Notícias de Educação - 06/mai/2021

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Coronavírus

Juíza nega pedido de entidades e mantém aulas presenciais liberadas no RS

A juíza Cristina Marchesan da Silva, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, negou, nesta quarta-feira (5), o pedido de entidades de trabalhadores da educação, além de associação de pais e mães, e manteve as aulas presenciais liberadas no Rio Grande do Sul. Em suma, o pedido foi negado com base em que não houve a flexibilização dos protocolos com bandeira final preta, mas alteração dos critérios definidos pelo governo para a classificação de risco de bandeira vermelha para todo o Estado.

Zero Hora

Secretaria de Educação de BH prevê retorno às aulas presenciais de crianças acima de 9 anos só após vacinação em massa

Diferentemente das crianças de 0 a 5 anos, que voltaram às escolas de forma gradual e facultativa a partir de 26 de abril, em Belo Horizonte, alunos acima de 9 anos da rede pública e privada ainda não veem no horizonte uma data provável de retorno às salas de aula. A Secretaria Municipal de Educação prevê que a volta só acontecerá após imunização em massa da população contra a Covid-19.

G1

Vacinação de professores trava em SP, e governo Doria não tem previsão para concluir imunização

Apesar de ter sido o primeiro Estado a vacinar professores no País, o governo de São Paulo não tem qualquer previsão para continuar a imunizar os trabalhadores de educação com menos de 47 anos. O atendimento começou em 10 de abril, foi anunciado como um grande feito da gestão de João Doria (PSDB) e recebido com emoção nas escolas. Faltam ainda cerca de 525 mil profissionais das redes públicas e privada - a maioria - para serem contemplados.

O Estado de São Paulo

Servidores da Educação protestam contra retorno do ano letivo no Acre

Um grupo de servidores da Educação fechou a Avenida Brasil, no Centro de Rio Branco, contra o retorno das aulas no Acre. Um assembleia ocorre nesta sexta-feira (7) para discutir uma possível greve da categoria, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). Os manifestantes se reuniram em frente à Casa Civil.

G1

Dentro da Escola

Como a inovação é essencial para a evolução da escola?

E se você desse aos seus alunos a oportunidade de planejarem suas próprias trajetórias escolares? Para muitos, uma realidade distante, talvez até impossível, mas para Mildren Lopes, especialista em psicopedagogia e co-fundadora da Comunidade e Escola Maria Peregrina, o aprendizado se constrói em conjunto – alunos, família, escola e comunidade.

Escolas Exponenciais

O que é educomunicação e como usá-la na escola?

O que é Educomunicação? Resumidamente, é a forma de educar com recursos de mídia digital no cotidiano da vida escolar. É usar computadores, câmeras e celulares como ferramentas didáticas, criando uma estratégia de ensino atraente para alunos do século XXI: educação pela comunicação.

Escolas Exponenciais

WhatsApp na aula: o que fazer para tirar o melhor proveito da ferramenta?

Lidar com celulares em sala de aula já foi uma questão que dividiu a opinião de educadores. Só que veio a pandemia, o ensino remoto e, dependendo da realidade, ele é o principal meio que os estudantes possuem para acesso aos conteúdos escolares, como mostrou a pesquisa Painel TIC Covid-19. O uso do aplicativo de mensagens WhatsApp para repassar conteúdos e manter contato entre professores e alunos tornou-se parte do cotidiano das aulas.

Porvir

Governo do Ceará lança material para desenvolver competências socioemocionais na educação infantil

Categorizados por faixa etária, os livros abordam, principalmente, as cinco competências socioemocionais descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

Diário do Nordeste

Educação Infantil de qualidade depende de formação continuada em brincadeiras

Entenda o papel do professor, o que não pode faltar na pauta formativa sobre o tema e a importância de envolver as famílias em tempos de isolamento social
Quem não é da área pensa que as crianças pequenas, longe das exigências do ensino fundamental, tiveram menos prejuízos com o fechamento das escolas em consequência da pandemia. Só que os primeiros anos de vida são determinantes para o desenvolvimento, acendendo um alerta: isoladas dentro de casa, as crianças deixaram de interagir e de conviver em ambientes preparados para favorecer a aprendizagem. Na rotina da Educação Infantil, cada vez mais se valoriza o papel ativo de bebês e de crianças pequenas, que conhecem o mundo e aprendem por meio de explorações e interações – algo que encontra espaço nas brincadeiras.

Nova Escola

Gestão

'O atual ministro consegue ser pior que Weintraub', alerta presidente do Todos pela Educação

Passados nove meses da chegada de Ribeiro ao MEC, as polêmicas ficaram para trás, porém as críticas continuam. Na verdade, se intensificaram. Algumas vieram da estrutura da própria pasta, como a do ex-presidente do Inep, Alexandre Lopes, que revelou à repórter Paula Ferreira que o Enem deste ano corre risco de não acontecer por falta de recursos e planejamento. Nesta terça-feira, reportagem do GLOBO também mostrou que o orçamento deste ano para investimentos do MEC é o menor desde 2018, em um ano chave para dar conta dos desafios impostos pela pandemia. Esse conjunto de fatores, entre outros, faz como que especialistas, como Priscila Cruz, presidente do movimento Todos pela Educação, entrem em alerta.

