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Nos ensinos fundamental e médio, escolas ficam desobrigadas de cumprir número mínimo de dias letivos, mas devem garantir piso de 800 horas. No infantil, essa exigência também é dispensada.
As escolas de ensino básico (infantil, fundamental e médio) poderão concluir o conteúdo curricular de 2021 em 2022, segundo uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) publicada nesta sexta-feira (6) no "Diário Oficial da União".
Aula sem revezamento, crianças sem máscara no pátio, fim da quarentena preventiva para alunos vacinados. Medidas como essas, adotadas recentemente por alguns países com vacinação adiantada, permitem vislumbrar o futuro das escolas pós-pandemia.
No Brasil, porém, especialistas alertam que ainda é cedo para pensar em flexibilização diante do atual cenário epidemiológico.
Depois de um ano e meio sem ensino presencial, escolas tentam voltar à normalidade, começam a receber os alunos com cuidados redobrados e lidam com novos desafios de socialização e aprendizado pós-pandemia
IstoÉDuas escolas particulares tradicionais de São Paulo enviaram comunicados às famílias manifestando preocupação com a participação de estudantes em eventos fora do colégio. Segundo o Dante Alighieri, na região central de São Paulo, uma "grande festa" entre estudantes está marcada para o próximo fim de semana. O Bandeirantes, na mesma região, decidiu colocar em "quarentena obrigatória" alunos que participarem de um evento esportivo com bebidas alcoólicas marcado para esta sexta-feira, 6.
TerraMáscara fácil e álcool em gel são os novos itens que compõem os materiais escolares de estudantes do ensino infantil e fundamental das redes municipais de ensino do Piauí. Após a vacinação dos profissionais da educação, as Secretarias Municipais de Educação investem em uma retomada gradual das aulas presenciais observando as medidas de biossegurança contra a Covid-19.
Cidade VerdeO governo do estado determinou, nesta sexta-feira, a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede estadual da capital e de mais 55 de municípios, na próxima semana (de 9 a 13 deste mês), em razão do aumento do número de casos de Covid-19.
iGA Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vai realizar audiência pública para debater a evasão escolar na capital, situação agravada pela pandemia. Os debates serão em 26 de agosto, às 13h, conforme requerimento aprovado na última quinta-feira (5).
Informações sobre disponibilidade de equipamentos eletrônicos com acesso à internet, atendimento a alunos com deficiência auditiva nas escolas da rede municipal e ações socioambientais também serão solicitadas pelo colegiado à prefeitura.
Uma análise feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir de dados da educação brasileira ao longo de 20 anos mostrou que a combinação de desigualdades de gênero, raça e classe criam um fosso já nos anos iniciais da escolarização, dificultando o acesso à educação no país, e se perpetuando até anos depois.
O GloboNo Dia Nacional dos Profissionais da Educação, comemorado nesta sexta-feira, 6 de agosto, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca o aumento de sua qualificação e valorização. O Relatório do 3º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2020 revela considerado avanço das metas voltadas para esses profissionais.
InepIsso significa apenas 21 instituições de ensino superior em oito estados — nenhum do Sudeste — com este tipo de política afirmativa. Juntas, elas possuem 2.035 vagas disponíveis para quilombolas.
— Há diversidade na população negra, que é bastante múltipla. A população quilombola tem questões específicas e ela, concretamente, não chegou às universidades via ações afirmativas — afirma o responsável pelo estudo, Jefferson Belarmino de Freitas, pesquisador e subcoordenador do Gemaa, grupo ligado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).
Discriminadas no mercado de trabalho, as mulheres negras tiveram uma série de avanços educacionais e são hoje o grupo mais numeroso das instituições de ensino superior públicas, mostram levantamentos recentes.
Folha de São PauloTexto tem apoio da comunidade, mas há resistências relacionadas à intensificação da separação
Com a nova lei, sancionada na terça-feira (3), que atualizou a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), a educação bilíngue de surdos ganha status de modalidade própria, independente da educação especial.
Embora ainda sejam uma corrente minoritária, os defensores da abolição do Ministério da Educação fazem cada vez mais barulho - especialmente entre organizações de perfil liberal. O argumento é o de que a gestão das escolas e universidades não precisa de um comando em Brasília encarregado, dentre outras coisas, de estabelecer currículos para o ensino básico, nomear reitores de universidades e distribuir recursos entre prefeituras e governos estaduais.
Gazeta do PovoA FPME (Frente Parlamentar Mista da Educação) se posicionou de forma contrária à Medida Provisória editada pelo governo federal que retira o prazo para que a União invista R$ 3,5 bilhões para o fornecimento de internet a alunos de escolas públicas nos estados e municípios.
UolA deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) apresentou, na terça-feira (3), o projeto de lei 2650/2021, que veda a utilização de linguagem neutra em escolas públicas e particulares de todo o país. A proposta adiciona ao artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional (LDB) o seguinte trecho: “Fica vedada às escolas públicas e privadas a utilização de linguagem neutra em todos os seus materiais didáticos e documentos oficiais”.
Gazeta do PovoO evento online e gratuito reúne mais de 75 mil alunos dos anos finais do ensino fundamental. A Olimpíada Nacional Jovens Gênios 2021 é a maior competição multidisciplinar da América Latina das escolas públicas e particulares.
R7Em paralelo ao avanço científico e aos novos moldes adotados pelo mercado de trabalho, o desenvolvimento tecnológico também se tornou consequência direta da pandemia de covid-19 no setor de educação. A adaptação ao ensino digital e adoção de novos modelos de aprendizado remoto já deram origem a quase 400 startups de educação no país, mostra pesquisa da Liga Ventures em parceria com a edtech Qconcursos e a consultoria PwC. A inovação abre um mundo de oportunidades para empresas dos mais variados setores.
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