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Pesquisa mostrou que três em cada dez jovens no Brasil já consideraram não voltar à escola ou à faculdade durante a pandemia
Para evitar que esse movimento de evasão escolar se concretize, será necessário que as políticas educacionais sejam combinadas com políticas de renda para a juventude, já que parte desse abandono da educação se deve à busca por emprego por necessidade de contribuir para a renda familiar, avalia Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil.
A maioria das escolas particulares na capital teve no máximo dois casos de covid - tanto de alunos quanto de professores - desde que foram abertas, há pouco mais de um mês. O Estadão questionou 20 de alguns dos maiores colégios da capital e 14 deles concordaram em responder ao levantamento. Somadas as escolas, elas têm recebido mais de 7 mil alunos em atividades presenciais e cerca de 2,5 mil docentes e funcionários. Para especialistas, o número é baixo e indica que a escola não é o principal local para risco de infecção.
O Estado de São PauloDe acordo com a organização, instituições já estão preparadas para receber os alunos com segurança; manifestação será no dia 21 de novembro
Professores da rede privada de Belo Horizonte e pais de alunos vão realizar uma carreata, no próximo sábado (21), em defesa da retomada das atividades presenciais na cidade. Os participantes vão se reunir na praça do Papa, na avenida Agulhas Negras, no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital, a partir das 9h, e seguir em direção à avenida Afonso Pena. O ponto final será a sede da prefeitura.
O aumento de internações pela covid-19 no Estado de São Paulo fez a Universidade de São Paulo (USP) e a Estadual de Campinas (Unicamp) e a Estadual Paulista (Unesp) frearem seus planos de retomada das atividades presenciais. No início da semana, o governo João Doria (PSDB) anunciou alta de 18% nas hospitalizações - o crescimento ocorre tanto em hospitais privados quanto municipais.
TerraO prefeito de Nova York, Bill de Blasio, decretou nesta quarta-feira (18) o fechamento das escolas públicas para conter um novo avanço da epidemia de coronavírus na cidade. A medida já passa a valer a partir de quinta-feira (19).
G1Desenvolvimento de senso crítico e da capacidade de análise das hipóteses das novas gerações consigam reconhecer mentiras e combater a desinformação e o discurso de ódio
Mas afinal, como diferenciar uma informação falsa de outra verdadeira? Como saber identificar que o discurso, apesar de atraente, pode ser mentiroso? De acordo com especialistas no tema, isso só é possível com o desenvolvimento de uma análise crítica, que as pessoas só têm condições de exercer a partir do domínio de habilidades e habilidades de leitura e escrita que estão sem cerne da formação de leitores selecionados e, portanto, mais preparados para discernir as armadilhas das fake news . Prevista na nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a Educação Midiática é a abordagem que permite a construção dessa aprendizagem sobre o que é e como se produz a informação, com o objetivo de combater a desinformação. E não é só no Brasil que a Educação Midiática vem sendo a aposta da sociedade contra como notícia falsa .
Um jogo virtual, a ser lançado nos próximos dias, é a nova aposta do governo federal para ajudar na alfabetização de crianças entre 4 e 6 anos. Trata-se do Graphogame, material digital de aprendizagem com ênfase ao conhecimento alfabético e à consciência fonológica que decorre de uma iniciativa científica internacional.
O Ministério da Educação (MEC) espera que esse seja um instrumento de auxílio à literacia familiar, mas, em especial, uma ferramenta para os professores utilizarem nas escolas.
A multinacional Huawei trouxe para o Brasil a primeira plataforma de alfabetização para crianças com deficiência auditiva e surdas. O acesso é feito a partir do aplicativo StorySign. A tecnologia, que chega agora ao país, foi criada em 2018 e utiliza inteligência artificial e realidade aumentada para ajudar crianças a aprender a ler.
Correio BrazilienseA iniciativa, lançada em fevereiro deste ano e voltada à alfabetização formal na pré-escola e no 1º e 2º ano do ensino fundamental, encontrou resistência da parte de representantes da educação. Inicialmente, muitos gestores a rechaçaram e acusaram o MEC de não debater a elaboração do programa com estados e entidades do setor.
