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Apenas três estados deixaram para setembro volta presencial de parte dos alunos; vacina de professores impulsiona a retomada
Estudantes retomam as aulas nesta segunda-feira (2) de maneira escalonada em praticamente todo país, de acordo com monitoramento realizado pelo Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação) apenas Acre, Paraíba e Roraima devem ter o ensino híbrido a partir de setembro. A medida é impulsionada pelo avanço da vacinação dos professores e pela queda dos números da pandemia de covid-19.
Quando a campainha soar inaugurando o novo semestre letivo, alunos enfrentarão o imenso desafio de retomar o hábito do estudo, castigado pela distância, e professores terão de lidar com as lacunas de aprendizado aprofundadas neste longo período de incertezas. Para uma parcela dos 47,1 milhões de crianças e adolescentes que retornam ao batente escolar depois de um ano e meio — em moldes próximos aos pré-pandêmicos — este é também um momento sensível sob o ângulo psicológico: há muita gente ansiosa e estressada pela turbulência, que precisará de um tempo para despressurizar.
VejaA adaptação ao ensino remoto não foi a única dificuldade que os pais com filhos em idade escolar enfrentaram durante o período em que as escolas permaneceram fechadas. A concorrência com telas e dispositivos eletrônicos fez parte da rotina das famílias que penavam para convencer os filhos a manterem o hábito dos estudos, mesmo longe dos professores.
VejaPesquisa feita pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo) e o Instituto Vox Populi aponta que 84,1% dos alunos do ensino médio nas escolas públicas dizem que estudam menos horas no ensino remoto do que nas aulas presenciais.
UolPesquisa feita pela startup Quero Educação com escolas públicas e privadas em todo o país mostrou que 93% dos profissionais do segmento no Brasil já tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.
VejaAo todo, foram registradas 756 mortes de profissionais de educação na capital paulista desde o início da epidemia —sendo que 429, isto é, 57% delas ocorreram nos primeiros seis meses deste ano.
As mortes entre profissionais da educação idosos, por sua vez, está em queda. Se no ano passado elas representavam 74% das vítimas da Covid-19 entre o grupo, neste ano o índice caiu para 53,6%.
No Brasil não tem ainda diretrizes claras em relação à maneira como o tema deve ser tratado em sala de aula
Apesar das evidências, dos estudos e das recomendações de autoridades sobre a efetividade do conhecimento para a proteção da infância – seja contra abusos ou contra outras intercorrências, como a gravidez não planejada na adolescência e a contração de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) –, falar em sexo e em sexualidade na instrução formal ou doméstica, mesmo que indiretamente, é ainda um tema espinhoso no Brasil.
Meninos em uma quadra, meninas em outra. Meninos jogam futebol, meninas jogam queimada. Ou vôlei. Meninos contra meninas? Certeza que elas vão perder. Time misto? A menina é sempre a última a ser escolhida. Situações do tipo acontecem quase que diariamente em alguma escola do Brasil. Ou do mundo. Isso porque, apesar de extremamente importante, a aula de educação física tem o poder de nos convencer de machismos que nos são imposto desde que nascemos e, mais tarde, quando somos colocadas para fazer nossas primeiras atividades físicas. Geralmente, ballet clássico ou algum tipo de dança. O quê?! Artes marciais? Skate? São “esportes de meninos, muito masculinos!”.
CaprichoRedes de ensino estão se organizando num movimento inverso agora e, ao invés de uma preparação para permanecer em casa, há uma preparação para receber os estudantes que vão chegar. No entanto, é importante salientar que o período de pandemia e de aulas em um esquema de ensino remoto ou à distância, deixou alguns ensinamentos e aprendizados que podem ser levados para essa nova fase.
PorvirO Projeto-Piloto Robótica Espacial, é uma inciativa da UnB (Universidade de Brasília) em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira) e financiada pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação).
