Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI
Postagens antigas AQUI
Pesquisar neste site:
O Ministério da Saúde definiu em nota técnica emitida hoje a ordem de prioridade para vacinação de profissionais da educação.
Neste grupo de trabalhadores, a ordem de prioridade será a seguinte: profissionais de creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, cursos profissionalizantes e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Na sequência, serão vacinados os trabalhadores da educação do ensino superior.
Desde o início da pandemia, especialistas alertam sobre a necessidade de ações para evitar o aumento de alunos que saem da escola. A suspensão prolongada das aulas e a perda de renda das famílias são a combinação mais perigosa para afastar os jovens dos estudos.
Passados 14 meses da crise sanitária, os estados, que já tinham a maior proporção de alunos com menor condição socioeconômica e mais jovens fora da escola, ainda não reabriram suas escolas.
(...) Invasões como essa tem sido comuns durante a pandemia, quando esses encontros passaram a ser remotos, e chegaram até ao ministro Paulo Guedes (Economia) na última quinta-feira (27), quando um grupo entrou em uma reunião virtual do político com empresários que acontecia pela plataforma Zoom e exibiu imagens pornográficas.
Folha de São PauloA 3ª Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Assis (SP), determinou que a prefeitura retome as atividades presenciais na rede pública de ensino sob pena de multa diária de R$ 20 mil. A decisão veio após ação movida pelo Ministério Público contra a decisão da administração municipal de condicionar a retomada das aulas à vacinação de todos os profissionais de educação.
Gazeta do PovoA Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná (Seed) confirmou o fechamento de nove dos 638 colégios estaduais que retomaram as aulas presenciais, após a confirmação de casos de Covid-19. Ao todo, até a última sexta-feira (28), 135 turmas tiveram as aulas suspensas.
Conforme a Seed, 102 alunos, 112 professores e 76 funcionários desses colégios foram diagnosticados com o novo coronavírus. As instituições de ensino ficarão fechadas por dez dias e as aulas presenciais serão retomadas após este período.
A retomada das aulas do ensino municipal de Florianópolis já tem data para acontecer. O Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal) acatou a nova determinação judicial e, com isso, os professores retomam às atividades na segunda-feira (31), após dois meses de greve.
nd+A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, neste sábado, que a retomada das aulas presenciais para Educação Especial será no dia 7 de junho e não nesta segunda-feira, dia 31 de maio, como estava inicialmente programada no cronograma da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A decisão foi tomada em comum acordo com as famílias e equipe diretiva das escolas, devido às especificidades que envolvem esse segmento de estudantes.
Correio do PovoA tecnologia está se tornando cada vez mais presente nas salas de aula modernas. Mas, para muitos de nós, professores, ainda não temos certeza de como nos sentir sobre isso.
Isso porque existem prós e contras no uso da tecnologia na sala de aula. Listamos aqui algumas delas para que você possa decidir que papel deve desempenhar em seu ensino.
A demanda por educação financeira já é uma realidade nas escolas brasileiras, do ensino público ao privado as iniciativas estão em alta e acompanham a procura das famílias por uma grade curricular que vá além das disciplinas tradicionais na educação básica.
ForbesNo ambiente escolar, muitas ideias e projetos inovadores surgem a partir de ideias discutidas em sala de aula, de pequenas conversas informais no corredor ou da interação de áreas diferentes como a tecnológica e a pedagógica. Tirar ideias do papel e torná-las projetos sustentáveis, capazes de conquistar apoiadores ao longo de seu desenvolvimento, depende de atitudes provenientes dos líderes escolares.
PorvirUm dos maiores produtores mundiais de vacinas, principal parceiro comercial do Brasil e líder em Ciências e Educação, a China chegou à rede educacional brasileira. Foi aberta no Rio a primeira Escola Chinesa Internacional, criada com o financiamento de empresários chineses que vivem no País e com apoio do governo chinês. O objetivo, segundo o site da escola recém-inaugurada, é proporcionar ensino de referência internacional. O modelo será o da educação básica chinesa, em ambiente trilíngue: mandarim, português e inglês.
Jornal de BrasíliaA educação brasileira paga um preço maior ainda durante a pandemia por não ter um sistema organizado de colaboração entre Estados e municípios – e desses com o governo federal.
A falta de articulação sempre atrapalhou a educação brasileira e, agora, atrapalha ainda mais. Durante a pandemia, houve municípios que deram chip para os alunos, material impresso, aula online e outros, no mesmo Estado, que ainda nem estruturam o que fazer de ensino remoto. Se os Estados tivessem instâncias de conversas, em que os problemas comuns pudessem ser apresentados por todos os gestores, haveria menos desperdício. E, principalmente, menos desigualdade.
