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A ideia é detectar sintomas e sequelas — físicos e mentais — de longo prazo provocados pela Covid-19, como explica Regis Goulart Rosa, pesquisador e médico do Hospital Moinhos de Vento (HMV). “Antes, pensávamos que as sequelas seriam puramente respiratórias, mas os efeitos na saúde mental e na cognição são muito frequentes e causam impacto tão grande ou até maior do que na própria saúde física”, aponta.
Olhar DigitalO Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), principal órgão de saúde pública dos Estados Unidos, disse nesta sexta-feira (12) que o ensino presencial pode ser retomado com segurança com o uso de máscaras, distanciamento social e outras estratégias. A vacinação dos professores, mesmo que seja importante, segundo o CDC, não deve ser um pré-requisito para a reabertura das escolas durante a pandemia de Covid-19.
G1O mundo da educação costuma olhar para os relatórios do Fórum Econômico Mundial para destacar as habilidades importantes para o futuro. Em 2021, os dados de uma pesquisa sobre o cenário pós-pandemia divulgados pela organização sediada na Suíça, que anualmente realiza evento com a presença dos principais líderes empresariais do mundo, trazem um alerta importante relacionado à ampliação da desigualdade que teria como principal consequência a desesperança dos jovens.
PorvirA volta às aulas é sempre tempo de readaptação, mas, desta vez, após um ano sem escola e diante das angústias trazidas pela pandemia, há alunos para os quais as dificuldades, mesmo as comuns, como acordar cedo e fazer novos amigos, se acentuaram. Tornam-se evidentes as consequências do uso excessivo de tecnologia, que obviamente não surgiu no confinamento mas foi por ele agravado.
Folha de São PauloUm novo estudo realizado pela emissora NBC News e pela organização Challenge Success buscou comparar os alunos do ensino à distância com aqueles cujas aulas são presenciais ao menos uma vez por semana. Como resultado, os pesquisadores constataram que os primeiros costumam apresentar maiores níveis de estresse e preocupação.
VejaNeste momento, além dos cuidados com o distanciamento social, higiene constante das mãos e uso de máscara para minimizar o risco de transmissão do novo coronavírus, é preciso também ter um cuidado especial com a parte emocional de cada estudante, já que muitos voltam desmotivados e com perdas de aprendizado.
EBCAs aulas presenciais para alguns grupos de alunos foram suspensas em escolas de elite de São Paulo após infecções pelo coronavírus. Os colégios afirmam que a contaminação ocorreu fora do ambiente escolar - o que evidencia a importância de que as famílias redobrem os cuidados ao frequentar outros espaços, segundo Marco Aurélio Sáfadi, presidente do departamento de infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
TerraEscolas públicas de todo o país começam a retomar as atividades e as redes de ensino anunciam os calendários do ano letivo de 2021. As datas para início e término das aulas, assim como os modelos adotados variam. Algumas redes estaduais anunciaram que manterão o ensino exclusivamente remoto. Outras, retomam as atividades presenciais, mantendo ainda as aulas a distância.
Correio BrazilienseDentro do complexo cenário da pandemia de coronavírus, há os prejuízos ao aprendizado e à saúde mental de milhões de crianças e adolescentes sem as aulas presenciais e há também a preocupação dos professores pela falta de estrutura para executar o protocolo contra Covid no retorno gradual anunciado na maioria do país.
G1Com o “coração apertado” e preparados para uma “fase de testes”, milhares de pais enviaram seus filhos para 3,5 mil escolas da rede municipal de São Paulo, 92% do total, na retomada das atividades presenciais nesta segunda-feira, 15. O retorno será gradual e facultativo. As escolas só poderão receber 35% dos estudantes, com rodízio entre os alunos e a manutenção do ensino remoto para os que não estiverem na escola. Na escola, valem as regras que já foram incorporadas à rotina da pandemia, como distanciamento físico e "não" às aglomerações.
O Estado de São PauloUm conflito entre regras estaduais e municipais faz escolas particulares da capital paulista receberem a partir desta semana quantidades diferentes de alunos em aulas presenciais. Algumas passaram a seguir o decreto estadual e aumentaram para 70% dos estudantes todos os dias. Outras se mantêm em 35%, como prevê a Prefeitura. Ter uma porcentagem maior é importante para as famílias porque significa mais dias na escola e menos rodízios.
O Estado de São PauloNo mesmo período, na rede particular, foram contabilizados 41 casos e, na rede municipal, apenas um; segundo plataforma, entre 1 de janeiro e 13 de fevereiro, foram notificados 741 casos da doença em escolas de todas as redes de São Paulo.
TerraDistanciamento de 1,5 metro entre as carteiras; janelas ou portas que possam ser mantidas abertas; bebedouros adaptados com torneira para enchimento de copos e garrafas; disponibilização de álcool 70º em gel e de máscaras para eventual reposição. Estas são algumas das condições que as escolas públicas do município do Rio de Janeiro terão que cumprir para retomar as aulas presenciais a partir deste mês.
UolO secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reiterou, em entrevista à TV Record na manhã desta terça-feira (16), que o estado não tem “condições” da retomada das aulas em meio à pandemia do novo coronavírus. “Não estamos dispostos a aumentar” os números da doença, contou o titular da pasta.
