Notícias de Educação - 08/mar/2021

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Coronavírus

Estudo com 21 países: aulas presenciais não têm correlação com alta de casos de Covid-19

A 2ª edição do Levantamento Internacional de Retomada das Aulas Presenciais, que analisou os resultados da reabertura de escolas em 21 países de diferentes continentes durante a pandemia de Covid-19, concluiu que na maioria desses países o retorno às aulas presenciais não impactou a tendência das curvas de contágio. O aumento de casos identificados a partir da reabertura das escolas, segundo os pesquisadores, deu-se por causa do relaxamento de outras medidas de distanciamento, porém os focos de transmissão não foram os espaços escolares.

Gazeta do Povo

País pode perder até 4 anos de aprendizagem na educação básica em 2020

A pandemia pode levar o ensino fundamental brasileiro ao patamar de aprendizagem menor do que o atingido em 2015. Essa é a conclusão do estudo “Perda de aprendizado no Brasil durante a pandemia de Covid-19 e o avanço da desigualdade educacional”.

O Globo

Volta às aulas: o que fazer se algum aluno ou funcionário da escola pegar Covid-19?

Quem apresentou sintomas da doença ou teve contato próximo com infectados deve alertar a comunidade escolar. Isolamento por duas semanas é necessário para evitar surtos.
Diante da reabertura das escolas no pior cenário da pandemia, especialistas reforçam a importância de seguir um protocolo rígido quando alunos ou funcionários apresentarem sintomas de Covid-19. Duas palavras resumem bem o que deve ser feito: isolamento e testagem.

G1

Opinião: A escola como um direito

A decisão sobre se a educação é essencial ou não recaiu sobre as famílias. Pais passaram a se questionar se seus filhos, de fato, precisam. Tiveram de se dividir entre o desenvolvimento de uma criança e o espalhamento do vírus.
Para as escolas particulares também foi posto o mesmo dilema cruel. Algumas resolveram fechar e sofreram pressão dos pais por acolhimento. Outras ficaram abertas e tiveram reação contrária.
Deveríamos estar todos juntos, governo, pais, diretores, professores reforçando a essencialidade da educação e não a colocando em dúvida.

O Estado de São Paulo

DF: A maioria das escolas particulares deve retomar as aulas na segunda-feira

A partir de publicação em edição extra no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) autorizou a retomada presencial das creches, escolas e faculdades particulares a partir de segunda-feira (8/3). As atividades estavam suspensas desde domingo (28/2) por força de decreto para conter a disseminação da covid-19 na Capital Federal.

Correio Braziliense

460 mil alunos da rede pública voltam às aulas em EAD na segunda (8)

Correio Braziliense

Pelo segundo domingo, carreata da educação reúne centenas em Curitiba

Pelo segundo domingo consecutivo, profissionais da educação, pais e familiares de alunos foram às ruas, em carreata, para protestar. Na pauta deste fim de semana, os pais pedem a retomada das aulas no modelo híbrido como elas vinham ocorrendo, com mais de 30% dos alunos em sala de aula. Segundo o Movimento Escolas Abertas Paraná, cerca de 250 carros participaram da manifestação. A carreata saiu da Avenida Silva Jardim e seguiram para o Palácio Iguaçu.

CBN

SP: Sindicato confirma quase 2 mil casos de covid-19 em rede de ensino

Balanço feito pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) confirma que 1.952 pessoas que atuam em 908 escolas da rede estadual pública de ensino de São Paulo se infectaram com o novo coronavírus desde o retorno presencial das aulas no estado.

Uol

São Paulo registra cerca de 1,3 mil escolas com casos de covid-19

iG

Ribeirão Preto (SP) suspende volta das aulas presenciais até maio

Uol

Unesp decide manter aulas remotas durante todo o ano letivo de 2021

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu manter aulas remotas na graduação durante todo ano letivo de 2021. A decisão foi tomada para facilitar o planejamento das 34 unidades, espalhadas em 24 municípios do Estado de São Paulo. A universidade considera pouco provável que uma eventual melhora nos indicadores da covid-19 seja suficiente para garantir o retorno com segurança neste ano. As universidades estaduais paulistas adotaram atividades remotas para os cursos de graduação desde março do ano passado. A exceção é para as aulas de cursos de Saúde, que estão autorizadas pelo governo estadual.

O Estado de São Paulo

Crise econômica e sanitária põe universidades em compasso de espera

Nas universidades públicas, nada acontece antes de abril, quando será liberado o acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Pelo mesmo caminho optaram as privadas, que estão prolongando seus vestibulares e o início do semestre letivo, numa organização fora do habitual para evitar uma perda histórica de matrículas – perspectiva que já leva a se falar inclusive em um risco de “apagão de mão de obra”.

MSN

Como o Uruguai, sem vacina, fechou as escolas por apenas três meses durante a pandemia

Controle eficaz da pandemia, com distanciamento e máscara, mas sem lockdown, e planejamento para manter alunos conectados à escola são fatores fundamentais. Veja como país vizinho conseguiu, com sucesso, reabrir todas suas escolas ainda no meio do ano passado.

G1

Sala de aula

País investe em um jeito novo de ensinar, conectado ao mundo moderno

Um negócio milionário selado no setor de educação nos últimos dias trouxe a consolidação de dois gigantes do ramo — a paulista Cogna e o carioca Eleva — e deu um empurrão a uma transformação já em curso e decisiva no modo de ensinar: a adoção maciça dos chamados “sistemas de ensino”, um conjunto padronizado de roteiros de aula, cadernos de estudos e exercícios, atividades e plataformas digitais desenvolvidos e disseminados pelos grandes grupos educacionais. Nada a ver com as tradicionais apostilas de antigamente, vistas (com boa dose de razão) como um instrumento de mercantilização e queda de qualidade, na sua pressa de tomar o lugar dos livros didáticos. O objetivo declarado dos sistemas atuais é oferecer, pronto e organizado, aquilo que muitas escolas têm dificuldade em montar sozinhas — um currículo atraente e conectado com o mundo moderno.

