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Famílias da classe D – com renda familiar média mensal de R$ 720 – foram as mais negativamente impactadas pela pandemia de covid-19 no que diz respeito aos cuidados com as crianças de até 3 anos.
Esse grupo (famílias da classe D) se sente mais triste, ansioso, sobrecarregado, exausto, impaciente e assustado que os demais. As famílias destacam que o fator financeiro é um ponto de atenção na forma como cuidadores têm lidado com a pandemia.
Pesquisa que ouviu 68 mil jovens de 15 a 29 anos mostra que quase metade (47%) dos que abandonaram as salas de aula pensam em retomar os estudos após a vacinação no país. Além disso, 36% dizem que precisam de garantia de renda básica ou auxílio emergencial, aponta o levantamento “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus (Covid-19)”.
O GloboCom investimento de entidades como BID Lab, Fundação Lemann e Imaginable Future em torno de R$ 12 milhões, o ImpulsiONa vai conectar redes de educação, organizações sociais e startups para incentivar o uso de tecnologia e inovação nas escolas públicas.
Folha de São Paulo(...) O EL PAÍS escutou histórias como a da professora do Paranoá em mais quatro Estados, uma janela para as experiências positivas de valorização do ensino de língua portuguesa e de aproximação dos alunos num dos cenários mais devastadores para educação pública nas últimas décadas. Desde o começo da pandemia, com o cancelamento de aulas presenciais e as incertezas sobre o seu retorno, um dos desafios das professoras dos diferentes ciclos e das pedagogas, especialmente nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), é garantir que os alunos se envolvam com as atividades escolares. Como lançá-los no mundo da leitura e da escrita em meio a um apagão educacional?
El PaísA Secretaria de Educação de São Paulo preparou um plano com uma série de mudanças para permitir mais alunos em sala de aula a partir de agosto. Atualmente, as escolas só podem receber 35% de alunos matriculados por dia. O novo plano pretende eliminar o percentual restritivo e passar a usar como base os protocolos de segurança já adotados segundo critérios da OMS - considerando orientações como uso de máscara e distanciamento de um metro de distância entre os alunos em sala de aula, por exemplo.
CNNO Sindserv-SBC (Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo) protocolou no MPT (Ministério Público do Trabalho), no dia 9 de junho, denúncia sobre falta de condições adequadas para o trabalho dos profissionais da educação. Reunidos em oito tópicos, os relatos dão conta desde a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), até pressão da Secretaria de Educação municipal para que as escolas recebam mais alunos do que os 35% determinados pelo Plano São Paulo para o atual momento da pandemia.
Diário do Grande ABCA partir da próxima segunda-feira (21) a retomada das aulas presenciais está liberada para todos os municípios capixabas, incluindo aqueles classificados com risco alto em relação ao contágio por Covid-19. No entanto, a decisão tomada pelo governador Renato Casagrande tem gerado discordâncias entre os profissionais.
ES Hoje“O ponto de partida são algumas certezas que já temos”, diz o Mestre em Estratégia Mekler Nunes, co-founder da Visar, empresa de projetos para o mercado educacional, fundada em 2015, em São Paulo. Segundo Mekler, com 15 anos de experiência no setor educacional, as primeiras certezas são: (...)
Escolas ExponenciaisOs modelos tradicionais de educação, com o professor conduzindo o tema em sala de aula, foram colocados à prova com a imposição do ensino remoto trazida pela pandemia. Para o psicólogo norte-americano especialista em motivação escolar, Kevin McGrew, isso exigiu maior protagonismo do aluno na aprendizagem. Para isso, é preciso estimular e desenvolver a motivação na educação.
G1A Avenues, escola de Nova York que tem sede em São Paulo, lançará no Brasil, em agosto, um programa de ensino 100% online para alunos desde o 4º ano do fundamental até o 3º do médio. Sem relação com o ensino híbrido, que mistura aulas presenciais e remotas, imposto pela Covid-19, a Avenues On-Line foi criada para funcionar mesmo quando a pandemia acabar.
Folha de São PauloA educação financeira dos brasileiros está prestes a ganhar um reforço de grande alcance neste mês: uma parceria entre o MEC (Ministério da Educação) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) irá capacitar 500 mil professores para levar o tema a 25 milhões alunos da rede pública e privada de ensino do país.
ForbesO governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 14, a destinação de R$ 30 milhões para a compra de produtos de higiene menstrual pelas escolas estaduais. O recurso será alocado por meio do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Pesquisas já mostraram que a pobreza menstrual, ou seja, a escassez de recursos para cuidados íntimos durante a menstruação, afasta as meninas dos estudos.
TerraEnquanto necessidade humana básica, a comunicação nos acompanha desde os primórdios, sendo essencial em diversos contextos, como na expressão de sentimentos, na construção de relacionamentos e na troca de conhecimentos. No ambiente escolar, ela é peça fundamental para gerar confiança e agregar valor à instituição.
Escolas ExponenciaisAs leis e regras educacionais preveem atendimentos específicos para AH/SD, mas nem sempre isso ocorre.
O Brasil tem 24.424 estudantes considerados com altas habilidades/superdotação. Mas o número poderia ser maior, com identificação dos casos e notificação ao governo.
(...) Todos os anos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) repassa recursos a estados e municípios para a construção de edificações escolares como essas, voltadas para a melhoria do ensino público brasileiro. No entanto, muitas dessas obras têm início, mas não chegam a ser concluídas dentro do prazo de vigência dos termos de compromisso firmados entre a autarquia e os entes federativos.
Para modificar esse quadro e poder entregar esses espaços educativos à população, o FNDE estabeleceu regras que permitem a repactuação de termos de compromisso já vencidos e a consequente retomada dessas construções. Essas diretrizes estão dispostas na Resolução n° 3/2021, aprovada em abril deste ano.
A Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (10), o Projeto de Lei 6435/19, que reserva 10% das bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para os idosos (60 anos ou mais) com renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos. O PL 6435/19 ainda será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
CâmaraDois professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) depõem na sede da Polícia Federal nesta segunda-feira (14), após serem denunciados e intimados em um processo que apura suposto uso de violência para coagir o voto de um grupo de alunos. Além dos docentes, estudantes da universidade também deverão prestar esclarecimentos.
G1Em outubro do ano passado, um estudo chamado Youth Barometer (algo como Termômetro da Juventude, em tradução livre) mostrou que o otimismo dos brasileiros com idades entre 16 e 25 anos está no menor patamar da última década. A pesquisa foi feita pelo banco Credit Suisse e ouviu mil pessoas em países como Estados Unidos, Suíça e Singapura.
Correio BrazilienseUm menino de 11 anos foi rechaçado em um grupo de WhatsApp da escola após sugerir para os colegas que a turma fizesse um trabalho com tema LGBT, em acordo com a celebração do mês do Orgulho LGBT, que acontece anualmente em junho. Segundo a irmã do menino, Danielle Cristina, a família registrou um boletim de ocorrência.
Uol