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Após um ano e meio no ensino remoto, boa parte dos alunos e das redes de ensino pelo País retomou as aulas presenciais pela primeira vez. O avanço da vacinação e a melhora nos indicadores da covid-19 impulsionam o retorno à escola. Além dos protocolos sanitários, o desafio de colégios e gestores será lidar com classes ainda mais heterogêneas, formadas tanto por alunos que tiveram suporte para aprender quanto por aqueles que passaram longe dos cadernos na pandemia. E acolher todos os estudantes.
TerraA pesquisa "Onde e como estão as crianças e adolescentes enquanto as escolas estão fechadas?", realizada pelo Datafolha e divulgada nesta segunda-feira (2), aponta que 94% das crianças e adolescentes apresentaram mudança de comportamento durante a pandemia. Outro dado que chama a atenção: 34% dos entrevistados disseram não ter comida suficiente para a família.
R7Pesquisa do Vox Populi encomendada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) aponta que metade dos professores afirmam que trabalharam mais horas durante o ensino remoto, enquanto 80% dos estudantes alegaram que estudaram por menos tempo do que antes da pandemia.
O GloboSó no sistema estadual de ensino, foram mais de 27 mil novas matrículas oriundas da rede privada. Já as unidades do município do Rio receberam cerca de 21 mil estudantes do segmento. Uma mudança, associada à recessão econômica, que preocupa educadores. Especialistas ouvidos pelo GLOBO alertam que a resposta educacional à Covid-19 deve ser rápida e eficaz, sob o risco de um recuo ainda maior do progresso duramente conquistado nos últimos anos.
iGA atual coordenadora do Centro de Inovação da Educação Básica de SP, Débora Garofalo, defendeu hoje a volta às aulas presenciais na rede estadual de ensino, dizendo que houve planejamento do governo de São Paulo para um retorno seguro para estudantes e professores.
UolSe o domínio do inglês é um grande diferencial na formação há décadas, o conhecimento dos códigos de computação fará a diferença no currículo nos próximos anos. Por isso, o ensino de programação para crianças tem ganhado cada vez mais destaque.
MSNEstados e municípios diminuíram despesas com educação em 2020, durante a pandemia de covid-19. Mesmo com escolas fechadas, o ano passado foi considerado por especialistas o mais crítico para o ensino no mundo todo, o que demandaria investimentos em novas formas de ensinar, conectividade e infraestrutura das escolas para o retorno. O orçamento do Ministério da Educação também foi reduzido. Os dados fazem parte do Anuário Brasileiro da Educação Básica, lançado nesta segunda-feira, 2, pelo Todos pela Educação e pela Editora Moderna.
O Estado de São PauloO Brasil teve uma queda de 9% nas matrículas de tempo integral na educação básica do ano passado em comparação com 2019. O ensino fundamental 2 concentrou a maior diminuição, segundo dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020.
UolComo as novas regras foram aprovadas há quatro anos, boa parte das unidades da federação afirmam estar se preparando adequadamente para a adoção do novo currículo – mesmo antes da portaria do Ministério da Educação que detalhou o cronograma.
"A parte de infraestrutura é, de fato, o que mais pesa. O ensino médio implica uma possibilidade de escolha do estudante. Nós temos alguns gargalos, que são municipios que só têm uma escola, e a escola só tem uma turma. O desafio é esse: como dar a opção do estudante fazer sua escolha neste cenário ".
Estratégia essencial para a recuperação de aprendizagem perdida na pandemia, o tempo integral (quando os alunos ficam pelo menos sete horas diárias na escola) tem diminuído no Brasil. A queda vai na direção contrária do que determina o Plano Nacional de Educação (PNE), lei que prevê como uma das metas o país ter 25% das matrículas nesse modelo a partir de 2024.
Extra(...) Estratégias como a de Campestre do Maranhão têm sido usadas por estados e municípios para conter a evasão escolar na volta às aulas presenciais, previstas para hoje em escolas públicas de todo o País. Para garantir que o maior número possível de alunos compareça, gestões têm investido também em incentivos financeiros vinculados à frequência nas aulas, reforço na alimentação e até bolsa para pais e responsáveis desempregados.
O GloboO Governo do Espírito Santo lançou, nesta segunda-feira (2), o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti).
O projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), estabelece o repasse direto aos municípios do valor de R$ 3 mil por estudante ao ano, durante um período de três anos.
A política de cotas reduziu a desigualdade no ensino superior brasileiro, ampliou o debate sobre racismo e levou diversidade até os cursos mais elitizados. Perto de completar uma década, a lei depende agora de uma revisão capaz de assegurar o processo de transformação das universidades brasileiras.
Folha de São PauloSecretários de educação de 225 cidades enviaram carta aberta à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados cobrando a aprovação do Projeto de Lei 5182/19, de autoria da deputada Luisa Canziani (PTB/PR), que prevê pauta afinada sobre os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs).
Os ADEs permitem que municípios com proximidade geográfica e semelhantes características sociais se organizem em rede para adotarem estratégias conjuntas de políticas educacionais.
O indicador definirá os percentuais mínimos da complementação Valor Aluno Ano Total (VAAT) a serem aplicados pelos municípios à educação infantil. O objetivo é que a somatória individual dos municípios atinja o percentual global de 50% dos recursos complementares da União, como estabelecido no novo Fundeb.
MECA comissão que debate as ações no enfrentamento à covid-19 no Senado recebeu hoje (2) o ministro das Comunicações Fábio Faria. Os senadores queriam ouvir do ministro as providências do governo federal para a instalação de internet nos estabelecimentos de ensino, no esforço de retorno às aulas de maneira segura. Faria afirmou que o leilão do 5G deverá atender as escolas sem acesso à internet.
EBCO Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do Curso de Graduação em Direito de maneira 100% remota na Faculdade CERS, cuja sede fica no Recife (PE). A aprovação se deu após análise feita durante os dias 19 e 20 de julho.
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