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Focando EducaçãoPais enfrentam o desafio na alfabetização dos filhos neste período de pandemia e psicopedagoga dá dicas para as famílias
A questão da alfabetização tem preocupado pais e especialistas. "Sabíamos que todo esse processo teria um impacto na Educação, até porque a maioria das escolas não estava preparada para o ensino remoto, mas a alfabetização, que já era deficiente no Brasil, preocupa ainda mais", avalia a psicopedagoga Ivone Scatolin.
Porcentual pode passar a ser calculado de acordo com a capacidade física do colégio e não mais em relação ao total de matrículas
Se uma escola tem mil matriculados, por exemplo, só pode receber 350 alunos, respeitando o limite de 35% definido pelo Plano São Paulo, que orienta a reabertura das atividades econômicas durante a pandemia no Estado. Com a eventual mudança de critérios, uma escola com mais espaço físico poderia passar a receber mais alunos.
Após mudar a metodologia na divulgação de infecções pela covid-19 nas escolas, o governo de São Paulo informou nesta sexta-feira, 7, que foram registrados 5.651 casos "prováveis" da doença entre professores, alunos e servidores desde janeiro e 39 óbitos, sem detalhar quantas mortes foram de docentes ou estudantes. A incidência da covid-19 é maior entre professores.
TerraO retorno às aulas presenciais na forma híbrida na Rede Pública Estadual, recomeça nesta segunda (10) e se dará inicialmente em cerca 200 escolas de diferentes regiões do Paraná. O quantitativo corresponde a aproximadamente 10% das unidades do Estado.
As atividades dentro das escolas estavam suspensas desde março do ano passado. A retomada vai ocorrer paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, já iniciada em algumas localidades.
As escolas com turmas de educação infantil e primeiro ciclo do ensino fundamental (1º ao 5º ano) no Espírito Santo, mesmo situadas em municípios de risco alto para a transmissão da Covid-19, vão ser autorizadas a retomar as atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira (10). O segundo ciclo do fundamental e o ensino médio permanecem com o ensino remoto. A decisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, em pronunciamento na tarde desta sexta-feira (7).
A GazetaGovernador do Distrito Federal Ibaneis Rocha afirmou à colunista Samanta Sallum do Correio Braziliense, nesta sexta-feira (7), que pretende retomar as aulas presenciais nas escolas públicas em junho deste ano. O retorno independe da vacinação de todos os profissionais da educação.
Correio BrazilienseApós mais de um ano de portas fechadas, as escolas estaduais de Minas Gerais estão bem perto de retomarem as atividades presenciais. É o que garantiu a secretária de Estado de Educação, Júlia Sant’anna, em entrevista exclusiva ao G1. Mas a volta às aulas ainda vai depender de autorização judicial e também do término da adaptação das instituições para receber alunos e professores com segurança em período de pandemia.
G1Os servidores também reclamam que os professores estão ameaçados de corte de salários se continuarem fazendo o teletrabalho e do corte do quadro de educadores. Com faixas pela avenida, eles fecharam parte do trânsito e foram até a prefeitura de Belo Horizonte buscando diálogo com o executivo.
O TempoComo se não bastassem todos os pontos de atenção que a educação remota demandou, mais um elemento soma-se a esse cenário: as maiores chances de crianças e jovens sofrerem cyberbullying pelo aumento do tempo na internet. É claro que não se trata de uma relação de causa e efeito, mas a maior permanência navegando entre aplicativos, mesmo que com propósito educacional, representa um alerta.
PorvirFundadora e diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Claudia Costin é uma das maiores especialistas na área da educação do país. De acordo com ela “a educação no Brasil vai num ritmo lento demais”. E o pior, “a pandemia tornou mais clara essa crise de aprendizagem e as desigualdades educacionais”. Para ela “o Ministério da Educação não considerou que era seu papel coordenar a política educacional na pandemia”. E a “falta de ação do MEC prejudicou as crianças, com certeza”.
A TardeEstados e cidades das cinco regiões brasileiras se movimentam para avançar com projetos de lei de ensino domiciliar durante a pandemia de coronavírus. Entre elas, ao menos nove capitais e quatro estados brasileiros apresentaram novos projetos de lei. Outros três municípios e o Distrito Federal aprovaram a modalidade no período.
Folha de São PauloA CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta sexta-feira (7) o projeto de lei da vereadora Janaína Lima (Novo) que considera a Educação um serviço essencial. O PL segue agora o processo de tramitação pelas demais comissões antes de ser votado.
R7Os cuidados íntimos das crianças, como banhos e troca de fraldas, matriculadas nos centros de educação infantil e creches do estado do Rio de Janeiro poderão ser feitos exclusivamente por educadoras mulheres. É o que pretende um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa do Rio Janeiro pelo deputado Max Lemos (PSDB), ainda sem data para ser apreciado.
Gazeta do PovoApuração do Inep apontou evidências estatísticas de fraude em curso da Unifil, de Londrina; MEC afirma que processo foi técnico
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, atuou nos bastidores a favor de um centro universitário denunciado por fraude no Enade 2019. A instituição é presbiteriana, assim como o ministro, que é pastor.
“A doença que aproxima e afasta as pessoas”. Foi assim que uma menina de 10 anos, da região metropolitana de Belo Horizonte, revelou o que sente com a pandemia. Ela faz parte da pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que analisa as experiências de crianças em tempos de pandemia do novo coronavírus. Foram 2.200 participantes de 8 a 12 anos. Entre os resultados dos estudos, percepções sobre a vivência familiar, mas, sobretudo, a evidência de que as desigualdades se aprofundam, deixando crianças ainda mais vulneráveis.
MSNObservando fatores como confiança, respeito, motivação para estudar e perspectivas para o futuro, o Instituto Crescer iniciou pesquisa que visa entender o clima escolar e de que forma ele contribui para a formação e o desenvolvimento de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa é feita com instituições públicas e privadas de EM.
PorvirAs universidades federais chegaram ao limite. A verba disponível para investimentos e manutenção em 2021 caiu ao patamar de 2004. No entanto, o Brasil agora tem mais que o dobro de alunos de 17 anos atrás. Por isso, algumas das mais importantes instituições, como UFRJ e Unifesp, já falam em interrupção das atividades a partir de julho.
O Globo