Receba gratuitamente as notícias por e-mail. Clique AQUI
Postagens antigas AQUI
Pesquisar neste site:
O relatório de pesquisa Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias fala por si mesmo. Quatro aspectos que merecem profundas e rápidas respostas dos governos municipais e estaduais: todos querem voltar às aulas, apesar do medo da contaminação; apesar do enorme esforço da maioria das redes de ensino, prevalecem o amadorismo e o improviso; é pobre o nível de soluções que vêm sendo contempladas; o risco da evasão.
VejaCom o ensino remoto, a interação aluno-professor deixou de existir em tempo real e ficou por conta da mediação da família
As informações qualitativas da segunda fase da pesquisa, ainda em andamento, apontam que, para 71,58% das professoras entrevistadas (90% da amostra da pesquisa são mulheres), a sala de aula na pandemia se reduz à tela de um celular com formação de turmas no WhatsApp.
Em 2021, enquanto 18 redes estaduais tiveram até agora 100% das aulas de forma remota, todas as particulares já foram autorizadas a passar para algum formato híbrido, no qual pelo menos parte das atividades é feita dentro da escola. E apenas duas delas foram vetadas de aulas presenciais por mais de 50% dos dias letivos: Rio Grande do Norte (55%) e Bahia (53%).
ExtraUma cartilha Elaborada pela equipe técnica do Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e em parceria Mauricio de Sousa Produções, visa auxiliar as escola na didática do retorno às aulas presenciais em todo o país.
O arquivo, nomeado “Cuidados na Escola“, traz os personagens da Turma da Mônica esclarecendo os protocolos necessários para uma volta às aulas presenciais de forma mais segura.
Indo de desencontro à opinião do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), a Secretaria Municipal de Educação anunciou o retorno presencial de mais 20 escolas a partir desta terça-feira (29) na cidade do Rio. Com esta abertura, serão 1.522 unidades municipais e mais 5.887 alunos com aulas aplicadas diretamente pelos professores. O ensino presencial é opcional, ficando a decisão da escolha da modalidade de ensino a cargo de alunos, pais e responsáveis.
O DiaMais de um ano fora das salas de aula e, agora, com uma a primeira dose da vacina contra a Covid-19 aplicada em parte dos profissionais da educação, a rede pública municipal de Fortaleza vive uma expectativa de retorno presencial. Julho é o mês de férias e a Secretaria Municipal de Educação (SME) ainda não divulgou a data da volta às escolas, mas diz que, do total das 581 unidades analisadas e que passaram por adaptação da estrutura, 538, o equivalente a 92%, estão aptas a receber alunos e profissionais.
Diário do NordesteDepois de mais de um ano com aulas remotas por causa da pandemia de covid-19, alunos e professores das escolas municipais de Recife terão internet custeada pela prefeitura. Além de acesso a dados móveis, os estudantes vão receber tablets. Já os docentes não ganharão equipamentos. O Educa Recife, novo programa de ensino híbrido da rede municipal de ensino, foi lançado na manhã desta segunda-feira (28) pelo prefeito João Campos.
JCDos 141 municípios do Estado, apenas 12 não possuem problemas de infraestrutura em nenhuma escola municipal e 13 em nenhuma estadual.
Os dados fazem parte do levantamento sobre a infraestrutura das escolas de educação básica no Brasil, realizado pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) com base no Censo Escolar da Educação Básica 2020 – INEP/MEC.
Deep Learning é um termo cada vez mais falado e que promete revolucionar nossa vida fora e dentro da escola.
Essa tecnologia ajuda – e muito – a aprender o comportamento dos alunos de forma personalizada, de forma muito mais complexa e profunda. (...) Um dos exemplos práticos do uso do Deep Learning nas escolas é a prova online.
Mapeamento realizado por Hundred e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) destaca 15 projetos inovadores na América Latina
Em um momento crítico para a educação no qual gestores escolares e formuladores de políticas públicas se perguntam como reinventar a escola após a pandemia de Covid-19, um novo estudo realizado pelo site Hundred e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) destaca projetos inovadores que podem inspirar e ajudar na busca por respostas. Dois deles foram identificados aqui mesmo no Brasil. Caixa de Ferramentas Jovem e também o De Criança para Criança ganharam destaque como inovadores para o desenvolvimento de habilidades para o século 21.
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) deverá ser ampliado e ser implantado em 216 escolas de todo o país até 2023. É a expectativa do Ministério da Educação (MEC).
O programa, que é uma parceria entre os ministérios da Educação e da Defesa, está em fase de implantação em 74 instituições de ensino. No ano passado, ele foi introduzido em 53 escolas.
Participantes de audiência pública realizada nesta segunda-feira (28) na Comissão de Educação da Câmara afirmaram que os professores e demais profissionais da área podem perder a condição de servidores estáveis, caso a reforma administrativa (PEC 32/20) seja aprovada. Segundo o especialista em políticas públicas e gestão governamental Rogério da Veiga, alguns deputados consideram que somente seriam consideradas carreiras típicas de Estado as que não tivessem similar na iniciativa privada. Pela reforma, apenas as carreiras típicas, que serão regulamentadas em lei posterior, é que continuarão com a estabilidade.
CâmaraNecessidade de máscara e limitação a acompanhamento próximo são obstáculo, diz psicólogo. Transtorno de origem neurobiológica atinge de 5% a 17% da população mundial.
Diante da dificuldade de aprendizado, a aversão é um comportamento comum. De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o aluno com o transtorno, principalmente durante a alfabetização, tende a evitar ou a reduzir sua experiência de leitura, atitude que interfere no enriquecimento do vocabulário e na aquisição de novos conhecimentos em geral.
A Comissão Externa da Câmara dos Deputados destinada a acompanhar políticas públicas voltadas à primeira infância promove audiência pública nesta terça-feira (29) para debater o PL 6139/19, que altera a Lei Diretrizes e Bases da Educação e institui a ciber disciplina no currículo escolar como uma forma de combate e prevenção aos casos de pedofilia e exploração sexual de menores na internet.
CâmaraO Ministério da Educação (MEC) publicou nesta segunda-feira (28) no Diário Oficial da União, os editais com datas e regras para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).
Os candidatos que fizeram o Enem 2020, em janeiro último, poderão usar as notas pela primeira vez. Isso porque, na seleção do 1º semestre desses processos, foram aceitas notas de edições anteriores.
Em suas redes sociais, a escola pernambucana Eccoprime diz que as crianças estão sendo atacadas e que a empresa de fast-food procura promover uma "reeducação sexual"
A escola Eccoprime, que de acordo com o seu site oficial “visa instruir os seus alunos com uma visão cristã, conduzindo-os a enxergarem o mundo através de uma perspectiva bíblica”, fez uma postagem em seu Instagram comercial com os dizeres “Nossas crianças estão sob ataque” junto à imagem de uma criança vestido com as roupas do Burger King e as listras coloridas da bandeira LGBT+.