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Quando a família é chamada a apreensão é grande. Mas não deveria ser assim. Professor e Família, juntos, devem educar a criança / adolescente.
Focando EducaçãoEm um ano de pandemia, o Ministério da Educação (MEC) reduziu recursos tanto para o que ajudaria o ensino remoto quanto para preparar escolas para uma volta presencial. Relatório da comissão de deputados criada para acompanhar o trabalho do órgão, ao qual o Estadão teve acesso, mostra que o programa de conectividade do ministério teve menos da metade das verbas em 2020 do que tinha em 2019. E o programa de investimentos em infraestrutura das escolas, que precisavam de ajuda para reformar banheiros, salas de aula ou comprar álcool em gel, perdeu R$ 1,6 bilhão.
O Estado de São PauloO governo de Pernambuco anunciou a retomada das aulas presenciais no estado a partir da próxima segunda-feira (5). A volta das atividades presenciais começará nos colégios da rede particular de ensino infantil e fundamental. No segundo caso, o retorno será apenas para as turmas do 1º ao 5º ano, ou seja, dos anos iniciais do ensino fundamental – e faculdades.
EBCA organização, formada principalmente por mães de escolas privadas, defende que os colégios reabram para as atividades normais já na segunda-feira, dia 5. Apesar disso, as escolas particulares devem permanecer fechadas na próxima semana, da mesma forma que as municipais. Já as estaduais da capital reabrirão para oferta de merenda e auxílio a alunos vulneráveis.
Folha de São PauloO secretário estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, divulgou nesta quinta-feira, 1º, os detalhes da primeira fase da vacinação contra a covid-19 prioritária para profissionais de educação. A medida é exclusiva para trabalhadores da educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio) e com 47 anos ou mais, com início em 12 de abril.
TerraA decisão afeta as redes municipal e privada da cidade e foi tomada após ação popular protocolada por políticos de partidos como PT e PSOL. Na sentença, o juiz afirma que "a preciptação da volta às aulas presenciais, nesse contexto, enseja um aumento desarazoado da elevação do risco de contágio, tanto no que tange aos alunos e seus familiares, como também no que diz respeito a classe dos professores e demais profissionais envolvidos na atividade de ensino".
ExtraFamílias com crianças pequenas tentam preservá-las do horror da pandemia no País. Notícias sobre recorde de mortes e adoecimento de parentes e amigos chegam aos celulares a todo o tempo. Os pais abafam a dor em choros no chuveiro e lágrimas secadas às escondidas. Com os filhos, inventam brincadeiras, fantasias, dias temáticos, acampamentos no sofá.
Terra(...) “ O conhecimento por si só não é capaz de ajudar as pessoas a lidar com os desafios contemporâneos, como o atravessamento das tecnologias em todas as áreas da existência humana, as questões ambientais, a intolerância, a polarização e a pandemia, entre muitos outros. Para lidar com esses grandes fenômenos que impactam sobremaneira as nossas vidas, as pessoas também precisam ter discernimento, ética, criatividade, flexibilidade, resiliência, assertividade, cuidado consigo e com o outro”, diz Anna.
Escolas Exponenciais(...) “É preciso desmistificar, pensar primeiramente que Programação não é código; Programação é pensamento lógico. E a lógica é importante para tudo na nossa vida. Por isso é importante que professores de diversas áreas ensinem Programação, não só os professores de informática, mas também o professor de artes, de matemática… Programar é algo multidisciplinar, é algo inerente a qualquer disciplina.”
Escolas ExponenciaisO Canal Futura lança, nesta segunda-feira (5), uma nova programação infantil, com animações e séries educativas produzidas para crianças de 3 a 12 anos.
As produções vão ao ar em todos os dias da semana, das 7h às 9h; e de segunda a sexta, das 17h às 18h. Para acompanhar as novidades, é só entrar no Futura pelos Canais Globo ou pelo Globoplay. O acesso é gratuito.
Estudantes, educadores e pesquisadores lançaram nesta quinta-feira, 1º, um documento que chama a atenção para o "risco de apagão educacional" no Brasil. A carta, assinada por mais de 3 mil instituições e pessoas físicas, critica a queda de investimentos em educação, a falta de coordenação do governo federal para uma resposta aos impactos da pandemia e a "priorização de uma agenda estranha às urgências educacionais do País".