O programa terá início com estudantes da educação infantil. Atualmente, a seleção para a etapa é bastante concorrida, com parte das vagas decidida por sorteio e parte reservada a filhos de pais com vínculo com a escola (ex-alunos, por exemplo), majoritariamente branca, como todo o segmento da educação particular em São Paulo.
Folha de São PauloA Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Alfabetização (Sealf), busca elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro. Para isso, a PNA elenca seis componentes essenciais que devem apoiar os bons currículos e as boas práticas de alfabetização baseada em evidências.
MECFoi aprovado esta semana na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados um projeto de lei que torna obrigatório que escolas e educadores atuem na prevenção e identificação de sofrimento psicológico dentro do ambiente escolar. O projeto cria o Programa Nacional de Prevenção do Sofrimento Psíquico no Âmbito Escolar e passará por avaliação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de poder ser votado.
Gazeta do PovoO governo Jair Bolsonaro reabriu um processo que envolve a atuação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, em favor de uma instituição presbiteriana suspeita de fraude no Enade 2019. O caso foi enviado ao MPF (Ministério Público Federal).
O ato ocorre quase quatro meses após um procedimento interno de investigação ter sido encerrado pela equipe do ministro, de forma positiva à instituição
Para 67% dos universitários entrevistados houve desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais
Estudantes universitários brasileiros estão mais preocupados com a aprendizagem neste período de pandemia de covid-19, é o que comprova a primeira etapa de um estudo realizado pela Global Learmer Survey e pela Pearson.
Além dos estudantes, muitas instituições foram prejudicadas com a mudança de datas do Enem 2020. A possibilidade de novo adiamento da prova deste ano prejudicará o planejamento elaborado. Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Sólon Caldas, houve um número reduzido de ingressantes no primeiro semestre de 2021, que é tradicionalmente o mais cheio.
Hoje em DiaA Defensoria Pública da União encaminhou nesta quinta-feira (27) uma recomendação ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, para que alunos carentes que foram isentos de pagar a taxa de inscrição do Enem anterior, mas faltaram à edição, continuem tendo acesso ao benefício e façam a prova de 2021 de graça.
G1O tsunami da crise econômica que arrasa diversos setores econômicos na pandemia não é uniforme. Enquanto determinados segmentos são deixados em situação de terra arrasada, outros são levemente afetados. Em pelo menos partes de um setor, o tal tsunami passou longe: o de tecnologia.
Cientistas de dados, programadores, profissionais de automação industrial e desenvolvedores, entre outros da área, foram o sonho de consumo de diversas áreas de recursos humanos pelo País. Um dos efeitos diretos dessa procura por profissionais foi sentida nas instituições de ensino superior: alunos também passaram a ser cobiçados pelas empresas.
O Ministério da Educação (MEC) homologou, na última terça-feira (25), a Resolução nº 01/2021, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. A homologação se deu após as novas diretrizes serem aprovadas por unanimidade no Conselho Nacional de Educação (CNE).
MECAs instituições de ensino superior, que tiveram pouco tempo no ano passado para transformar seus vestibulares da modalidade presencial para a online, agora fazem adaptações nas provas.
Folha de São PauloNa mesma medida em que esse período de um ano de pandemia possibilitou que as instituições de ensino evoluíssem em suas metodologias de ensino e aprendizagem, os estudantes prestes a fazer os vestibulares do segundo semestre também estão mais seguros em iniciar a vida acadêmica no novo cenário do ensino superior. Essa é a visão de quem acompanha o preparo dos candidatos, como os professores de cursinhos preparatórios.
O Estado de São PauloMédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, biomédicos. Do teste para detecção do novo coronavírus ao lento restabelecimento depois de uma internação hospitalar por causa da covid, cada um desses profissionais tem papel essencial. Após mais de um ano de pandemia, o segmento ganha não apenas reconhecimento da sociedade como vê explodir o número de interessados em tornar-se atuante na área.
TerraUma atividade escolar distribuída por uma escola municipal de Taubaté (SP) foi questionada por supostamente promover a ideologia de gênero. Segundo denúncia dos vereadores da cidade, a atividade fez parte do roteiro de estudos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental.
Gazeta do PovoDesde março de 2020, a professora Noadias Novaes, de 38 anos, pedala em estradas de terra de Cruxati, no sertão do Ceará, para dar aulas a crianças e adolescentes com deficiência. Coloca as mesas na calçada e, mantendo o distanciamento social, propõe atividades pedagógicas.
G1