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O retorno às aulas presenciais na rede pública do Distrito Federal teve a última etapa concluída nesta segunda-feira (30), com a volta dos 13 centros de ensino especiais. Ao todo, 2.476 estudantes voltam de forma escalonada.
Segundo especialistas, o retorno às atividades presenciais para os alunos da Educação Especial é importante, principalmente por causa da socialização. Os cuidados com a pandemia da Covid-19 foram redobrados nas escolas, principalmente por se tratar de um grupo onde muitos têm comorbidades.
Estudo detalhado concluiu que a variante se propaga facilmente de um professor não vacinado para os alunos, e em alguns casos, suas famílias
O estudo bastante detalhado, divulgado num momento em que as instituições de ensino em todo o país foram reabertas, deve intensificar o debate sobre a vacinação nas escolas. Uma série de distritos escolares, incluindo a cidade de Nova York, já anunciou a obrigatoriedade de professores e funcionários das escolas se vacinarem.
A educação do futuro estará intimamente ligada com a tecnologia, com o ensino híbrido, a personalização do ensino, a digitalização, os estudos “mão na massa” e os jogos digitais.
ND+A educação híbrida pode ajudar na recuperação da aprendizagem na volta às aulas presenciais ao permitir que o professor diversifique os tempos, espaços e metodologias usadas no processo. Para isso, ele precisa ter um mapeamento para diferenciar o que pode fazer em cada momento a partir do que definiu como essencial.
PorvirUm projeto desenvolvido pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP), em parceria com escolas públicas de ensino fundamental e médio, tem contribuído para a formação de estudantes mais preparados por meio de atividades que desafiam os jovens a resolverem situações-problema em classe.
Professores da rede estadual aplicam nas aulas uma estratégia de ensino chamada “Abordagem Investigativa”, na qual os alunos assumem o protagonismo e aprendem fazendo. Depois de trabalharem conceitos teóricos em livros e apostilas, como é comum no ensino tradicional, os alunos vão para a prática.
Em audiência pública nesta segunda-feira (30) na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), senadores cobraram que a implementação da tecnologia 5G no Brasil venha acompanhada de investimentos na área da educação. O leilão do 5G está previsto para outubro.
SenadoAs recentes falas do ministro da Educação de que a “universidade deve ser para poucos” e que “alunos com deficiência atrapalham” são absurdas, mas, infelizmente elas encontram forte ressonância no próprio corpo acadêmico das principais universidades do Brasil, entre elas, a USP (Universidade de São Paulo).
FórumDirigentes municipais e estaduais de Educação chamaram a atenção para o possível atraso na definição dos critérios para repassar os valores do novo Fundeb – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – para estados e municípios a partir de 2022. O tema foi debatido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (30).
SurgiuA Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH) aprovou nesta segunda-feira (30) projeto que torna obrigatória a oferta de ensino da língua brasileira de sinais (Libras) em todas as etapas e modalidades da educação básica.
SenadoO Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar nesta semana um pedido de nove partidos e quatro entidades para suspender restrições à concessão de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
G1Ao contrário do que acha o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o país precisa de mais jovens nas universidades. É o que sustentam representantes de instituições que defendem, fomentam e dão suporte à educação. Em encontro realizado na cidade de Nova Odessa (SP), Ribeiro disse que não adianta ter diploma "porque não tem emprego".
Correio BrazilienseA tecnologia deve servir à aprendizagem, não ao nosso fetiche por inovação
Quando a pandemia começou e as escolas fecharam, a palavra de ordem era a de que finalmente a escola se renderia à tecnologia. O Brasil tinha mais celulares do que habitantes, os alunos já estavam cheios das aulas tradicionais e iriam aprender pelo celular. Meses depois, virou senso comum a urgência de reabrir as escolas. Agora, o remédio para todos os males da educação é o ensino híbrido. De panaceia em panaceia, perdemos chances preciosas de investir na escola e na formação dos professores.
Materiais didáticos desenvolvidos por editora brasileiras têm se destacado e recebido premiações do ELTons Award, concurso mundial feito pelo British Council (organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais), que há 19 anos reconhece a inovação em ensino de língua inglesa.
PorvirA chegada ao País do grupo chileno Vitamina marca uma nova etapa no mercado da educação privada brasileira. Depois do ensino superior, médio e fundamental, os negócios agora se voltam para o atendimento de crianças de 0 a 5 anos. Desde 2020, o grupo já comprou 29 escolas de educação infantil em São Paulo e deve chegar a 40 nas próximas semanas.
O Estado de São PauloA China proibiu, nesta segunda-feira (30), testes escritos para crianças de seis e sete anos, como parte de uma ampla reforma de seu sistema educacional para aliviar a pressão sobre pais e alunos e pais em sua escolas altamente competitivas.
R7