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Países que ficaram menos dias que o Brasil com escolas fechadas durante a pandemia não tiveram grande perda de aprendizagem ou sequer tiveram algum déficit. É o que mostra um estudo sobre avaliações internacionais feito pela consultoria pelo Vozes da Educação, a pedido da Fundação Lemann. A maioria das 23 nações analisadas manteve testes nacionais em 2021 para verificar o que aprenderam seus alunos durante a crise sanitária causada pela covid-19.
TerraEntidades criticam resposta do governo federal para garantir educação a distância e volta das aulas presenciais.
A organização internacional Human Rights Watch, que atua pelos direitos humanos, e a entidade Todos Pela Educação divulgaram nesta sexta (11) recomendações para reduzir os prejuízos causados pela pandemia à educação brasileira e criticaram as ações do governo federal para a área no atual momento.
(...) Assim como Paiva, 9 em cada 10 (89%) pais de filhos com idades entre 6 e 18 anos afirmam que as crianças e adolescentes passaram a ficar mais tempo diante das telas, como TV, celular ou videogame, durante a pandemia.
Folha de São PauloOs alarmes dispararam após a decisão do governador de vetar trecho da lei que condicionava o retorno das atividades presenciais à imunização dos trabalhadores da Educação. Mas não é só isso. Gestores de escolas afirmam que não houve empenho para aproveitar o período da pandemia para adequar as unidades de ensino ou mesmo para elaborar um plano de retorno seguro.
Agora MTRetorno dos alunos nas escolas estaduais vai acontecer a partir do dia 21 de junho, somente para as cidades que estão nas ondas amarela e verde do Minas Consciente.
Em entrevista exclusiva ao G1, ela falou sobre a decisão da Justiça desta quinta-feira (10), que permitiu a reabertura das escolas, deu detalhes de como será este processo – que por enquanto se limita aos anos iniciais e é facultativo às famílias – e falou como as escolas estão se preparando.
Em um momento em que muitos professores e estudantes enfrentam dificuldade de acesso a computadores para ter contato com a programação, um projeto do professor Christian Brackmann, do IFFAR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, no Rio Grande do Sul) mantém viva a possibilidade de trabalhar com algoritmos. Com o baralho AlgoCards, alunos têm a possibilidade de desenvolver o pensamento computacional de maneira desplugada, impressa, ou seja, sem um computador.
PorvirImaginar uma escola que não tenha nenhum contato com a tecnologia pode parecer difícil mesmo antes da pandemia de covid-19. Agora, com estudantes, famílias e educadores mais apropriados do uso e cientes do potencial que plataformas e aplicativos têm para potencializar a aprendizagem, a responsabilidade do gestor educacional é ainda maior.
Adotar um projeto que pense de ponta a ponta e esteja pronto para o lado pedagógico e de gestão, demanda uma visão integrada e o entendimento de que não acontecerá da noite para o dia.
Para recuperar as aprendizagens, diminuir as desigualdades e o risco de abandono escolar, Mozart Neves propõe cinco ações para repensar o trabalho na Educação
Pesquisas buscam quantificar os impactos que a pandemia da covid-19 trouxe para a Educação. É o que investiga o estudo O impacto da pandemia da COVID-19 sobre os resultados dos estudantes brasileiros de educação básica do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona (FGV EESP Clear). As redes de ensino também buscam avaliar as consequências da pandemia na aprendizagem dos alunos. O que esses e outros apontam é que houve um retrocesso na aprendizagem, aumento das desigualdades e do abandono escolar. Enquanto o governo prioriza nas discussões educacionais o homeschooling, a prioridade deveria ser a urgência de pensar em caminhos para minimizar os impactos que os estudos já apontam para a Educação.
O governo publicou portaria nesta quarta-feira liberando R$ 3,1 bilhões do Orçamento. Esses recursos são para gastos livres e investimentos, e foram bloqueados para viabilizar a sanção do orçamento. Metade dos recursos liberados hoje vão para os ministérios da Educação, que receberá R$ 900 milhões, e da Infraestrutura, que ficará com R$ 700 milhões.
