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Vídeo mostra alunos dançando, aglomerados e sem máscara no pátio de escola estadual.
Por meio de nota divulgada nesta terça-feira (14), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto informou que instaurou um procedimento administrativo e afastou a equipe gestora da instituição.
(...) A situação dela é um dos desafios que educadores de escolas públicas nas periferias têm vivido com a volta das aulas. Desde agosto, já é permitido que as escolas públicas estaduais recebam 100% dos estudantes, mas ainda não é obrigatório.
Professores relatam receio apesar do avanço da vacinação. Dificuldades para garantir o distanciamento e uso de máscara pelas crianças se misturam com a falta de infraestrutura de algumas escolas e o protocolo para manter as aulas seguras.
Segundo o educador e escritor finlandês Pasi Sahlberg, que proferiu a primeira palestra do encontro, a pandemia precipitou uma mudança de paradigma na educação, saindo de um modelo que já estava em crise e passando para um mundo de incertezas, tema central de sua conferência.
O GloboAinda pouco explorada no Brasil, a educação híbrida, antes tida como o "futuro" da área, tornou-se uma urgência presente. Em ambiente pandêmico, a retomada das aulas presenciais será adaptada ao novo momento. Para isso, educadores apontam que é preciso cautela antes de apostar em soluções tecnológicas mágicas e indicam a necessidade de se promover infraestrutura das redes de ensino e investir na assistência aos professores.
Extra(...) Vemos, assim, uma concepção de criança como um sujeito histórico e de direitos (com destaque para os seis direitos de aprendizagem previstos na Base: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se); como um sujeito inserido socialmente; e como um sujeito de múltiplas linguagens, capacidades e formas de se expressar, com um modo próprio de aprender e de se relacionar com o mundo e com as pessoas.
Por isso, quando falamos em protagonismo infantil, estamos falando em todas essas possibilidades, algo que vai muito além de meramente organizar um espaço para que manipulem objetos e respondam "sim" ou "não" para as proposições dos adultos.
(...) Trabalhar a autonomia dos estudantes e promover o desenvolvimento de habilidades de forma criativo é algo previsto nas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Ao sugerir a criação de uma máquina de fazer pintinhos, o estudante trouxe como repertório algo do seu cotidiano, fortalecendo a ideia de que o aprendizado pode reunir referências vindas de diversos lugares, não somente dos livros didáticos. Quando se pensa em criatividade em sala de aula, é válido destacar que essa não é uma habilidade inata como possivelmente muitos podem entender.
Porvir(...) A realidade da adolescente paulistana reflete o abismo digital entre ricos e pobres no País, uma realidade que serve de espelho para as diferenças socioeconômicas entre a baixa e a alta renda. Um estudo realizado pela consultoria PwC, em parceria com o Instituto Locomotiva, mostra que, se as classes mais pobres tivessem o mesmo patamar de acesso à web disponível para as mais altas, sua renda poderia dar um salto de 15,3%.
Estado de MinasO decreto que altera a política pública de ensino para crianças com deficiência, ao propor a separação dos alunos em salas e escolas especializadas, tem sido alvo de críticas de especialistas e estudiosos em educação inclusiva. Entre eles, está Claudia Werneck. Fundadora da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, a empreendedora e ativista em direitos humanos ressalta o caráter “segregador e excludente” dessa política.
PorvirA Câmara de Vitória aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (14), os Projetos de Lei nº 155/2021 e 157/2021, de autoria do Executivo, que criam os cargos de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de professor de Educação Especial. Aprovados, as duas propostas seguirão para sanção do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos).
Século DiárioO Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 4968/2019 que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes dos ensinos fundamental e médio, mulheres em situação de vulnerabilidade e detidas. A proposta agora vai para sanção do presidente.
Correio BrazilienseAlém de investimentos, a medida também facilita a assistência técnica a escolas da rede pública de ensino
Nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei 539/2021, que simplifica a assistência técnica e investimentos estaduais na educação pública, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) . O PL, de autoria do Executivo, beneficia profissionais da área, alunos com necessidades especiais e municípios com estudantes mais vulneráveis.
Com o objetivo de consolidar a legislação sobre a aplicação do orçamento do Estado do Rio na manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (14/09), em discussão única, o projeto de lei 4.512/21, consolidando uma série de normas para o cálculo do percentual mínimo de investimento em Educação. A medida, de autoria original do deputado Luiz Paulo (Cidadania), seguirá para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
Diário do ValeO governador Ronaldo Caiado sancionou a Lei n.º 21.085 que reajusta o vencimento dos professores, agentes administrativos educacionais e do pessoal contratado temporariamente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e também autoriza a criação do Auxílio-Aprimoramento Continuado, no valor de R$ 500 para a categoria. A norma foi publicada na noite desta segunda-feira (13/09), no Suplemento do Diário Oficial do Estado de Goiás.
Agência Cora CoralinaEspecialistas defendem uso do novo Fundeb para triplicar número de matriculados no ensino profissional e técnico até 2024
O número de matrículas na educação profissional e técnica cresceu nos últimos anos no Brasil, mas ainda apenas 8% dos estudantes estão nessa modalidade de ensino – número que alcança 46% na União Europeia e 40% nos países que fazem parte na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A meta 11 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) prevê triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando pelo menos 50% da expansão no segmento público.
Embora a maioria das crianças estivesse ávida por retornar à escola para brincar com amigos e encontrar professores, há ainda uma parcela com dificuldades nesse retorno
O que os pais podem fazer? Como apoiar essas crianças e encorajá-las a retornar? Para falar sobre esse tema, o Estadão realiza nesta terça-feira, 14, uma live com a psicóloga e colunista Rosely Sayão.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançaram, nesta terça-feira, 14 de setembro, o livro “Custo Aluno Qualidade (CAQ): contribuições conceituais e metodológicas”. A publicação reúne os principais estudos e pesquisas sobre o investimento mínimo necessário por estudante, para que as redes de ensino possam ofertar uma educação básica de qualidade no Brasil.
InepO curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), disponibilizado pela Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), alcançou o marco de 5,8 milhões de acessos. Até o momento, o líder do ranking de cursos mais acessados da plataforma era o curso Práticas de Alfabetização, também da Sealf.
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