Durante as etapas do curso, os alunos passam por reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliação progressiva. Todo esse processo é coordenado pela escola que aderiu ao projeto, na figura de um professor que terá a liderança durante todo o processo de aprendizagem.
A proporção de pais com filhos matriculados na rede particular em São Paulo caiu nove pontos percentuais de 2020 para 2021, de acordo com pesquisa Datafolha —de 22% para 13% dos entrevistados. O empobrecimento das famílias depois de praticamente um ano e meio de pandemia é o principal motivo por trás da mudança.
Folha de São PauloReforma do ensino médio vai chegar a 900 mil estudantes da rede estadual de SP em 2022. De um lado, especialistas acreditam que curso técnico de baixa qualidade não garante emprego e dificulta mais o acesso às universidades e aumenta desigualdade. De outro, especialistas afirmam que conteúdo é dado de forma aplicada nos cursos e que ajudam alunos a se descobrirem profissionalmente.
G1Governo informa que quantidade de livros adquiridos estão dentro do planejamento e com base no Censo Escolar
"As aulas serão retomadas, mas estudantes do ensino médio não terão livros", afirma Ângelo Xavier, presidente da Abrelivros (Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional). Segundo a entidade, os atrasos no MEC (Ministério da Educação) devido a questões orçamentárias tem prejudicado a oferta de livros didáticos aos estudantes.
Passados mais de 15 meses desde o primeiro caso da covid-19 no Brasil e da consequente reviravolta no mundo da Educação, precisamos ter algumas questões em mente. A primeira é que é cada vez mais urgente a tomada de decisões por parte de gestores escolares e educadores, pondo em prática algumas ações que podem fazer toda a diferença entre perder ou não toda uma geração de estudantes.
Nova EscolaCom avanço da vacinação e a queda nos índices epidemiológicos relacionados à Covid-19, o Governo do Ceará quer intensificar as ações de retomada econômica. Com foco na aceleração do processo de transformação digital, Estado planeja investir em serviços remotos, como formação educacional e serviços de telemedicina no pós-pandemia.
O PovoMaiores unidades particulares de SP receberão até 100% dos estudantes, enquanto rede pública terá 50%
A situação reforça as disparidades que marcam a educação na pandemia no Brasil, um dos países que teve escolas fechadas por mais tempo no mundo. Desde a chegada do coronavírus, alunos mais pobres têm tido menos acesso ao ensino remoto e menos oportunidades de voltar à sala de aula.
O Ministério Público do Estado de São Paulo instaurou um inquérito nesta quinta-feira, 29, para investigar a eficiência da política de cotas raciais na Universidade de São Paulo (USP). Maior instituição de ensino superior do País, a USP reserva vagas para alunos pretos, pardos e indígenas desde 2017. Nos últimos anos, porém, tem crescido o número de denúncias de que as vagas são fraudadas por candidatos brancos.
TerraSem orçamento para um exame maior e pressionado para que a edição de 2021 não fosse adiada, o ministro Milton Ribeiro, do MEC (Ministério da Educação), conseguiu uma redução recorde das inscrições.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano teve 3,1 milhões de confirmados, após o pagamento da taxa de inscrição. É o menor número desde 2005, ou o equivalente a 53% menos inscrições do que em 2020.
(...) O relato de Márcia Maia coincide com o de estudantes, professores, ativistas e especialistas em educação ouvidos pela BBC News Brasil a respeito de uma perigosa desconexão dos jovens com a escola e com o Enem — e uma aparente descrença, entre uma parcela crescente dos estudantes, no poder dos estudos como forma de ascensão social.
BBCA educação básica é um setor que movimenta cerca de R$ 80 bilhões ao ano. De olho nesse mercado lucrativo, grupos empresariais do ramo educacional, iniciaram 2021 com estratégias de aquisição de novas escolas, com o objetivo de expandir seus negócios, tanto em volume de alunos quanto em expansão geográfica, com mais escolas no país.
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