Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI
Postagens antigas AQUI
Pesquisar neste site:
Dados também apontam que 32% deixaram de estudar porque a escola não ofereceu aulas ou atividades do curso. Classes D e F são as mais prejudicadas pela falta de acesso à educação na pandemia.
A pandemia afetou alunos de baixa renda de duas formas diferentes: fez com que o acesso à educação se tornasse mais difícil pela restrição de acesso à tecnologia usada nas aulas remotas e, ao mesmo tempo, retirou renda das famílias, empurrando os estudantes para a busca por emprego.
O Comitê Gestor de Internet no Brasil realizou na manhã desta quinta-feira (5) um painel TIC Covid-19 para apresentar uma pesquisa sobre o uso da internet no país durante este período de pandemia do novo coronavírus.
R7Dificuldade para tirar dúvidas com professores, baixa qualidade de conexão à internet, falta de estímulo para estudar e baixa qualidade dos conteúdos são os fatores que mais prejudicam estudantes com 16 anos ou mais que frequentam escola ou universidade a acompanhar as aulas remotas. Esses argumentos estão presentes no estudo Painel TIC COVID-19, divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Cetic.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), ligado ao CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).
PorvirEscolas da rede estadual de São Paulo ainda não tiveram registro de casos de transmissão do coronavírus nas salas de aula desde a reabertura das unidades, que começou em 8 de setembro. De acordo com o governo do Estado, até esta quinta-feira, 5, apenas 16 alunos foram diagnosticados com a covid-19, mas os casos não teriam acontecido no ambiente escolar, teriam sido "isolados" e não houve necessidade de intervenção nas unidades.
TerraA Educação em Goiás ainda irá debater na próxima semana a nota técnica da Secretaria de Saúde do Estado (SES-GO) publicada ontem (04/11) que autoriza o retorno das aulas presenciais. A Seduc informou que se reunirá com o Ministério Público, Defensoria Pública, Sintego e representantes de pais e estudantes.
Diário de GoiásMesmo depois que a pandemia acabar, as grandes redes de idiomas decidiram manter as aulas online. Pearson (dona de Wizard e Yazigi), Cel.Lep, CNA, Cultura Inglesa e Rockfeller Language Center seguirão com o modelo como opção.
Folha de São PauloCursos têm 300 mil vagas, destinados a professores da educação básica e estudantes de licenciatura. Aulas são gratuitas e inscrições vão até 13 de novembro
Objetivo dos cursos é preparar os atuais e os futuros profissionais da educação básica para usar ferramentas on-line. Crédito: UnsplashDesde esta terça-feira, 3 de novembro, foram iniciadas as aulas on-line e gratuitas dos cursos “Como preparar videoaulas”, “Mediação em EaD” e “Desenho didático para ensino on-line”. As disciplinas são oferecidas a partir de convênio celebrado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Professora de língua portuguesa conta como trabalhou com a produção de HQs, animes e cartoons para desenvolver a oralidade nos estudantes
PorvirSe o Brasil investir apenas 1% a mais, a cada ano, do seu Produto Interno Bruto (PIB) em educação básica, o padrão de vida médio da população poderá aumentar até 26% nos próximos 50 anos. Os dados são de um levantamento recente publicado por pesquisadores da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Estado de São PauloPesquisa aponta que investimentos com tecnologia devem ser repassados para os pais. Maioria das escolas prevê aumento entre 5% e 6%
Mesmo com um número alto de famílias que optaram pela rede pública neste período de pandemia, principalmente na educação infantil, uma pesquisa da Meira Fernandes Consultoria aponta que 68% das instituições de ensino pretendem aumentar o valor da mensalidade em 2021.
Os novos números apresentados pelo Inep mostram que 47,26% dos alunos do 2º ano estão no nível até 4, de um total de 8. E que apenas 5,04% dos estudantes estão no nível máximo e são capazes de ler e entender textos longos. Outros 49,7% estão nos níveis médios de proficiência (5 a 7).
Se, por um lado, os desafios ainda são robustos para a garantia do direito das crianças brasileiras de aprender a ler e escrever no tempo certo, por outro, há evidências de caminhos possíveis.
O governador de São Paulo João Doria anunciou nesta quinta-feira (5) a adesão de 400 novas escolas ao Programa Ensino Integral do Governo de São Paulo. As novas escolas começarão a funcionar a partir de fevereiro do ano que vem em tempo integral. Com isso, segundo o governo, o número deverá saltar de 364 para chegar a 1.064 em fevereiro, representando um crescimento de 300%. "O ensino em tempo integral chegara a 500 mil alunos em São Paulo" afirmou Doria.
R7Com a consulta pública finalizada pelo governo nesta quinta-feira (5), 186 escolas estaduais do Paraná adotarão o modelo cívico-militar de gestão a partir de 2021. Parte dos professores segue mobilizada contra a proposta, que divide opiniões, e o Ministério Público instaurou procedimento administrativo para apurar denúncias sobre o processo de votação.
Folha de São PauloOs fatores de ponderação, índices utilizados na distribuição dos recursos do Fundeb, devem se aproximar ao máximo possível dos custos reais do ensino público em todo o País. A avaliação é dos especialistas que participaram do último encontro do ciclo de debates sobre a regulamentação do fundo, que foi tornado permanente em agosto, por meio de uma emenda constitucional (EC 108).
CâmaraUm acordo entre representantes do Congresso Nacional e do Executivo poderá recuperar cerca de R$ 1,4 bi para universidades e institutos federais de ensino. A ideia é incluir esses recursos no Projeto de Lei do Congresso (PLN) 29/2020, retirado de pauta da sessão do Congresso realizada nessa quarta-feira (4).
SenadoA despeito do otimismo inicial em relação às possibilidades do uso remoto, estudos recentes demonstram perda de aprendizagem em países em que as escolas permaneceram fechadas por menos tempo que no Brasil. Dois estudos realizados com estudantes que se formaram na metade deste ano, um deles na Bélgica e outro na Holanda, chegaram a resultados semelhantes: as crianças aprenderam menos que seus colegas em anos anteriores e aumentou a desigualdade.
O que comumente se chama de ensino híbrido não é simplesmente a junção de aulas presenciais e do uso de tecnologia em sala de aula ou fora dela, mas sua integração, unindo atividades colaborativas e individuais.
A Fuvest divulgou nesta quinta-feira o ranking que revela a concorrência entre os cursos do vestibular 2021, refletindo a mesma tendência de anos anteriores. Segundo o órgão, as carreiras de Medicina em São Paulo e Medicina em Ribeirão Preto estão na frente, respectivamente com 154,6 e 129,1 candidatos por vaga.
TerraO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheu como novo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) dos próximos quatro anos o candidato menos votado. Valdiney Veloso Gouveia foi nomeado por decreto publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5).
iG