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A pandemia fez com que a percepção dos brasileiros sobre a relação com a internet fosse alterada de maneira significativa, e hoje o acesso à educação digital já é considerado um direito humanitário básico. A conclusão é de uma pesquisa global inédita realizada pela empresa de educação Pearson em parceria com a empresa de pesquisas de mercado americana Morning Consult.
Exame.investPassados 14 meses do início da pandemia no Brasil, 14 estados e o Distrito Federal continuam sem aulas presenciais nas escolas públicas. Nesses locais, só as unidades particulares estão recebendo estudantes, segundo levantamento feito pela Folha.
Sem nenhuma ação do governo federal para ajudar os estados a organizarem o retorno das atividades presenciais, o descompasso da reabertura das escolas no país aprofunda ainda mais as desigualdades educacionais regionais e entre alunos da rede pública e privada.
A pesquisa da Rede Nossa São Paulo, realizada em parceria com o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), mostra que 21% das paulistanas e paulistanos afirmam que algum estudante pelo qual é responsável desistiu ou abandonou as aulas por causa da pandemia.
Folha de São PauloO secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, negocia a inclusão de jovens de 16 a 18 anos com comorbidades na vacinação contra a Covid-19, com o imunizante da Pfizer.
Ele se reuniu com dirigentes da fabricante no último dia 18 e, nesta quarta-feira (26), encaminhará um ofício para o Ministério da Saúde, pleiteando que esse grupo seja incluído no PNI, o Programa Nacional de Imunizações, que por ora contempla apenas maiores de 18 anos.
Paralisação das atividades presenciais na rede municipal de ensino atingiu 607 cidades no mês de abril, aponta Tribunal de Contas
Em decorrência do avanço dos casos de contaminação pela covid-19, a partir de março de 2021, as aulas começaram a ser suspensas em cidades de todo o país. No estado de São Paulo, a paralisação das atividades presenciais na rede municipal de ensino atingiu 607 municípios no mês de abril, o que representa 94,25% do total, com exceção da capital.
Professores da rede municipal de São Paulo em greve tentam negociar diretamente com o prefeito Ricardo Nunes (MDB). A categoria reivindica, há mais de 100 dias, por melhores condições sanitárias para o retorno das aulas presenciais.
UolA educação do século 21 não só tem sido marcada pelo uso crescente das tecnologias digitais em sala de aula. Desde a última atualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2019, as habilidades e competências socioemocionais ganharam destaque e passaram a ser intencionalmente estimuladas.
Escolas ExponenciaisComo escolas de ensino fundamental e médio estão lidando com os meios de comunicação e as formas contemporâneas de organizar, produzir e distribuir conhecimento e informação, a exemplo das redes sociais?
Essa pergunta norteia o relatório “Inter-relações: Comunicação e educação no contexto do ensino básico”, recém-lançado pelo grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (Mecom) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). “A maioria dos professores e alunos ouvidos reconhece que os meios de comunicação são fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, mas faltam políticas públicas voltadas para essa área em nossas escolas”, diz Adilson Citelli, coordenador do projeto.
Com caixa contendo materiais reciclados, canetinhas e objetos diferentes, a professora Vilma Soares, de Duque de Caxias (RJ), propôs atividade para ser feita pelo aluno em casa com ajuda da família
PorvirOs deputados Idilvan Alencar (PDT-CE) e Rosa Neide (PT-MT) convocaram nesta quarta-feira (26) uma audiência pública extraordinária para debater as mudanças que ocorrem dentro do Inep, a autarquia do Ministério da Educação (MEC), responsável por pesquisas educacionais e a realização do Enem.
G1Representantes do Ministério da Educação (MEC) garantiram, nesta quarta-feira (26), que a pasta tem priorizado a conclusão de obras de creches e escolas públicas financiadas pelo governo federal. Uma decisão recente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) permite que estados e municípios solicitem, até 30 de setembro, o prosseguimento de obras paradas por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
CâmaraO governo de Romeu Zema (Novo) gastou R$ 1,6 bilhão a menos na área da saúde e R$ 2,7 bilhões a menos na educação em 2019 em relação ao que é exigido pela Constituição. A Carta Magna determina que os Estados destinem, de suas receitas, 12% para a saúde e 25% para a educação.
Jornal de UberabaA Câmara dos Deputados concluiu na tarde desta 4ª feira (26.mai.2021) a votação da MP (medida provisória) 1.018 de 2020. O texto altera o uso de recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) e seguirá para sanção presidencial.
Ficará mantido o repasse de 18% do fundo para a educação pública. Na 1ª análise os deputados haviam reduzido esse valor para 18% dos recursos de uma modalidade específica de uso do Fust. Esse foi o trecho da mudança feita pelos senadores no projeto que a Câmara aceitou nesta 4ª.
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) proposta que prevê a criação de uma política nacional de capacitação de professores para uso das novas tecnologias e aplicação na sala de aula. O projeto tramita na Câmara em regime de urgência.
CâmaraA Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (26) o Projeto de Lei 2228/20, do deputado Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), que determina que os municípios e o Distrito Federal deverão realizar anualmente levantamento e divulgação da demanda por vagas na educação infantil de 0 a 3 anos. O projeto tramita em regime de urgência.
CâmaraO Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) n° 4014/2020 nesta quarta-feira (26). A proposta visa permitir a prorrogação dos prazos dos contratos de estágio durante a pandemia da covid-19. A matéria vai à Câmara dos Deputados.
Correio BrazilienseA Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação participou, ontem (25), de reunião técnica com parlamentares da Comissão de Educação e representantes da diretoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). O encontro buscou ampliar o diálogo sobre o novo modelo de dimensionamento de cargos e funções, que propõe a reestruturação da Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016 e de reformulação das diretrizes para a organização das instituições, conforme a Portaria nº 1291, de 30 de dezembro de 2013. A reunião ocorreu na Câmara do Deputados e foram apresentados os principais pontos da proposta de alteração que vem sendo construída de forma conjunta entre a Setec e as instituições da Rede Federal de educação.
MEC