O Globo80% dos alunos entre 6 e 17 anos, embora matriculados, não conseguiram ter acesso ao ensino à distância ou a aulas presenciais ao longo de 2020. O impacto foi maior entre negros e indígenas e em famílias de baixa renda.
UolNovo secretário estadual de Educação, Alexandre Valle (PL) nunca trabalhou na área de ensino e admite não ter conhecimento sobre as políticas adotadas no setor. Em entrevista ao GLOBO, ele disse que sua indicação para substituir Comte Bittencourt (Cidadania) na pasta foi feita por seu partido, o mesmo ao qual o governador Cláudio Castro se filiou mês passado. Nos últimos dias, o Palácio Guanabara mudou o comando de outras três secretarias em busca de apoio político para Castro na próxima eleição.
ExtraFamílias encontram dificuldades para efetivar educação inclusiva; especialista reforça direito à educação e faz recomendações às escolas
As histórias contadas pelas mães a CartaCapital expõem algumas omissões por parte dos estados na oferta da educação inclusiva. A lei protege esses estudantes da recusa de matrículas em escolas públicas e privadas, considerada crime, e ainda determina que tenham garantidos um projeto político pedagógico inclusivo, com materiais e provas adaptadas, oferta de ensino de libras e do sistema braile, garantia de um profissional de apoio escolar, e ao atendimento educacional especializado.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) deu aval nesta quinta-feira (10) a um projeto que impede que pais que adotem a educação domiciliar (homeschooling) sejam processados por abandono intelectual.
A CCJ analisa apenas se uma matéria está de acordo com a Constituição. O conteúdo da proposta (mérito) ainda será debatido no plenário da Casa. Se aprovado, o texto será encaminhado ao Senado.
O Senado pautou para hoje um projeto que obrigaria a manutenção de aulas presenciais nas escolas durante a pandemia de covid-19. A polêmica em torno da votação, porém, fez os senadores adiarem a votação para discutir melhor o texto.
UolPrefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou, na última terça-feira, projeto de lei que propõe busca ativa aos estudantes
Para atenuar o problema, a política propõe ações para deixar as aulas mais atrativas aos alunos e aumentar a frequência à escola como, por exemplo, maior uso da tecnologia na sala de aula. Outra ideia é utilizar a inteligência artificial para criar mensagens SMS de incentivo aos alunos e de acompanhamento das atividades, os nudgebots. Com base nas respostas ou na falta delas, é possível observar o comportamento dos alunos e pensar em estratégias de engajamento. O texto propõe ainda visitas aos alunos que abandonaram a escola ou estão prestes a deixar de frequentá-la para verificar os motivos da evasão.
Uma ação movida pelo Mistério Público de Santa Catarina contra um colégio particular de Biguaçu pedindo a redução do valor das mensalidades escolares foi considerada improcedente. No pedido, o MP argumentava que, com a interrupção das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, a escola deveria conceder desconto de 10 a 30% no valor das mensalidades. De acordo com a ação, a regra valeria desde 19 de março de 2020 até a data de retorno das aulas presenciais.
Gazeta do PovoO ministro da educação, Milton Ribeiro, compareceu, na quarta-feira (9) à Comissão de Educação da Câmara para prestar esclarecimentos sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Uma matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo revelou que Milton atuou nos bastidores para favorecer o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina (PR).
Correio BrazilienseApenas 3,2% das escolas públicas brasileiras têm internet com velocidade de acordo com os padrões internacionais. É o que mostra um levantamento feito pela Fundação Lemann, com base nos dados disponíveis pelo Censo 2020 e pelo Medidor SIMET.
R7A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta sexta-feira (11) para discutir o projeto (PL 10944/18) que proíbe a terceirização nas atividades de magistério.
Câmara