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Para 65% dos responsáveis, crianças matriculadas na pré-escola terão o desenvolvimento comprometido. Para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 69% afirmam que os filhos vão sofrer com atraso na educação.
De setembro a novembro de 2020, subiu de 24% para 30% o número de pais ou responsáveis que são favoráveis ao retorno das atividades escolares de forma presencial. A principal justificativa são os danos acumulados pelo ensino remoto.
Especialistas do Observatório Covid-19 BR, grupo que reúne 85 pesquisadores associados a 28 instituições nacionais e internacionais, entre elas USP, Fiocruz e Universidade da Califórnia, entre outras, recomentou a não abertura de escolas em regiões onde há altos índices de casos devido ao "elevado risco de transmissão" da doença.
UolDecisão desta terça-feira (8) diz que retorno das aulas presenciais em uma das fases mais agudas da pandemia é 'medida contraditória e sem motivação válida'
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) proibiu, nesta terça-feira (9), a convocação de professores e funcionários de escolas públicas e privadas em todo o estado durante as fases vermelha e laranja do Plano SP. A decisão vale para todos que sejam filiados aos sindicatos que ingressaram com a ação na Justiça.
Trabalhadores da educação anunciaram uma “greve sanitária” nesta segunda-feira (8) com a interrupção das aulas presenciais e a manutenção das on-line.
Depois de ser notificada da paralisação, a SED (Secretaria de Estado da Educação) emitiu nota em que considera o movimento ilegal por inúmeros motivos, em especial por não respeitar os requisitos descritos na Lei 7.783/89.
Nesta terça-feira (9/3), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF) e o Sindicato dos Professores de Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (Sinproep-DF) definiram protocolos que escolas particulares deverão tomar para evitar a disseminação da covid-19 nas instituições. A definição ocorreu em audiência mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e que contou com participação do Governo do Distrito Federal (GDF).
Correio BrazilienseO governo estadual voltou atrás e vai adotar o ensino remoto nas escolas de Mato Grosso do Sul, a partir de amanhã, por prazo indeterminado. A medida foi anunciada há pouco pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, em live extraordinária, levando-se em conta o “volume enorme de contaminações”.
Campo Grande NewsA Prefeitura de Belo Horizonte determinou a suspensão das aulas presenciais em universidades e escolas técnicas na cidade. As atividades dentro dessas unidades foram permitidas em 23 de setembro do ano passado, conforme o Decreto 17.435, que estabeleceu também algumas restrições.
MSNPor lei, a reforma deve ser implementada até 2022, mas fechamento das escolas e crise econômica agravada pela pandemia trazem dificuldades extras aos estados
Para começar, não custa relembrar o cronograma oficial: a resolução nº 2 do CNE, de dezembro de 2017, estabelece que as mudanças relativas à BNCC do ensino médio deveriam ser executadas preferencialmente em 2019 e, no máximo, até o ano letivo de 2020. Mas o prazo com o qual os gestores e o próprio CNE estão contando é aquele definido na lei 13.415/17, segundo a qual a adequação à reforma deve se dar em até cinco anos após a sua aprovação, o que significa 2022.
Professores e estudantes relatam que juntar as modalidades on-line e presencial compromete a aprendizagem e sobrecarrega ainda mais os docentes. Segundo especialistas ouvidos pelo G1, nem sequer é correto definir o sistema como “híbrido”, já que não há mudanças nas propostas pedagógicas
G1Com o início do ano letivo, as instituições da rede particular de ensino apostam na alternância entre aulas presenciais e on-line para atender todos os alunos e também manter protocolos de segurança. Para que essa rotina de estudos seja saudável, pais e especialistas apostam em estabelecer regras e encontrar um ambiente tranquilo em casa.
Correio BrazilienseO Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta semana, a lista das 70 escolas que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), em 2021. Inicialmente seriam 54 vagas, mas um acordo entre o MEC e o Ministério da Defesa permitiu que a quantidade fosse ampliada para 74 instituições. O Distrito Federal e o Pará receberam 2 vagas cada um, porém ainda não informaram suas opções.
MECA experiência internacional aponta para uma tendência de articulação entre teoria e prática como um dos eixos da formação inicial de professores. Em países como o Chile, Estados Unidos e em várias partes do mundo, cursos de pedagogia e licenciatura se ancoram em estágios, muitas vezes, ao longo de toda a formação.
PorvirCaiu o número de estudantes autodeclarados negros e pardos sem a seleção de notas do Enem
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta terça-feira (9) os índices de inclusão social no vestibular 2021. O número de estudantes de escolas públicas aprovados na primeira chamada chegou a 49,8% do total de convocados, maior que no ano passado, quando o percenetual foi fe 47,5%.
(...) Barberia alertou que a avaliação sobre a reabertura das escolas deve ser diferenciada, considerando as heterogeneidades no acesso e a intensidade da cobertura do ensino remoto. Uma sugestão seria, por exemplo, desenhar programas para os que tiveram algum tipo de aula remota e os que não tiveram. “Muitos ficaram meses sem nenhum tipo de aula e outros começaram a ter aula pela televisão. Mas é completamente diferente para aqueles que tiveram acesso ao ensino remoto por várias horas e com supervisão. Acredito que os grupos com menor acesso ao ensino devem receber atenção especial. Há desigualdades importantes.”
FapespEstudantes de escolas que adotarem a lei sancionada pelo prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa (MDB), terão que ler trechos da bíblia assim que entrarem em sala de aula.
A medida aprovada entra em vigor neste ano letivo, que começou em 1º de março. Porém ela está sendo questionada pela Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos do Brasil). A entidade ingressou com ADI (ação direta de inconstitucionalidade) no TJ-PI (Tribunal de Justiça do Piauí) contra a resolução batizado de "Lei da Bíblia".
O Censo Escolar 2020, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), revela uma grande queda no número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual do Rio Grande do Sul. No Ensino Fundamental dessa modalidade, houve redução de 13.213 matrículas em comparação com o ano de 2019, queda de 44,9%. No Ensino Médio, a diminuição de matrículas ficou em 16.087, o que significa 38,1% a menos do que o ano anterior.
Sul21