O Globo

Grupo de deputados e senadores pede que ministro da Educação apresente ações realizadas pelo ensino na pandemia

A comissão especial criada por deputados e senadores para debater e criar leis para a volta segura às aulas presenciais protocolou e teve aprovado nesta quarta (5) um requerimento endereçado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, para que sejam apresentadas informações sobre os trabalhos do Comitê Operativo de Emergência (COE/MEC).

G1

Após críticas de omissão na pandemia, MEC promete ações para apoiar escolas

Criticado por omissão na pandemia, o Ministério da Educação (MEC) apresentou nesta quarta-feira, 5, um documento de 80 páginas com balanço da atuação nos últimos meses. Quase quatorze meses após o fechamento das escolas para frear a transmissão do vírus, a pasta também prometeu ações de apoio ao ensino remoto e à volta das aulas presenciais, como ferramentas digitais, investimento em conectividade, avaliação diagnóstica e apoio a atividades no contraturno.

O Estado de São Paulo

MEC nomeia novo coordenador de operacionalização do Fundeb

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, nomeou nesta quarta-feira (5) Antônio Corrêa Neto como coordenador-geral de Operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

G1

Educação nomeia coordenador do Fundeb que já era responsável por erros

O Tempo

MEC e Inep se reúnem com Consed e Undime para discutir avaliação da educação básica

Durante a reunião, o MEC reforçou a necessidade de que Undime e Consed colaborem em todo o processo de realização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 2021; nas etapas preparatórias das avaliações internacionais do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa); e no estudo internacional para avaliar a capacitade de leitura de crianças, conhecido como Progress in International Reading Literacy Study (Pirls).

MEC

CE: Camilo apresenta projeto de lei que adia levantamento sobre educação no Ceará; medida tenta evitar corte de verbas

O governador Camilo Santana (PT) apresentou um projeto de lei que adia o levantamento do Índice Municipal de Qualidade da Educação (IEQ) no Ceará este ano. Antecipando-se à queda de desempenho em função da Covid-19, a medida tenta evitar o corte de verbas para os municípios, que podem ter os repasses comprometidos a depender dos resultados. O projeto começou a tramitar nesta segunda-feira, 3, na Assembleia Legislativa.

O Povo

Leis e políticas

Pauta inclui texto que impede suspensão de aulas presenciais

O Plenário do Senado pode voltar a analisar, nesta quinta-feira (6), em sessão remota, o projeto que impede a suspensão de aulas presenciais em escolas e universidades durante a pandemia de covid-19 (PL 5.595/2020). Para isso, o projeto inclui o ensino entre serviços essenciais, de suspensão vedada. Pela proposta, de iniciativa da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), haveria exceção no caso de comprovação científica e técnica da necessidade da interrupção das atividades.

Senado

Comissão de Educação rejeita proposta para que 30% da nota dos alunos seja por comportamento

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta quarta-feira (5), proposta para que a avaliação dos alunos dos ensinos fundamental e médio seja composta em 70% por provas e em 30% por participação em sala de aula, responsabilidade, pontualidade e disciplina, esta entendida como respeito às regras do colégio, ao professor e aos colegas.

Câmara

Senado aprova prorrogação de suspensão de pagamento de parcelas do Fies por mais um ano

Senadores aprovaram a prorrogação, por um ano, da suspensão do pagamento de parcelas do Fies, prevista em lei sancionada no passado por causa da pandemia. O prazo começa a ser contado em 1º de janeiro de 2021. O texto precisa ainda ser aprovado pela Câmara e depois seguir para sanção presidencial para ter validade.

O Estado de São Paulo

Policiais e jurídicas

Homeschooling: Jovem aguarda a Justiça para se matricular na USP

A estudante de Sorocaba, interior de São Paulo, Elisa de Oliveira Flemer ganhou uma semana de imersão no Vale do Silício e um curso online de Business Administration, mas a família ainda aguarda uma decisão da Justiça com relação a possibilidade da jovem cursar engenharia na USP (Universidade de São Paulo) ou fazer as provas do Encceja (Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) antes de completar 18 anos.

R7

Opinião

Pós-pandemia: o projeto arquitetônico da escola como ferramenta de aprendizagem

Os prédios escolares são reveladores do verdadeiro projeto educativo que orienta a linha pedagógica de cada escola. Não tenho a pretensão de dar conta de todos os aspectos que envolvem tal afirmação. O que vou fazer é apenas apontar alguns aspectos, como gatilhos para que os interessados em arquitetura, design e educação busquem outras formas de inspiração. O objetivo é transformar os espaços físicos de cada escola em lugares de aprender com autonomia.

Desafios da Educação