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Compreender a existência de uma ameaça invisível que está impedindo a vida como se conhece está longe de ser uma tarefa fácil. O cenário fica ainda mais desafiador para crianças: privadas do convívio com colegas e professores, com primos, amigos e familiares, os pequenos também têm sentido os efeitos da pandemia de Covid-19. Há quem diga que até mais que os adultos.
PorvirAo menos seis estados estudam ou já mudaram a classificação das escolas nos planos de contenção da pandemia do coronavírus para que continuem abertas mesmo em estágios mais restritivos de isolamento.
No momento em que os dados do país e especialistas apontam tendência de aumento de casos de Covid-19, os governos estaduais querem incluir as unidades de ensino na lista de serviços essenciais e concentrar possíveis restrições a outros setores, como o de lazer.
O governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira, 30, que todo o Estado de São Paulo vai regredir para a fase amarela do plano de combate ao novo coronavírus até o final deste ano. A análise de dados passará a ser feita a cada sete dias, e não mais 28 – entretanto, a próxima reclassificação ordinária está marcada para 4 de janeiro de 2021. Não haverá mudanças para as escolas particulares e públicas, que estão abertas desde setembro no Estado e, desde outubro, na capital.
MSNQuando se fala em sala de aula, a primeira imagem que vem à cabeça de muitos é a do professor na frente da turma, escrevendo na lousa e ministrando uma aula expositiva, acompanhada por estudantes com livro didático. Esse modelo tradicional de ensino, entretanto, tem sido cada vez menos escolhido por famílias que querem que as crianças não aprendam de forma passiva. Uma alternativa a essa metodologia são as abordagens ativas de ensino, que podem englobar diferentes práticas em sala de aula e têm como foco estimular que o aluno seja o protagonista da própria aprendizagem.
Escolas ExponenciaisO deputado estadual Henrique Lopes (PT) afirmou que a decisão do governo de Mato Grosso, através do Decreto 723/2020, publicado no Diário Oficial na quinta (26), pode sobrecarregar os municípios que terão que assumir matrículas de forma não planejada. De acordo com a publicação, até 2027, o Estado deixará de oferecer a Educação Básica nas unidades.
O DocumentoO Brasil formou, entre 2015 e 2019, mais de meio milhão de educadores em cursos à distância, um recorde. No ano passado, pela primeira vez na História, houve mais pedagogos e professores terminando seus cursos na modalidade não-presencial do que fisicamente em salas de aulas.
O GloboProfessores da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) entraram em greve da categoria nesta segunda-feira (30), apontando atraso no pagamento de salários, 13º, férias e no depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
G1O Projeto de Lei 5290/20 concede auxílio-alimentação a alunos que recebam bolsa social integral em instituições de ensino superior. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, obriga o Ministério da Educação a regulamentar a medida em até três meses após a aprovação da nova lei.
CâmaraVocê discutia o que aprendia na escola? Debatia algum tema? Era estimulado a conversar, encontrar soluções junto com colegas e professores? Ou apenas ouvia a matéria, aprendia fórmulas, respondia questões e ia para casa?
As duas abordagens de ensino foram problematizadas pelo educador Paulo Freire (1921 - 1997) e receberam nomes próprios: o Ensino Bancário e o Ensino Libertador ou Problematizador.
Em mais um debate sobre o projeto de lei 3477/20, que determina recursos para garantir a conectividade dos alunos dentro e fora das escolas, especialistas voltaram a afirmar que é preciso destinar recurso para ampliar o acesso dos estudantes à internet.
Câmara