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Os brasileiros que pretendem cursar uma faculdade não querem mais adiar o sonho da formação superior e uma demanda reprimida se acumula para o primeiro semestre de 2021. Essa é uma das conclusões da 5ª fase do estudo “Coronavírus e Ensino Superior: o que pensam os alunos”, realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insight e que será divulgada nesta terça-feira, 24, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
VejaAlunos da educação infantil estão liberados para retornar às aulas presenciais nas escolas da rede privada de Pernambuco a partir desta terça-feira (24). A retomada segue o calendário definido pelo governo do estado, que se iniciou com a volta das turmas dos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono) no dia 10 e prosseguiu com o retorno das classes dos anos iniciais (primeiro ao quinto) no dia 17. O ensino médio presencial já havia sido restabelecido na rede privada e também na pública, que ainda não tem data para retomar o fundamental e a educação infantil, com exceção das escolas de Fernando de Noronha.
Diário de PernambucoA um custo adicional aproximado dos R$ 8 milhões e quase um ano após terem sido suspensas, as aulas presenciais nas 615 escolas integrantes da rede pública de Educação do Rio Grande do Norte deverão ser oficialmente retomadas no dia 1º de fevereiro de 2021. Condicionadas, porém, ao contexto epidemiológico. Representantes do Governo do Estado, Defensoria Pública e Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) se reuniram nesta segunda-feira (23) para firmar um acordo sobre o retorno às atividades presenciais nessas unidades de ensino.
Tribuna do NortePrefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDB) afirmou hoje que, se eleito, pretende aplicar uma prova no começo do ano letivo de 2021 para avaliar a assimilação do conteúdo recebido pelos alunos durante a pandemia do novo coronavírus. Covas também prometeu a distribuição de tablets com acesso a internet e ensino em período integral.
UolColocar o aluno no centro de seu próprio desenvolvimento tem sido o principal foco das abordagens trabalhadas pelas escolas que querem fugir do método tradicional de ensino. A concepção construtivista, uma das principais nesse sentido, diz respeito à forma de ensino baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget, que afirma que o conhecimento é adquirido por meio da interação do indivíduo com o ambiente em que vive. Assim, essa abordagem tem como ponto de partida a construção do conhecimento e, para isso, é preciso que as crianças e os jovens contem com mecanismos e técnicas que os ajudem, antes de tudo, a aprender como aprender.
Escolas ExponenciaisNesse cenário adverso, as escolas precisam se reinventar. Para driblar as limitações de contato físico e, consequentemente, dar continuidade a essa etapa tão importante na vida das crianças, a Escola Infantil Cirandarte, localizada em Guarulhos, São Paulo, resolveu levar “a escola para casa”.
Escolas ExponenciaisApós quase um ano inteiro de ensino remoto por causa da pandemia do coronavírus, os estudantes seguem sem previsão de quando poderão retornar às salas de aula. Diante de um cenário de incertezas, é importante que os contratos de matrícula escolar de 2021 em Belo Horizonte deixem claro como as instituições de ensino vão atuar, em relação a custo e forma de trabalho, caso os indicadores epidemiológicos da Covid-19 não permitam a retomada das atividades presenciais. Segundo especialistas, pais e responsáveis podem negociar a inclusão de cláusulas transparentes sobre essa possibilidade.
O TempoO MEC (Ministério da Educação) planeja criar um canal de denúncias de recusas de matrículas de estudantes com deficiência após o decreto federal que estipulou uma nova Política Nacional de Educação Especial.
"Estamos providenciado um canal ainda neste mês ou no início de dezembro, para que haja denúncias de matrículas negadas", diz Nídia Regina Limeira de Sá, da secretaria de Modalidades Especializadas do MEC. "Vamos fazer divulgação, campanha, para que fique muito claro que é crime negar matrícula."
Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), anunciou que a Fundação apresentará, em breve, o novo Plano Nacional de Pós-Graduação, válido para o decênio 2021-2030. O atual Plano se encerra em 2020. “Nossa visão é de que precisamos atualizar os indicadores de avaliação existentes”, explicou.
MECO Projeto de Lei 5198/20 proíbe instituições de ensino e bancas examinadoras de concursos públicos de utilizarem o gênero neutro para se referir a pessoas que não se identificam com os gêneros masculino e feminino, como a população LGBTI. O texto será analisado pela Câmara dos Deputados.
CâmaraA universalização do acesso à internet para escolas, professores e alunos é essencial para enfrentar o ano letivo de 2021, que terá continuidade do ensino híbrido por conta da pandemia do coronavírus e precisará recuperar conteúdos que foram prejudicados em 2020.
Essa foi uma das conclusões do grupo de especialistas que participou, nesta segunda-feira (23), de debate sobre o projeto de lei (PL 3477/20) que prevê a garantia dos serviços de internet de qualidade a estudantes da escola pública. A proposta determina que o dinheiro para essa política pública venha do Fust.