveriam ter sido ensinados em 2020.
Com o retorno voluntário das escolas particulares do Rio de Janeiro e a possibilidade de reabertura ao longo do mês em diversas outras cidades do país, agora cabe às famílias a decisão de mandar ou não as crianças e os adolescentes de volta às aulas. Para especialistas consultados pelo GLOBO para ajudar na resolução do dilema, não há resposta simples: depende.
O GloboDe acordo com os profissionais que prestam essa consultoria e de pais que aderiram a este serviço, que foram ouvidos pelo CORREIO, o valor da hora/aula varia de R$ 30 a R$ 100. Há pacotes mensais que chegam a custar R$ 500, a depender do tipo de orientação — só com as atividades, mais o atendimento online três vezes por semana ou o homeschooling (educação domiciliar).
CorreioEscolas bilíngues, bolsas para universitários para compensar falta de faculdades, professores que tiram do próprio bolso para lecionar. O reforço bilionário do petróleo nos orçamentos municipais não se traduziu num avanço expressivo na educação, um dos caminhos apontados por especialistas para o desenvolvimento das cidades antes de o petróleo acabar.
O GloboNa expectativa de voltar às aulas no dia 19, principalmente depois da reunião de ontem entre Ministério Público Estadual e Prefeitura, as escolas particulares que oferecem Ensino Médio estão usando como "norte" o decreto que liberou o retorno da Educação Infantil para as adequações necessárias.
Campo Grande NewsO anúncio feito pelo secretário de Educação do Distrito Federal, Leandro Cruz, de que o ano letivo presencial nas escolas públicas do Distrito Federal só retornará em 2021 repercutiu na comunidade escolar nos últimos dias. E não há consenso se essa foi a melhor decisão e se engloba todos os desafios enfrentados por cada família. O anúncio foi feito em transmissão no perfil pessoal do secretário no instagram, nesta quarta-feira (30/1), onde o secretário fez o balanço dos 100 dias à frente da secretaria e foram apresentados resultados nos último meses.
Correio BrazilienseDepois de uma batalha jurídica, as escolas privadas foram autorizadas pela Justiça a retomar as atividades presenciais nesta quinta-feira, mas a volta não será para todas as instituições. A inadimplência e as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus fizeram com que vários estabelecimentos anunciassem o encerramento de suas atividades antes mesmo do fim do ano letivo. A crise atingiu, por exemplo, os tradicionais Bennett, no Flamengo, e o Santo Amaro, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro(Sinepe Rio) estima que entre 200 e 300 colégios poderão fechar as portas até dezembro no estado.
O GloboRetomada foca em intervenções extracurriculares e de acolhimento e reforço, Cerca de 4.500 estabelecimentos reabrem a partir do dia 7, segundo sindicato
Cerca de 80% das escolas particulares devem reabrir para atividades presenciais extracurriculares, de acolhimento e de reforço a partir da próxima semana na cidade de São Paulo, de acordo com o SIEEESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo).
A Procuradoria Regional da República entrou com um recurso na Justiça Federal para solicitar a suspensão das aulas presenciais no Colégio Militar de Belo Horizonte. Após um vai e vem de decisões judiciais, os alunos da instituição voltaram nesta sexta-feira (2) à escola, localizada no bairro São Francisco, região da Pampulha.
Hoje em DiaEm decisão publicada neste domingo (4), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) considerou abusiva a greve deflagrada na última quarta-feira (30) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), que representa os servidores da rede estadual de ensino. A paralisação foi aprovada pela categoria depois que o Governo do Estado liberou o retorno das aulas presenciais no ensino médio a partir do dia 6 de outubro, próxima terça-feira.
Folha de PernambucoAs mensalidades de instituições privadas de ensino superior tiveram forte queda no segundo semestre, impactadas pelos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus, mostrou o Índice Nacional de Preços de Mensalidades da plataforma de educação Quero Bolsa, calculado com base em dados das mais de 10 mil instituições.
R7Após um período com a maior parte das aulas suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, a maioria das universidades federais chega a outubro oferecendo aulas remotas na graduação. De acordo com o portal Coronavírus - Monitoramento das Instituições de Ensino, criado pelo Ministério da Educação (MEC), 66 das 69 universidades federais brasileiras estão oferecendo aulas a distância para os estudantes. Outras duas estão funcionando parcialmente.
EBCHá um consenso entre os especialistas de segurança da informação que a melhor forma de combater o crime cibernético é educando o usuário, comumente considerado o elo mais fraco da segurança da informação. Para Arthur Sabbat, Diretor do Departamento de Segurança da Informação do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (DSI GSI/PR), essa educação deve vir do berço.
CanaltechO colégio Montecastelo, em Vigo, na Espanha, escolheu usar a grade curricular para ensinar igualdade de gênero de forma prática. A instituição colocou seus alunos homens para aprenderem a cuidar da casa em tarefas simples como passar roupa, lavar a louça e cozinhar, atividades que, socialmente, costumam ser colocadas como atribuições femininas.
A disciplina prática foi uma solução encontrada pela escola para mostrar aos alunos que tarefas domésticas devem ser divididas entre aqueles que vivem em um mesmo lar, sem distinção pelo sexo. Apesar de ter sido parcialmente criticada, a iniciativa do colégio apenas reforça que algo precisa ser feito para corrigir essa construção histórica.