Ontem (15), o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade, suspendeu as decisões da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador que determinavam o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas na Bahia.
As aulas presenciais em escolas e faculdades serão suspensas por 10 dias no Ceará. A determinação é fruto de novo decreto de isolamento social no estado. A regra já começará a valer nesta quinta-feira (18/2) para faculdades públicas e particulares.
Correio BrazilienseA categoria defende que só voltará às salas de aula quando houver infraestrutura física adequada nos educandários e todos os profissionais estiverem vacinados contra a Covid-19.
ND +“Aprendemos que uma boa prática para o ensino remoto não é pedir para estudantes ficarem em frente a uma tela como se estivessem na escola o dia todo, mas sim ter mais atividades assíncronas [não ao vivo]”, diz Yeskel. Ou seja, dar um oi virtual ao professor e aos colegas, talvez ter alguma reunião online, ficar por dentro das tarefas do dia, fazê-las em casa e depois enviar o que foi feito ao professor ou aos colegas.
Folha de São PauloA Aprendizagem Invertida, também conhecida como Sala de Aula Invertida (em inglês, Flipped Classroom) é uma das grandes revoluções no processo de aprendizagem. O método, que já vinha conquistando o mundo há anos, ganhou ainda mais força com o ensino a distância por causa da pandemia e vem apresentando excelentes resultados em alunos de todas as idades.
Escolas ExponenciaisAs novas diretrizes permitem que o aluno opte pelas áreas que mais gosta e se identifica e possa se aprofundar, por meio dos itinerários formativos. A partir de junho, todos os estudantes da 1º ano do ensino médio terão de escolher quais itinerários irão cursar a partir da 2ª série.
MSNComo as IAs poderiam ser aplicadas à educação em um país como o Brasil, onde as desigualdades entre classes são enormes e as barreiras sociais intransponíveis? Como ignorar tamanha discrepância e permitir que um exame de abrangência nacional como o Enem seja efetuado em meio ao caos? É como promover uma luta com a vitória de um dos lados já certa, garantida e arranjada, na qual o evento seja mera formalidade. É difícil vislumbrar a realidade das IAs nas escolas e universidades públicas brasileiras como algo para um futuro próximo. O problema é estrutural.
Fala UniversidadesA empresa LUCA - Ciência para Educar Ltda iniciará amanhã (18/02) os testes de uma nova ferramenta educacional que permite controlar um rover em cenários que simulam Marte. Rover ou astromóvel é um veículo de exploração espacial projetado para se mover na superfície de um planeta ou de outro corpo celeste.
FapespOs investimentos do MEC (Ministério da Educação) nos dois primeiros anos do governo Jair Bolsonaro (sem partido) foram os menores desde 2015. A situação tem impacto nas instituições de ensino superior e técnicas federais.
Folha de São PauloVocê já ouviu falar em análise SWOT? Essa é uma ferramenta que pode ajudar muito quando o assunto é gestão escolar. Trata-se de uma técnica de planejamento estratégico, criada para ajudar gestores a identificar 4 pontos cruciais do seu negócio: fortalezas, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Escolas Exponenciais“Vai faltar professor no Brasil”. Essa foi uma das conclusões do economista, Flávio Vasconcellos Comim, professor da IQS School of Management (Barcelona) e responsável pela pesquisa do Instituto TIM, que mostrou o impacto da pandemia na saúde mental e bem-estar de professores brasileiros.
CorreioO Ministério da Educação descumpriu a determinação do Supremo Tribunal Federal e organizou no dia 8 de fevereiro um evento online, conduzido pelo secretário executivo da pasta, Victor Godoy Veiga, para divulgar a técnicos e gestores educacionais as diretrizes da ‘Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida’.
“As escolas estão tendo que contratar profissionais especializados para ficar cuidando daquela criança para ela não atrapalhar a aula dos demais alunos”, declarou Victor Godoy Veiga.
Criada em 2012, a Lei de Cotas das instituições de ensino federal (Lei 12.711/2012) perderá a validade em 2022, caso não seja renovada pelo Congresso.
A revisão da lei sob o governo Jair Bolsonaro (sem partido) - que é antipático a ela e nega o racismo como um problema estrutural do Brasil - é fator de preocupação para o movimento negro, que teme retrocesso numa política amplamente avaliada como bem sucedida por estudiosos da educação e de políticas públicas.
Os municípios paulistas apresentaram melhora no aprendizado dos seus alunos entre 2007 e 2017, mas com dificuldade em reduzir as desigualdades étnico-raciais no desempenho escolar, sobretudo para os alunos pretos. Essa é a conclusão do Boletim Desigualdade Escolar, publicação realizada com apoio do programa USP Municípios
Jornal da USPComposto por evidências científicas relacionadas à alfabetização, um dos documentos mais aguardados pelos educadores brasileiros deve ser lançado em breve. Trata-se do Relatório Nacional de Alfabetização Baseada em Evidência (Renabe), cuja elaboração foi possibilitada pela 1.ª Conferência Nacional de Alfabetização Baseada em Ciência (Conabe), iniciativa do Ministério da Educação (MEC).