Mas, em última instância, a crítica se dirigia ao conteúdo da ação, uma vez que ele decorre da nova Política Nacional de Alfabetização (PNA), cuja abordagem difere do que os governos anteriores promoviam na área da alfabetização.
Regulamentação passou em 1º turno na Câmara Legislativa. Conforme o projeto, alunos serão monitorados por instituições públicas e privadas
Instituições ligadas direta e indiretamente ao ensino no Distrito Federal publicaram nota de repúdio contra a aprovação em 1º turno do projeto de regulamentação do ensino domiciliar, na Câmara Legislativa (CLDF). O texto endossado nessa terça-feira (17/11) pelos distritais reúne proposta sobre o tema do Executivo e de um grupo de deputados.
Para educadoras e especialistas ouvidas pelo Porvir, esse trabalho passa diretamente pelo reconhecimento de uma série de atitudes e posturas presentes no cotidiano da escola que evidenciam o racismo estrutural da nossa sociedade. “Nós vivemos em uma sociedade extremamente racista, e a escola, como parte dessa sociedade, produz e reproduz esse racismo”
PorvirO ato foi liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) e tem como mote a atualização do Piso Salarial do Magistério com repercussão em toda a carreira da Educação.
Folha de PernambucoA Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) divulgou hoje nota comentando a ocupação da Assembleia Legislativa por professores e funcionários de escolas em protesto contra o edital aberto para a contratação de servidores temporários através de Processo Seletivo Simplificado (PSS). A categoria reivindica a revogação do edital.
Bem ParanáPesquisa PoderData indica que a maioria da população brasileira (59%) é favorável a cotas para negros nas universidades públicas. Outros 26% são contra, enquanto 15% não quiseram ou não souberam responder.
MSNEntidades ligadas ao ensino superior e à pesquisa pressionam o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que ele apoie e coloque em votação até o final do ano a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 24/2019, que exclui os gastos de recursos próprios de universidades e institutos federais dos limites do teto de gastos —aplicado às despesas primárias.
UolUma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann mostrou que 55% dos professores da rede pública de ensino consideram essencial que as escolas tenham acesso à internet para a retomada das aulas em 2021. Segundo a pesquisa, os professores estão mais preparados e 73% pretendem utilizar mais ferramentas tecnológicas para lecionar do que usavam antes da pandemia da covid-19.
EBCOs alunos do país que cursam a rede pública de ensino preferem influenciadores e jogos para aprender mais sobre educação financeira, revelou a pesquisa “Pesquisa de Referência em Educação Financeira no País”. O estudo foi divulgado pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), em evento promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta quarta-feira (18).
InfoMoneyCandidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 com maior risco de desenvolver a forma grave da Covid-19 podem solicitar atendimento especial na aplicação da prova. Ou seja: asmáticos, obesos e doentes crônicos, por exemplo, têm a possibilidade de ficar em salas com número reduzido de alunos.
G1As Forças Armadas irão prestar apoio logístico ao MEC (Ministério da Educação) na realização do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio) de 2020, marcado para ocorrer em todo o país nos dias 17 e 24 de janeiro. O aval para a atuação das Forças foi dado pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18).
R7Câmara realizou primeira audiência para debater projeto que visa garantir com recursos do Fust conectividade gratuita à população mais vulnerável
Participantes da primeira de uma série de quatro audiências sobre o tema elogiaram nesta segunda-feira (16) o projeto (PL 3477/20) que está sendo examinado na Câmara e que destina recursos para que a internet chegue gratuitamente à população mais vulnerável.
As candidatas mais votadas na consulta pública junto aos discentes, docentes e servidores para a reitoria da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, entraram com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para anular a nomeação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que escolheu o terceiro colocado, professor Valdiney Gouveia.
UolO Ministério Público Federal reforçou o pedido à Justiça Federal para que o MEC (Ministério da Educação) seja obrigado a apurar a notícia de fraudes praticadas por instituições de ensino vinculadas à rede Laureate nos processos de avaliação, credenciamento e renovação de cursos superiores.
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