O Estado de São PauloA pandemia escancarou os problemas da educação brasileira, fruto de décadas de má gestão, e agravou ainda mais esse cenário. Com exceção da Política Nacional de Alfabetização (PNA), poucas iniciativas prometidas pelo Ministério da Educação (MEC) no início do governo de Jair Bolsonaro saíram do papel. Parte dos educadores, especialistas e representantes da sociedade civil culpa o governo pelo que considera um baixo desempenho, acusando-o de ser incapaz de responder à altura ao momento histórico, tanto antes quanto durante a crise sanitária. O MEC, por outro lado, defende-se dizendo ser impossível mudar em dois anos um projeto de educação falido há 20 anos, mostra os programas em andamento, como a implantação das escolas cívico-militares, e rebate críticas sobre sua atuação diante da epidemia do coronavírus afirmando que "exerceu com responsabilidade seu papel de coordenação".
Gazeta do PovoO Governo do Maranhão segue investindo na Educação acima do piso orçamentário. A Constituição Federal determina que os estados precisam injetar 25% da receita nessa área. O governo estadual, porém, desde 2015 ultrapassa este valor. Em 2021, mesmo com a pandemia, serão 28,56%, equivalente a R$ 3,7 bilhões, resultando no acréscimo de 1% em relação ao ano anterior.
O MaranhenseA trapalhada nas transferências de R$ 766 milhões do Fundeb, revelado pela Folha, não foi inédita no governo Jair Bolsonaro (sem partido). Outro erro da ordem de R$ 1 bilhão em recursos para a educação já havia ocorrido em repasses de 2019, primeiro ano da gestão atual.
Folha de São PauloO Ministério da Educação (MEC) afirmou, nesta quinta-feira (1º), que os editais para a contratação de especialistas em anos iniciais do ensino fundamental não tem relação com mudanças na prova nacional que avalia o nível de conhecimento das crianças.
Segundo o MEC, dos onze editais, nove são voltados para a formulação de questões para avaliações formativas, que estarão disponíveis para professores da rede pública usarem em provas bimestrais, por exemplo.
Um ano após o primeiro fechamento das escolas no Brasil, o setor da educação ainda vive momentos de incertezas, mas também de impermanências. Há diferença entre esses dois termos? Qual a importância disso para as decisões futuras dos gestores escolares?
Escolas ExponenciaisRelatores da ONU se unem para denunciar a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE), sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em setembro de 2020 e mais conhecida na sociedade civil como "decreto da exclusão".
UolUm provérbio africano difundido entre professores diz que é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Na pandemia, em que os desafios crescem à medida em que escolas seguem fechadas, a frase ganha força. Crianças mais vulneráveis, sem acesso à tecnologia ou pouco suporte em casa, têm dificuldades com aulas online, mas educadores e pais mobilizados ajudam a superar obstáculos.
O Estado de São PauloA Unicamp vai aplicar cotas étnico-raciais nos próximos concursos e processos seletivos para contratação de servidores técnico-administrativos. Segundo a universidade, serão reservadas 20% das vagas, em relação ao total de convocados por função, para autodeclarados pretos e pardos que buscam ingressar na carreira de profissionais de apoio ao ensino, pesquisa e extensão (Paepe).
G1"A democracia deve renascer a cada geração e a educação é sua parteira.” A frase inspiradora do filósofo americano John Dewey mostra o caráter político da educação, que não poderia ser esquecido em tempos de pandemia, escolas fechadas, aumento de desigualdades e flertes com o autoritarismo.
Mas não a política dos partidos. Dos interesses de governantes despreparados ou de brigas eleitoreiras. A política como definidora da nossa participação no espaço público, dos valores, do que esperamos para a sociedade.
Desde a divulgação dos resultados, as notas de redação têm sido uma polêmica entre inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Alguns entendem que houve erro na correção ou no sistema. No entanto, a doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Andrea Ramal considera que, diante do criterioso processo de correção, o baixo desempenho dos candidatos pode se explicar de outra forma.
Correio BrazilienseImplantado às pressas em razão da pandemia de coronavírus, o ensino a distância (EAD) deve continuar a ser usado para parte dos conteúdos de graduação mesmo quando as aulas presenciais voltarem, avaliam os responsáveis pela área na USP (Universidade de São Paulo) e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Folha de São PauloNo ano de seu centenário, Paulo Freire continua vivo no debate nacional. O educador pernambucano, nascido em setembro de 1921, deixou uma marca tão profunda na educação brasileira que, até recentemente, era praticamente impossível encontrar contestações à sua obra nas faculdades de Pedagogia país afora. Mas, afinal, qual é o legado de Paulo Freire?
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