Veja

Como reforçar a confiança e vínculo entre professores e alunos diante das incertezas de 2021

Professores explicam por que é interessante investir em momentos de escuta dos estudantes para estreitar laços e desenvolver empatia
No ano passado, a suspensão das aulas presenciais ainda em março, quando todo mundo estava se adaptando a um novo ano letivo, dificultou que esses dois grupos pudessem se conhecer e estabelecer vínculos. Como fica esse processo em 2021?
“O momento que estamos enfrentando hoje tem exigido muito dos educadores, dos estudantes e das famílias. Estamos iniciando um ano letivo com algumas marcas do que foi 2020, entendendo e reforçando protocolos de segurança. Criar e fortalecer vínculos entre educadores e estudantes é um desafio necessário porque é também o caminho possível para que ensino e aprendizagem possam acontecer. Ninguém ensina ou aprende bem quando não se sente visto, acolhido e ouvido”, explica Juliana Hampshire, psicóloga e consultora pedagógica do LIV (Laboratório Inteligência de Vida).

Porvir

Tecnologia

Tecnologia como motor da educação em tempos de pandemia

Os artefatos agilizam atividades desenvolvidas no dia a dia tanto pelos alunos, como pelos professores
Se algum dia o uso do celular em sala de aula era um problema para os professores, essa dificuldade ficou no passado. Diante da pandemia, todos os processos que envolvem a educação tiveram que se adaptar ao uso das diversas possibilidades que a tecnologia pode oferecer. Plataformas de aulas online, formulários avaliativos, materiais didáticos, tablets e outros recursos tecnológicos estão apoiando professores e alunos e atendendo às peculiaridades da educação remota.

Jornal de Brasília

Gestão

Governo nomeia tenente-coronel da FAB para comandar a diretoria de avaliação da educação básica

O governo federal nomeou o tenente-coronel aviador Alexandre Gomes da Silva para comandar a Diretoria de Avaliação da Educação Básica. A área faz parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) responsável, entre outras ações, pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

G1

Coronel que cuidará do Enem é mal visto por falta de experiência com educação

iG

Policiais e jurídicas

STF mantém critério de reajuste do piso nacional dos professores da educação básica

Não há violação ao princípio da separação de Poderes na edição, pelo Ministério da Educação, de portarias interministeriais dispondo sobre o valor anual mínimo de pagamento aos professores da educação básica.
Assim, por unanimidade, o Plenário do Supremo Tribunal Federal confirmou a validade do artigo 5º, parágrafo único, da Lei 11.738/2008, que prevê a forma de atualização do piso nacional do magistério da educação básica a ser divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).

Consultor Jurídico

Alvo do MP, indicada do Centrão perde cargo no Ministério da Educação

Renata D'aguiar foi demitida nesta sexta-feira (5) do cargo de diretora de gestão de fundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do Ministério da Educação com orçamento bilionário. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
Renata foi alvo nesta semana da quarta fase da Falso Negativo, uma operação do Ministério Público que apura casos de superfaturamento na Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O marido dela, Fábio Gonçalves Campos teria sido um dos empresários beneficiados pelo esquema. No carro de Fábio e Renata foram apreendidos R$ 280 mil, além de dólares e euros.

Congresso em Foco

Estatística, pesquisas e estudos

75% acham que governos devem ter piso de gastos com saúde e educação

Pesquisa PoderData mostra que 75% dos brasileiros avaliam que os governos municipais, estaduais e federal devem adotar piso de gastos para saúde e educação. Outros 15% discordam.

Poder 360

Negócios

Dona da Positivo, Arco Educação compra COC e Dom Bosco por R$ 920 milhões

A britânica Pearson anunciou neste sábado a venda dos sistemas COC e Dom Bosco para a Arco Educação por R$ 920 milhões. O valor é 14,4 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização), o que segundo analistas indica que o ativo está valorizado.

Época Negócios

Política partidária

Bolsonaristas podem ficar com comissão de Educação da Câmara

As negociações para composição das comissões permanentes da Câmara podem deixar a Comissão de Educação sob o comando de parlamentares bolsonaristas, o que é visto por deputados e especialistas como um risco para os temas importantes da área.
Os nomes mais fortes para assumir o colegiado de Educação são dos deputados Carlos Jordy (RJ) e Aline Sleutjes (PR). Ambos são da ala bolsonarista do PSL e têm forte apelo nos posicionamentos ideológicas de apreço do governo Jair Bolsonaro (sem partido).

Folha de São Paulo

“No futuro, vão se lembrar que professores foram processados por criticar o Governo Bolsonaro”, diz alvo de censura

Em meados de fevereiro, Pedro Hallal, 40, epidemiologista, professor e ex-reitor Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, recebeu um telefonema. Era um fiscal da Controladoria-Geral da União, que de forma polida informou o docente de que ele era alvo de um processo movido pelo órgão em função do conteúdo de uma live da qual participou em 7 de janeiro. Segundo a CGU, ele teria “proferido manifestação desrespeitosa e de desapreço direcionada ao presidente da República, quando se pronunciava como reitor da Universidade Federal de Pelotas durante transmissão ao vivo de live nos canais oficiais do YouTube e do Facebook da instituição”.

El País