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A pesquisa contou com mais de 8,7 mil respostas de professores de escolas municipais em 87 cidades no país. O estudo atribui o bom índice a cooperação realizada entre os docentes por meio das redes sociais e aplicativos de troca de mensagens instantâneas.
R7Momento exige que escolas entendam a necessidade de um trabalho conjunto envolvendo curadoria, flexibilidade e inteligência, professores, pais e alunos
Em maio de 2020, 35% dos professores ouvidos em pesquisa do Instituto Península se diziam cansados. Em agosto já eram 46% e em novembro 53%. Com o agravamento da pandemia e o abre e fecha das escolas, é fácil supor que esse índice subiu ainda mais. As famílias também estão esgotadas. Mais de um ano depois, tendo que se dividir entre o trabalho remoto, as tarefas domésticas e o auxílio aos filhos nas atividades escolares, além de cansados os pais estão preocupados com os prejuízos no aprendizado.
Os estudantes já voltaram às aulas em cerca de 70% dos países que compõem a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) após a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia, mas em alguns deles é necessário seguir avançando para restabelecer a normalidade na educação.
SplashEm São Paulo, o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, prevê que o ensino presencial deve ter uma maior taxa de adesão nas próximas semanas. Segundo ele em entrevista para o Valor Econômico, o retorno ao modelo tradicional é importante para os alunos e deve ocorrer "independentemente da vacina" contra a covid-19.
UolO retorno das aulas presenciais na rede estadual fez aumentar a adesão ao estudo remoto em São Paulo. Segundo a Secretaria da Educação do Estado, o número de alunos que acessaram o aplicativo do CMSP (Centro de Mídias de São Paulo) cresceu 50% com a retomada em 14 de abril, e já são 2,85 milhões de acessos à ferramenta.
O número, contudo, mostra que ainda há 16% dos alunos sem acessar o Centro de Mídias mais de um ano depois de seu lançamento.
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu, na quarta-feira (12), o pedido liminar para suspender os efeitos da resolução que autorizava a vacinação contra a covid-19 de trabalhadores da educação em Esteio, na Região Metropolitana. No texto, Toffoli diz que o município deve observar as diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A prefeitura de Esteio vai recorrer da decisão, informou, nesta quinta-feira (13), o prefeito Leonardo Pascoal.
Zero HoraTrabalhadoras e trabalhadores da educação municipal de Porto Alegre decidiram, em assembleia virtual na noite da última quarta-feira (12), pela manutenção da greve presencial, com trabalho remoto, em defesa da vida. A paralisação foi deflagrada em 3 de maio, em protesto contra a retomada das aulas presenciais em meio à pandemia do coronavírus.
Brasil de FatoApós reunião realizada pela APLB Sindicato, na tarde desta quinta-feira (13/5), os trabalhadores de educação decidiram, com maioria dos votos (92,8%), pelo estado de greve, pela continuidade das aulas remotas e pelo retorno das atividade presenciais somente após a imunização completa, com aplicação das 1ª e 2ª doses da vacina.
MetrópolesEspecialista em educação online, Julci aponta que os momentos síncronos geralmente possuem uma finalidade muito específica e que muitas coisas podem acontecer de maneira assíncrona. “Uma característica da educação online é essa maior liberdade de tempo e espaços diversos, diferente da educação presencial em que todos estão em um período determinado. A educação online dá essa autonomia para o sujeito construir seus próprios momentos”, diz.
PorvirApós um ano de aulas remotas, professores e escolas perceberam a necessidade da avaliação diagnóstica dos estudantes. Muito além da nota, a sondagem avalia o que de fato crianças e adolescentes aprenderam durante o ensino remoto. Para especialistas, esse tipo de avaliação deve mudar a cultura em sala de aula e ir além da aplicação de prova e as notas.
R7Com a pandemia e a obrigação de ficar em casa, esperava-se que a vida corrida entrasse no modo pausa. Em alguns aspectos, sobretudo nas atividades externas, entrou mesmo. Mas dentro de casa a constante demanda por produtividade e a enorme quantidade de conteúdos disponíveis a um clique pressionaram nas pessoas a tecla contrária, a da aceleração. Nas plataformas de streaming e nos celulares, os mais jovens, principalmente, embarcaram com entusiasmo no recurso que permite assistir a filmes e séries e escutar audiobooks em uma velocidade acima da normal — tudo, aparentemente, para sobrar tempo de assistir a mais filmes e séries e ouvir mais audiobooks. De tanto ser usada no entretenimento, a técnica acabou fazendo a inevitável travessia para as aulas on-line gravadas pelos professores — uma modalidade que já tem até nome em inglês, speed watching.
VejaEm entrevista a Época NEGÓCIOS, o executivo (Anthony Salcito) falou sobre as transformações da educação em meio à crise do novo coronavírus e sobre os desafios e as oportunidades que vêm com elas. Segundo ele, vivemos hoje um ponto de virada. "Transformar a educação deixou de ser uma oportunidade para se tornar um imperativo. Acho que usaremos o efeito catalisador da pandemia como uma oportunidade de reimaginar de forma ousada nossos sistemas educacionais globalmente", defende.
Época NegóciosNesta quarta-feira (12), o ministro da Educação Milton Ribeiro, admitiu que a redução do orçamento da educação irá obrigar o ministério a adiar projetos. A afirmação foi feita em entrevista ao G1. Diversas universidades federais já demonstraram preocupação com a redução de recursos. Segundo o ministro, não há uma solução rápida para o problema. Apenas com a normalização da atividade econômica será possível reverter os cortes.
Gazeta do PovoNo Brasil, o sistema de educação tem dois modelos: o estatal e o privado. Há, porém, uma terceira opção prevista na Constituição federal: trata-se das escolas comunitárias, que podem surgir por iniciativa de grupos, entre os quais as próprias famílias dos alunos.
O São PauloA Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (12), proposta que prorroga a vigência das normas de reorganização do calendário escolar previstas na Lei 14.040/20 até o encerramento do ano letivo de 2021. Entre outras medidas, essa lei suspende a obrigatoriedade de escolas e universidades cumprirem a quantidade mínima de dias letivos, em razão da pandemia de Covid-19.
CâmaraPesquisa foi barrada mesmo com todos os trâmites cumpridos. Na quarta, deputado federal pediu ao MEC esclarecimentos sobre o caso.
A pesquisa tem um título que não sugere polêmicas à vista: "Avaliação Econômica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa". É uma análise de possíveis retornos econômicos com o incremento do número de professores envolvidos no Pnaic, programa federal instituído em 2012 voltado à alfabetização.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu que a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 não foi definida até o momento e que todos os esforços são para que as provas sejam aplicadas ainda em 2021.
Brasil Escola