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Ainda que a suspensão das aulas presenciais por causa do novo coronavírus tenha impacto negativo na educação, Andreas Schleicher, uma das maiores autoridades em avaliação do ensino do mundo, diz acreditar que a pandemia pode ter trazido uma nova chance ao país.
Para o diretor de educação da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), depois de um período de acomodação com os resultados educacionais, o Brasil tem a oportunidade de reavivar os investimentos e políticas para a área.
Neste momento de aulas on-line por conta do isolamento social, o público infantil é um dos que mais sofre com toda essa transformação na Educação causada pela pandemia que o país enfrenta. Crianças da Educação Infantil estão tendo que lidar com a mudança brusca em sua rotina escolar, enfrentando a distância dos amigos e das professoras, e uma nova forma de aprendizado.
Somado a isso, por conta da segurança de sua saúde, essas crianças estão confinadas em casa, sem as opções de diversão ao ar livre que tinham antes, e por tudo isso, neste período, escola e pais precisam entender que o foco é não estressar ainda mais essa criança
O ministro da Educação Milton Ribeiro disse hoje que a vontade da pasta é que as aulas presenciais regulares voltem "o mais cedo possível" nos estados. Até agora, poucas federações promoveram o retorno às escolas de alunos dos ensinos fundamental e médio, priorizando a volta do ensino infantil primeiro.
UolAutorizadas pela Prefeitura, parte das escolas públicas e privadas de São Paulo reabriram no dia 7, com atividades presenciais extracurriculares. Nas últimas duas semanas, o Estadão acompanhou a rotina de duas professoras do Colégio Visconde de Porto Seguro, um dos mais tradicionais da cidade, que optou por voltar depois e aos poucos. No diário abaixo, elas relatam o dia a dia das aulas, divididas entre os meios virtual e físico, e as mudanças por causa do coronavírus.
O Estado de São PauloNo sábado (24), a Procuradoria Geral do DF afirmou que iria recorrer da decisão. "É muito simples para o MPDFT e para a Justiça determinar uma decisão dessa sem saber o impacto que isso vai ter na vida das pessoas", apontou Ibaneis.
G1A pedido do Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe/SC), a Justiça determinou a suspensão de decisão do estado que impedia o retorno das aulas presenciais. O principal argumento do sindicato é o de que "inexistem evidências científicas de que a comunidade escolar impacte negativamente na disseminação do vírus" e que "o custo social da proibição é mais elevado do que o benefício sanitário visado".
Gazeta do PovoO ministro Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), negou um recurso do Governo de Minas e decidiu manter a suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual.
R7As aulas presenciais no Ensino Fundamental da rede particular foram autorizadas a voltar a partir de 4 de novembro. Decreto municipal foi publicado em edição extra do Diogrande no final desta tarde pela Prefeitura da capital. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Campo Grande NewsO Protocolo Estadual de Segurança em Saúde, para o retorno das atividades educacionais em Instituições de Educação Básica e Superior, em todo o Tocantins, já está definido. A Portaria Conjunta nº 2/2020, assinada pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), pode ser conferida na edição desta segunda-feira, 26, do Diário Oficial do Estado (DOE). O novo calendário escolar ainda será definido pelas instituições responsáveis.
Conexão TOA saúde mental nunca esteve tão em pauta. Os motivos para isso incluem os efeitos da quarentena prolongada, o aumento de casos de depressão e ansiedade a até a perda de entes queridos.
É diante desse cenário que as crianças precisam ser ouvidas e ensinadas a lidar com seus sentimentos. A boa notícia é que existem autores escrevendo e publicando livros que podem ajudar as crianças e os pais a atravessarem o período onde só se fala de coronavírus.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (26), no Palácio Iguaçu, que o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021. O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de cerca de R$ 80 milhões. É o maior projeto do País nessa área.
Agência ParanáOs pedidos de novas matrículas para pré-escola despencaram 56% na rede municipal de São Paulo, e 9 a cada 10 novos inscritos até setembro são egressos de escolas particulares. O movimento atípico causa apreensão na gestão Bruno Covas (PSDB), que teme uma corrida às escolas de ensino infantil da prefeitura no fim do ano.
Folha de São PauloDe acordo com o edital, as OSCs realizarão o atendimento de alunos entre 0 e 5 anos e 11 meses de idade em nove escolas.
Segundo a prefeitura, há aproximadamente 2.974 crianças aguardando vagas no ensino infantil, conforme levantamento no sistema Coderp, do último dia 14 de outubro.
O Grupo de Atuação Estratégica das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital nos Tribunais Superiores (Gaets), que reúne defensorias públicas de 11 estados e o Distrito Federal, entrou na última semana com um pedido de admissão como “amicus curiae” (amigo da corte) em uma ação do partido Rede Sustentabilidade na qual se questiona o decreto do governo federal que lançou a Política Nacional de Educação Especial (PNEE). A mudança, segundo os autores do pedido, incentiva o processo de segregação de estudantes com deficiência e foi vista como retrocesso.
Correio BrazilienseO Projeto de Lei 4856/20 estabelece a oferta, nas redes públicas de educação básica e de educação profissional e tecnológica, de laboratórios de ensino técnico para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. O objetivo é promover a efetiva qualificação profissional e articular a inserção destes alunos no mercado de trabalho.
CâmaraRenato Feder também afirmou que, em novembro deste ano, será lançada uma nova forma de correção das redações. Ela será feita por inteligência artificial.
A nova matéria, conforme a pasta, não vai ser aplicada para todos os anos da rede estadual. Não foi informado quais anos receberão as aulas de educação financeira. As escolas estaduais do Paraná têm, ao todo, 1,07 milhão de alunos.
Novo Saeb contará, já em 2022, com provas digitais a partir do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Crédito: Fundação Lemann/Reprodução“Nós nos libertamos das amarras do papel, daquele mesmo modelo de prova que é feito há mais de cem anos, e partimos para explorar tudo aquilo que a tecnologia nos traz”. Em participação no webinário “Fronteiras da Avaliação”, promovido pela Fundação Lemann, nesta segunda-feira, 26 de outubro, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, falou sobre a reformulação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
InepO Ministério da Educação (MEC) quer aumentar a oferta de vagas na modalidade de Educação a Distância (EaD) na educação superior, especialmente nas universidades federais, e criou o Plano de Expansão da Educação Superior por meio digital. A proposta é coordenada pela Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, que tem acompanhado o crescimento da EaD nos últimos tempos. “Com esse projeto, o MEC dá mais um passo em direção à democratização e à ampliação da oferta de vagas na educação superior”, destaca o Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas.
MECPara o juiz Leonardo Estevam Zanini, da 2ª Vara Federal, “aparentemente todo o procedimento que antecedeu a formação da lista tríplice pelo colégio eleitoral mostra-se questionável”. Por isso, ele concedeu a decisão liminar suspendendo o processo e impedindo o envio dos nomes para nomeação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Folha de São Paulo(...) O relato de Rafael se soma a uma dezena de outras entrevistas que a Pública fez com professores civis do sistema de colégios militares em Recife, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Porto Alegre. Os educadores relataram “censura” e “intervenção nos conteúdos” nas salas de aula das 14 instituições de ensino regular gerenciadas pelo Exército ―e vistas como modelo de ensino pelo presidente Jair Bolsonaro.
El País