Gazeta do PovoUm novo projeto de lei na Câmara propõe o pagamento de R$ 500 a R$ 800 por ano para alunos que concluírem cada uma das séries do ensino médio. O intuito é conter a evasão escolar, que aumentou na pandemia.
Escola EducaçãoOs parlamentares membros da Comissão da Educação da Assembleia Legislativa do Paraná aprovaram, em segunda discussão nesta segunda-feira (15), o parecer favorável ao projeto.
A matéria que tramita em regime de urgência, passou também, nesta segunda-feira (15), pela Comissão de saúde, onde teve um pedido de vistas Com isso, o projeto volta a ser discutido na comissão nesta terça-feira (16), e segue para votação em plenário.
Texto foi aprovado, em segundo turno, com 22 votos favoráveis, 11 contrários e 1 abstenção, nesta terça-feira (16). Com duas emendas, projeto vai para redação final antes de ir para sanção do prefeito Rafael Greca (DEM).
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta terça-feira (16), o projeto que torna educação um serviço essencial durante a pandemia do novo coronavírus. O texto foi aprovado, em segundo turno, com 22 votos favoráveis, 11 contrários e uma abstenção.
O diretor de uma escola em Paulínia, no interior de São Paulo , foi condenado a dois anos e oito meses de prisão em regime semiaberto, além de pagamento de multa, após recusar a matrícula de um aluno com paralisia cerebral .
iGUma pesquisa aponta que 49% dos pais e responsáveis dizem não confiar se a escola pública irá adotar as medidas necessárias para evitar a transmissão de coronavírus. O índice era de 22% em setembro.
A desconfiança persiste, mesmo frente à percepção de que a suspensão das aulas presenciais pode trazer prejuízos ao aprendizado. A pesquisa indica que, mesmo inseguros, cresceu de 24% para 30% o índice de pais ou responsáveis que apoiam a volta às aulas presenciais
Pesquisa Datafolha “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias” revela que pais e responsáveis de estudantes de escolas públicas de todo o país acreditam que os estudantes estão sendo prejudicados na pandemia de Covid-19. Na opinião de 1.015 entrevistados, a necessidade de manter isolamento social não gerou alternativas satisfatórias para a socialização e educação dos estudantes.
OpçãoEm meio às dificuldades de acesso à internet e falta de celular e computador de alunos de escolas públicas, a educação pela TV foi um dos caminhos encontrados por Estados e prefeituras para o ensino remoto após a pandemia.
ValorEnquanto alunos pediam o adiamento do Enem — em vão, o que causou uma taxa recorde de abstenção —, as universidades privadas buscaram maneiras de realizar processos seletivos à distância. Mais de 1.300 instituições organizaram vestibulares nos quais os estudantes faziam a prova de casa para o primeiro semestre de 2021. Entre elas, nomes importantes do setor como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de alguns estados.
ExtraSempre enxerguei a tecnologia como um tremendo bem, um grande equalizador, algo com potencial de ajudar todas as pessoas a prosperarem e a alcançarem coisas que pareciam impossíveis, de fazer do mundo um lugar melhor. Mas a falta de conectividade tem deixado muita gente à margem da vida online e para trás na vida real, ampliando o abismo social. Segundo a ONU, 46,4% da população global não tem acesso à internet. Entre os conectados, 30% têm ligações de baixa qualidade.
O Estado de São PauloQuer ganhar dinheiro vendendo cursos pela internet? Pois essa é a proposta da plataforma Consultoria Educação, criada pelo grupo Kroton, dono das universidades Anhanguera, Pitágoras e Unopar. A ideia não é nova e se assemelha muito com o modelo de revendedores da Avon. A diferença é que agora o comércio é totalmente digital.
6 minutosO novo edital do governo para comprar livros didáticos a alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental (6-10 anos de idade) retirou trechos como "especial atenção para o compromisso educacional com a agenda da não-violência contra a mulher" e promover "negativamente a imagem da mulher" e alterou para "promover positivamente a imagem dos brasileiros, homens e mulheres" e "estar isenta de qualquer forma de promoção da violência".
G1A publicação do edital do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD) 2023, na última sexta-feira (12), foi recebida com críticas por parte de alguns educadores e parlamentares, que pedem a suspensão do certame. Para opositores, o PNLD teria deixado de observar princípios éticos e democráticos imprescindíveis. Representantes do Ministério da Educação (MEC), por sua vez, falam em "polêmica desnecessária".
Gazeta do PovoCobrando US$ 14,95 por mês, a Chegg permite que estudantes enviem suas dúvidas ou até foto das perguntas em seus livros para que especialistas respondam mostrando o passo a passo de como resolver as questões.
UolDiante do prolongado fechamento das escolas devido à pandemia de coronavírus, muitos pais americanos optaram por se transformar em professores e recorrer à educação em casa para garantir que o aprendizado de seus filhos continue.
O número de crianças que recebem aulas em casa nos Estados Unidos passou de entre quatro e cinco milhões em 2019 para quase 10 milhões no ano passado, de acordo com estimativas da NHSA.