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Traduzindo Educação: Como tomamos decisões? Qual a melhor maneira? O que são vieses cognitivos? Quais são os vieses cognitivos? Uma breve reflexão.
Focando EducaçãoPaíses que são considerados modelos de educação e com os melhores resultados no Pisa, a maior avaliação internacional de estudantes, fecharam escolas por menos tempo durante a pandemia. Alemanha, Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Cingapura e França ficaram menos de 90 dias com aulas não presenciais.
IstoÉÀ medida que redes estaduais, municipais e privadas de todo o país avançam ou recuam nos projetos de reabertura (mesmo que parcial) de escolas, e enquanto o Brasil vive seu momento mais crítico na pandemia até agora, as atenções naturalmente se voltam aos cuidados de higiene, à infraestrutura física escolar e ao distanciamento social praticados por estudantes.
Embora tudo isso seja indiscutivelmente crucial, é importante também ter em mente que o principal agente de contágio nessa cadeia pode não ser a criança, mas sim o adulto — até mesmo adultos que sequer estejam dentro da escola.
Em setembro, o G1 reuniu 7 pontos do que a ciência já sabia sobre a Covid em crianças. As pesquisas já apontavam que as crianças podem contrair o vírus e desenvolver formas graves, mas que esses casos eram raros.
Estudos recentes confirmam esses indícios e acrescentam novos dados: crianças transmitem a doença menos do que adultos, escolas não são foco da transmissão e, quando têm surtos, é mais comum que o primeiro caso seja em um professor.
Só quando forem vacinados. É com esse prazo, ainda sem data definida, que muitos pais e mães de estudantes com deficiência respondem quando questionados se os filhos vão ou não retornar para as escolas.
A retomada das aulas presenciais em São Paulo e o início de um ensino híbrido, que prevê o revezamento entre dias em casa e outros nas instituições de ensino, gera dúvidas em muitas dessas famílias.
Todos os tipos de aulas presenciais estarão suspensas no Distrito Federal a partir de 00h01 de domingo (28/2). A medida faz parte do decreto publicado na noite desta sexta-feira (26/2) pelo governo do Distrito Federal. A restrição valerá tanto para o ensino público quanto para o privado, e não há previsão de volta.
Correio BrazilienseNa manhã desta sexta-feira (26), professores da rede pública estadual de São Paulo se reuniram em uma caminhada no centro da capital paulista contra a volta às aulas presenciais e pela vacinação dos profissionais da educação contra a Covid-19 . A concentração foi convocada pelo Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp).
iGCom aumento de internações pela covid-19, municípios paulistas adiam ou suspendem a volta às aulas presenciais, mesmo com autorização do governo do Estado para reabrir as escolas. Nesta semana, 11 municípios da região metropolitana, entre eles Osasco e Barueri, decidiram adiar o retorno em 15 dias. Municípios do interior, como Campinas, também barraram a volta de alunos às escolas e Estados seguem sem previsão de retorno. Em alguns locais, o veto aos colégios não vem acompanhado de restrições a outros setores da economia, como bares e restaurantes. Educadores têm defendido que a escola seja a última a fechar e a primeira a reabrir.
TerraO Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), autarquia responsável por fiscalizar o exercício profissional da medicina no estado, lançou hoje (26) uma cartilha voltada para alunos, pais, professores e demais profissionais de educação. O documento, disponível online, destaca os principais cuidados que devem ser tomados na volta às aulas presenciais em meio à pandemia de covid-19.
UolQuando o assunto é educação durante a pandemia, não é possível considerar apenas uma realidade, já que a oferta de ensino teve muitas configurações em escolas e redes de todo o país. Entretanto, os mais diversos arranjos – como ter contato com o professor em uma reunião online, em aplicativos de mensagens ou, em muitos casos, apenas por meio de orientações escritas -, possibilitaram que crianças e jovens desenvolvessem mais autonomia. Isso aconteceu em duas frentes: uma mais operacional, relacionada ao manuseio da tecnologia e de materiais, e outra voltada às novas formas e arranjos de aprender.
Porvir"A descontinuidade de gestão, com sucessivos períodos de instabilidade, tem contribuído fortemente para comprometer a execução do importante trabalho da autarquia na Educação", afirma a Associação dos Servidores do Inep (Assinep), em nota pública obtida com exclusividade pelo G1. Lopes é o quarto nome a ocupar a presidência do Inep no governo Bolsonaro. Ele assumiu a função em 17 de maio de 2019.
G1A despeito dos desafios educacionais de infraestrutura, inclusão e orçamento, o Ministério da Educação pode perder R$ 1,1 bilhão de recursos destinados a obras canceladas.
A CGU (Controladoria-Geral da União) identificou que o montante foi pago desde 2007 para 5.673 obras atualmente canceladas. A CGU vê risco de o dinheiro não voltar para União e ser perdido.
O papel de acompanhamento da educação das crianças ainda é uma atividade majoritariamente feminina: 92%. O estudo mostra ainda que 60% dos alunos têm conexão de internet fixa em casa. O principal dispositivo de uso da internet é o celular (65%), por isso a importância dos conteúdos pedagógicos estarem adaptados a essa mídia.
O GloboEstudantes de escolas públicas têm desempenho médio abaixo do das particulares no Enem, principal porta de entrada para o ensino superior. É na prova de inglês, porém, que os alunos da rede estatal enfrentam maior dificuldade em relação à rede privada.
Folha de São PauloÚnica prioridade da educação de uma lista de 35 pontos que o presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso no começo desse mês, a prática de homeschooling passou à frente de temas que impactam estruturalmente os mais de 39 milhões de alunos brasileiros de escolas públicas. A modalidade, segundo estimativa da Associação Nacional de Ensino Domiciliar (Aned), tem quase 18 mil alunos no país – 0,04% do total de estudantes brasileiros no ensino regular.
ExtraInep divulgou, nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. Crédito: UnsplashOInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, os microdados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. No conjunto de dados, disponíveis no portal do Inep, estão informações referentes aos resultados do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental em língua portuguesa e matemática. No caso do 9º, ainda foram disponibilizadas análises sobre o desempenho em ciências humanas e da natureza. Também foram divulgados dados da 3ª e 4ª séries do ensino médio, em língua portuguesa e matemática.
InepNo mundo inteiro a pandemia precipitou uma crise sem precedentes na educação. O apagão acarretou perdas expressivas de aprendizagem, aumentou as desigualdades e ampliou os riscos de evasão escolar. Mas, por causa da assombrosa desídia do governo federal, a educação no Brasil vive uma crise dentro da crise. Ou melhor: já vivia uma crise endógena que foi agravada por uma crise exógena.
MSNO bilionário brasileiro Jorge Paulo Lemann acaba de dobrar sua aposta no setor de educação básica. O avanço de um dos homens mais ricos do Brasil no setor ocorre por meio do investimento na Eleva Educação, grupo que acaba de abocanhar 51 escolas da Cogna (ex-Kroton). A fortuna de Lemann é avaliada em US$ 18,9 bilhões, segundo a revista Forbes.
UolUm livro publicado pela Editora da Universidade de São Paulo (USP), de autoria de Andrés Donoso Romo, afirma que Iván Illich, Paulo Freire e Ernesto "Che" Guevara tiveram papel imprescindível na busca de um futuro melhor para as populações (incluindo os opressores) - e, para isso, lutaram por uma "educação emancipatória" que levasse à "revolução".
Gazeta do Povo