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Três países, em diferentes continentes e com realidades distintas. Enquanto o Brasil enfrenta a segunda onda de Covid-19, a Alemanha vivencia uma terceira onda e os Estados Unidos se prepara para uma quarta. As três nações tomaram rumos diferentes acerca das aulas presenciais e os impactos no aprendizado dos alunos são notados dia após dia.
Escolas ExponenciaisO Brasil tem 5,1 milhões de crianças e adolescentes sem aulas na pandemia, o que representa 13,9% da população de 6 a 17 anos. As dificuldades com o ensino remoto aumentam os riscos de abandonar os estudos, e o País, que vinha avançando nos últimos anos, pode retroceder duas décadas no acesso à educação.
O Estado de São PauloA assembleia contou com mais de 500 participantes, e debateu a mobilização dos professores diante das decisões do governo do Estado. Nesta semana, foram alterados os critérios do distanciamento social, definindo o retorno das aulas em meio à pandemia de Covid-19.
Correio do PovoMesmo com o retorno das aulas presenciais dos alunos da rede municipal da educação infantil, em Belo Horizonte, previsto para a próxima segunda-feira, dia 03 de maio, cerca de 70% dos professores devem aderir à greve sanitária e não voltar para a sala de aula. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Belo Horizonte (Sind-Rede BH).
O TempoA categoria coloca a vacinação da população e a adequação da infraestrutura das escolas como pré-requisitos para a reabertura das unidades de ensino.
29/04/21 19:01Em assembleias virtuais realizadas pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), na última segunda-feira, 26, professores e profissionais de educação da rede municipal de Fortaleza decidiram manter o ensino remoto.
Focus.jor(...) No encontro, a secretária teria dito que a pasta não vai “apoiar birrinha de professores”, ao falar sobre o pedido de adiamento do retorno das aulas presenciais, previsto para 3 de maio, devido ao aumento dos casos de Covid-19 na cidade, inclusive com infecção de crianças. O áudio, creditado a secretária de educação, tem circulado nas redes sociais.
Varginha DigitalO Novo Ensino Médio é uma resposta a uma escola tida como desinteressante pelos jovens e, portanto, com altos índices de evasão. O modelo incentiva o protagonismo dos alunos, apresenta diferentes trilhas de conhecimento definidas em itinerários formativos e substitui a estrutura tradicional das disciplinas por formatos flexíveis e integrados de aplicação de conhecimentos e habilidades.
No entanto, a menos de um ano do prazo para que tudo isso saia do papel, os dados sinalizam que pode haver atrasos.
Procurar novos caminhos para encontrar a melhor forma de educar uma criança tem sido uma busca cada vez mais constante. Conscientes dos desafios e da responsabilidade que esse processo exige, é crescente a adesão das escolas e das famílias pela disciplina positiva na escola, uma maneira equilibrada de ser firme e gentil ao mesmo tempo. Trata-se de uma ferramenta de educação que busca estabelecer limites de forma respeitosa e, ao mesmo tempo, incentiva a liberdade e autonomia das crianças. Difere-se dos métodos tradicionais, que adotam uma postura mais severa e punitiva. Mas, também, não caminha pela permissividade, cedendo a todas as vontades do filho e/ou aluno.
Escolas ExponenciaisNão só no dia a dia, mas dentro da sala de aula o conceito de empatia é extremamente importante de ser aplicado. Isso porque ele facilita que o aluno entenda que o mundo é composto pela diversidade e entender a diferença o torna mais solidário. A empatia na escola ajuda na formação do indivíduo.
Escolas ExponenciaisNo ritmo acelerado que o mundo vive, é comum ver crianças e adolescentes terem uma queda nos níveis de concentração. É preciso, então, buscar ferramentas que estimulem elas em ambiente escolar a ter mais atenção, paciência e habilidades necessárias para seu desenvolvimento pleno. O xadrez, esporte milenar, possibilita que essas e outras habilidades como pensamento crítico e analítico sejam trabalhadas. Muitas delas, inclusive, podem ser encontradas nas competências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
PorvirRibeiro falava sobre as críticas que recebeu ao se posicionar contra o Projeto de Lei 3477, conhecido como PL da Conectividade, que pretendia atuar de forma emergencial durante a suspensão das aulas presenciais.
Em março, o presidente Jair Bolsonaro vetou integralmente o texto, que havia sido aprovado pela Câmara em dezembro, e pelo Senado em fevereiro.
Projeto 'Apoio Emocional' oferece atendimento psicológico a educadores de escolas públicas de todo o Brasil
O projeto faz a ponte entre os profissionais de saúde mental oferecem atendimento gratuito a educadores de escolas públicas em todo Brasil. A primeira edição, em 2020, atendeu 2 mil professores. Nesta segunda edição o foco será nos traumas causados pelo prolongamento da pandemia e em como lidar com os próprios lutos e os dos estudantes.
No rol de 34 matérias que tramitam pelo Congresso Nacional e são consideradas prioritárias pelo governo, apenas uma diz respeito à educação — e seus desdobramentos preocupam. A Câmara dos Deputados se prepara para votar, em regime de urgência, um projeto de lei que regulamenta o ensino domiciliar, no qual os pais se encarregam da educação formal dos filhos.
VejaA decisão favorável ao estudante, que frequentará o campus de Ribeirão Preto, foi divulgada hoje e considerou a alegação feita pelo estudante de que ele não conseguiu a conclusão por conta da pandemia de covid-19.
UolA atual gestão da Secretaria de Educação (Seduc) do município de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, decidiu "anular" um currículo municipal voltado à educação infantil e fundamentado única e exclusivamente em uma concepção marxista de educação. O documento foi elaborado na gestão anterior e, segundo denúncia de educadores, teria sido aprovado a contragosto de profissionais, sem amplo debate e consulta à comunidade escolar.
Gazeta do PovoRecentemente, cada vez mais instituições de ensino superior têm promovido a separação racial entre alunos, o que tem aumentado a preocupação de que uma nova era de segregação esteja se iniciando. Desta vez, entretanto, os argumentos são diferentes. As políticas de separação por raça têm como objetivo declarado proteger os negros e outros integrantes de minorias do “racismo sistêmico” que, segundo alas mais radicais da esquerda americana, permeia as instituições.
Gazeta do PovoSem saber que era gravado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reclamou que o governo federal deu bolsas em universidades para "todo mundo" por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o ministro, que não citou detalhes ou provas, até quem não tinha a "menor capacidade" e "não sabia ler nem escrever" entrou na graduação por esse caminho. Guedes disse que o filho do seu porteiro foi beneficiado mesmo após zerar o vestibular, ainda que o programa tenha exigências de nota mínima para aprovar o financiamento.
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