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A pandemia do novo coronavírus afetou não só a saúde mental dos adultos, mas também das crianças e adolescentes. É o que afirma o professor de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), Guilherme Polanczyk.
“A pandemia, e todo o contexto que a acompanha, têm gerado situação de estresse em crianças, adolescentes e adultos. Como as crianças e adolescentes são menos infectados e como, muitas vezes, o sofrimento deles fica mais desapercebido, eles tendem a ser mais negligenciados”, disse o especialista.
Passado um ano, no que já é considerado o pior colapso hospitalar e sanitário da história, 18 Estados brasileiros ainda se veem obrigados a manter o ensino apenas de forma remota —seja por plataforma online, acessada por celular ou computador, ou mesmo rádio, televisão e apostilas impressas—, os demais tentam equilibrar uma forma híbrida entre o presencial e o ensino à distância. “As escolhas que fizemos para as crianças foram terríveis”, lamenta a professora. “A sociedade discutiu se devíamos ou não voltar à sala de aula, e não o que precisávamos fazer para poder voltar. Isso mostra a falta de compromisso brasileiro com as crianças.”
El PaísA Justiça do Distrito Federal (DF) rejeitou hoje (22) uma ação popular que pedia a suspensão do decreto local que autorizou o funcionamento de aulas presenciais em creches, escolas e faculdades privadas.
UolPais e filhos se readaptam à fase emergencial sem colégios e têm déjà-vu de restrições do ano passado
O fechamento dos colégios diante do colapso do sistema de saúde impõe novas mudanças à rotina das famílias e frustra pais e alunos. Quem pode busca casa no interior, contrata professor particular. Trabalhadores essenciais sem chance de home office tentam minimizar os riscos de contaminação em casa e ajudar as crianças com os recursos que têm.
A volta às aulas nesta semana está ameaçada em Florianópolis. Isto porque os trabalhadores da educação filiados ao Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis) aprovaram neste domingo (21) greve por tempo indeterminado a partir da próxima quarta (24). O sindicato é contra o retorno das atividades presenciais na educação na atual situação da pandemia causada pela Covid-19.
ND+Em votação on-line, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília decidiu adiar as datas de início dos semestres letivos de 2021. Previsto para durar de 28 de junho a 11 de outubro pelo calendário anterior, o próximo semestre inicia em 19 de julho e vai até 6 de novembro. A reunião, que foi a 621ª do Cepe, ocorreu na última quinta-feira (18).
Correio BrazilienseToda criança tem direito inalienável à educação, segundo a Constituição Brasileira. Porém, na prática, o desafio de levar conhecimento a todos encontra barreiras na inclusão de pessoas com Síndrome de Down. No Brasil, dentre as mais de 270 mil pessoas com essa síndrome, cerca de 74 alcançaram êxito e concluíram uma graduação, conforme o Movimento Down.
Desde 1998, houve crescimento significativo de alunos com Síndrome de Down matriculados na rede regular de ensino. De 200 mil à época, o número saltou para mais de 1,18 milhão, de acordo com último censo do Ministério da Educação (MEC).
O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) traz mudanças para melhorar a qualidade da educação brasileira. O decreto que regulamenta o novo fundo foi assinado, nesta segunda-feira (22), pelo Presidente Jair Bolsonaro.
EBCPelo texto, deverão ser abordados conteúdos relativos ao cultivo de plantas, criação de animais para a alimentação e fornecimento de matérias-primas, boas práticas agrícolas, técnicas conservacionistas, fases da produção agropecuária e agronegócio, entre outros.
CâmaraPela proposta, os atletas entram nas vagas criadas pela Lei de Cotas nas Universidades. A lei destina 50% das matrículas para estudantes egressos de escolas públicas, com ênfase para alunos de famílias de baixa renda, com deficiência e autodeclarados negros, pardos e indígenas.
CâmaraAo buscar meios para educar sua filha pequena, Katerine Amaral descobriu a teoria da disciplina positiva, originalmente aplicada à educação infantil, que tem por base construir relacionamentos mais empáticos. Como especialista em recursos humanos, logo percebeu que os mesmos conceitos poderiam ser aplicados à gestão corporativa de pessoas, derrubando práticas organizacionais ultrapassadas e limitantes. Quando compreendeu que só é possível transformar a cultura de uma empresa e obter mais engajamento das equipes a partir de uma administração mais humana, Kate abandonou uma carreira de 16 anos atuando em multinacionais como Whirlpool, Monsanto e PepsiCo. para investir na formação como educadora em disciplina positiva.
UolO Ministério da Educação lançou a Cartilha de Orientações às Redes Ofertantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O documento reúne instruções e boas práticas, objetivando auxiliar os gestores das instituições de ensino na definição de ofertas de cursos técnicos e de qualificação profissional, de acordo com as demandas locais.
Correio BrazilienseA Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) teme que o corte de R$ 1,178 bilhão no orçamento de universidades federais para 2021 tenha como consequência imediata o aumento na evasão escolar. Presidente da entidade, Edward Madureira Brasil, que é reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), em entrevista coletiva nesta quinta-feira, informou que os recursos federais destinados aos programas de assistência estudantil foram reduzidos em pouco mais de R$ 20,5 milhões.
O GloboPara juiz, remover temática prejudica implementação de atividades afirmativas. Educadores consideram medida retrógrada e ressaltam importância de temática inclusiva.
A Justiça do Amazonas suspendeu, na noite de domingo (21), a resolução do Conselho Municipal de Educação de Manaus que pretendia retirar a inclusão de temáticas relacionadas a relações étnico-raciais, diversidade de gênero e liberdade religiosa no sistema municipal de ensino da capital. A Secretaria Municipal de Educação ainda pode recorrer da sentença.