Atividade foi proposta para alunos de uma escola pública, no município de Piancó. Finalidade da ação é refletir sobre a pandemia por meio da criação artística.
A arte foi o meio escolhido para que alunos de uma escola pública na Paraíba refletissem e retratassem a pandemia de Covid-19. A turma recriou pinturas famosas, posando para fotografias com itens de prevenção à infecção pelo novo coronavírus.
A educação básica deverá ser especialmente atingida após a proposta que o governo encaminhou ao Congresso Nacional de tirar R$ 1,4 bilhão do orçamento atual do Ministério da Educação para redirecionar a obras federais. A gestão Jair Bolsonaro chegou a dizer em 2019 que os primeiros anos do ensino brasileiro têm prioridade nas ações de MEC.
G1As eleições municipais trarão um desafio a mais para os futuros prefeitos eleitos em 2020. Será preciso repensar estratégias e currículos para reabrir as escolas em segurança, traçar diagnósticos para encontrar os temas que os alunos tiverem mais dificuldade, além de atender a uma demanda maior, provocada pelas transferências das escolas particulares para as públicas devido à crise econômica.
Em quase 1.000 municípios do país, o desafio será ainda maior. Eles pioraram o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), obtendo uma nota menor nos últimos dois anos (período em que a avaliação é feita).
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por unanimidade, declarar inconstitucional a contabilização de aposentados como gasto com educação pelo governo do Espírito Santo. O julgamento da ação direta de inconstitucionalidade que questiona uma resolução do Tribunal de Contas do Estado (TCES) começou no último dia 25. Dez ministros acompanharam o entendimento da relatora do caso, ministra Rosa Weber, de que a norma fere a Constituição Federal. Assim, a decisão foi unânime.
A GazetaO Estado também havia conquistado o 1º lugar no Ideb de 2017, quando o Ensino Médio alcançou a nota 4,3. Em 2019, o salto foi para 4,8. “Goiás já é a referência e pode se tornar, também, a referência do novo patamar que o Brasil como um todo precisa almejar” afirmou o superintendente do Instituto Unibanco.
OpçãoDepois do fim, o recomeço. Após anunciar o encerramento das atividades devido à crise financeira, o setor de educação infantil do Colégio Imaculada Conceição acaba de ganhar um sopro de esperança. O Colégio Claretiano informou que irá assumir as instalações físicas da escola e transferir seus alunos atuais para o local. A parceria começa a valer em 2021.
O TempoA quantidade de alunos negros no ensino superior saltou quase 75% entre 2014 e 2018, mas a parcela de professores pretos ou pardos nesta etapa de ensino não cresceu no mesmo ritmo, apontam dados levantados pela plataforma Quero Bolsa a pedido do UOL, a partir dos resultados do Censo da Educação Superior.
UolDeputados federais apresentaram projetos de decreto legislativo para derrubar, no Congresso, o decreto do presidente Jair Bolsonaro que cria a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE) e, entre as diretrizes, prevê turmas e escolas especializadas para atender estudantes com deficiência. A medida é vista por especialistas como um fator de exclusão dos estudantes.
G1Nesta quinta-feira (1º), foi publicada a Portaria n° 524 do Ministério da Educação (MEC), que autoriza 515 novos cursos técnicos em instituições privadas de ensino superior. Por intermédio dessa medida, serão viabilizadas cerca de 645 mil novas vagas, que já podem ser oferecidas pelas instituições.
EBCPor que estou falando de adaptação a esta altura do ano? Porque na abertura das escolas e no retorno dos alunos será necessário um período de adaptação, que poderá se estender por um bom tempo. Adaptação essa que faltou no início dos trabalhos remotos. Sabemos que crianças e adolescentes têm maior facilidade do que adultos para se adaptar a mudanças: para tanto, basta que sejam acolhidos em sua insegurança inicial e acompanhados em seus passos para o necessário encorajamento e tutela, é claro.
O Estado de São PauloA pandemia forçou diversas instituições educacionais em todo o mundo, inclusive no Brasil, a utilizar repentinamente ferramentas tecnológicas disponíveis para que pudessem dar continuidade na ementa remotamente. Porém, será possível manter o engajamento e ter uma experiência promissora ensinando remotamente da mesma maneira que se fazia em sala de aula antes da pandemia?
Diário do SudoesteUm grupo de deputados federais protocolou no Tribunal de Contas da União (TCU), nesta sexta-feira, pedido de investigação sobre indícios de irregularidades em ao menos cinco contratos firmados no âmbito do Ministério da Educação, relacionados ao enfrentamento à pandemia de covid-19. A denúncia foi feita pela Comissão Externa de Acompanhamento do MEC após um pente-fino em 101 contratos deste ano. As contratações suspeitas, somadas, têm valores de R$ 7,3 milhões.
O Estado de São Paulo“Afro-matemática”, “machismo”, “eurocentrismo”: ideologia desperdiça dinheiro público e prejudica o ensino das ciências exatas
Parte da explicação para a emergência dos conteúdos como a “afro-matemática” tem a ver com uma lei sancionada em 2003 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que estabelece que “os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar”. Embora sejam mais pertinentes para disciplinas como História e Geografia, temas como o combate ao racismo passaram também a ser incluídos nos currículos escolares de outras disciplinas, como a Matemática. A novidade fomentou, na academia, o debate sobre a chamada “racialização” das ciências exatas.