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Relatório apresenta panorama dos sistemas educacionais do Brasil e de 45 países-membros e parceiros da OCDE. Inep é responsável pelo EaG no País
Na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro, às 6h (horário de Brasília), a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez o lançamento internacional da publicação Education at a Glance (EaG) 2021, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a divulgação nacional do relatório em seu portal. O relatório anual reúne estatísticas educacionais do Brasil e de outros 45 países-membros e parceiros da OCDE.
Mais de dois terços das nações elevaram orçamento da área para reduzir prejuízos no aprendizado
O Brasil está entre a minoria dos países do mundo que não aumentaram os recursos em educação durante a pandemia para reduzir os prejuízos de aprendizagem e lidar com os novos desafios surgidos no período.
A taxa de jovens brasileiros que não estudam nem trabalham, a chamada "geração nem-nem", é o dobro da de países ricos. Em 2020, 35,9% dos adultos de 18 a 24 anos no Brasil não estavam nem na escola nem empregados, aponta um relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta quinta-feira, 16. O índice de desemprego de adultos entre 25 e 34 anos que não concluíram o ensino médio também cresceu acima da média no Brasil.
TerraO Brasil foi o país que mais tempo manteve fechados os colégios para as crianças mais novas durante a pandemia em 2020. É o que mostra um relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta quinta-feira, 16. Foram 178 dias sem aulas presenciais na pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental no ano passado, o triplo de tempo na comparação com a média dos países mais ricos.
TerraO piso salarial dos professores brasileiros nos anos finais do ensino fundamental é o mais baixo entre 40 países avaliados em um estudo da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado nesta quinta-feira, 16. Os rendimentos dos docentes brasileiros no início da carreira são menores do que os de professores em países como México, Colômbia e Chile.
TerraA renda e a posição socioeconômica têm grande influência sobre a capacidade de leitura e aprendizado dos jovens - e essa desigualdade é mais acentuada no Brasil do que em grande parte do mundo, aponta a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em seu relatório Education at Glance, divulgado nesta quinta-feira (16/9).
BBCHelena Rinaldi Rosa comenta o Projeto de Lei 292/21 que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Suporte Emocional para Crianças e Adolescentes nas escolas públicas do Estado de São Paulo
O Projeto de Lei 292/21, de autoria da deputada Patrícia Bezerra (PSDB), aprovado pela Assembleia Legislativa, autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Suporte Emocional para Crianças e Adolescentes nas escolas públicas do Estado de São Paulo, vinculadas à Secretaria de Estado da Educação. O objetivo da proposta é priorizar e garantir o atendimento junto à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para adolescentes e crianças que sofrem de transtornos mentais consequentes da pandemia da covid-19.
As aulas presenciais na escola Le Petit Galois da 908 Sul foram suspensas a partir desta terça-feira (15/9), até o próximo dia 29, depois que foi detectado um surto de coronavírus entre os alunos. A medida vale para todas as turmas do primeiro ciclo do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Os matriculados na educação infantil da mesma unidade seguem com as atividades mantidas, uma vez que têm aulas em prédios diferentes.
Correio BrazilienseSegundo o relato de dois professores, um pai e uma mãe ouvidos pelo Agora, da Folha de S.Paulo, pelo menos cinco alunos testaram positivo para a doença na última semana e há a suspeita de outros casos. Os docentes e as famílias dos alunos revelam preocupação e reclamam de falta de atitude da direção da escola.
MSNA universidade alega que não há legislação em Minas para vacinação obrigatória de professores e funcionários contra covid-19
Segundo o plano para o retorno presencial da instituição, está autorizada a ocupação de até 40% de cada espaço físico, guardado o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas. Além disso, as medidas de prevenção contra a COVID-19 devem continuar sendo seguidas, como uso obrigatório de máscaras, por exemplo.
Uma ideia debatida nos últimos 25 anos começará a sair do papel no início de 2022: uma revolução no formato do ensino médio, a maior mudança desde 1971. No entanto, a apenas quatro meses do início do novo modelo, professores e escolas seguem no escuro, sem orientações e com caminhos a seguir indefinidos. Para especialistas, há problemas para se implementar a proposta pedagógica.
O GloboDocentes da rede pública relatam como salários baixos e falta de reconhecimento e recursos dificultam seu trabalho e os fazem pensar em desistir. Ainda mais esgotados na pandemia, eles pedem respeito e valorização.
Todos os professores ouvidos começaram animados e por um ideal, mas, infelizmente, durante suas trajetórias profissionais, a maioria encontrou uma quantidade significativa de razões para pensar em desistir. "Penso em desistir com uma frequência maior do que gostaria, sobretudo desde o início da pandemia." A razão que leva Letícia, professora do Mato Grosso, a pensar nisso tem relação com os grandes desafios que docentes encontram: desvalorização salarial, o não reconhecimento da importância da profissão e a falta de recursos estruturais para fazerem um trabalho que seja de qualidade e, principalmente, atrativo para os alunos.
O Senado aprovou nesta quarta-feira (15), em primeiro turno, o texto-base de uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impede a aplicação de punição civil, administrativa ou criminal a gestores locais que não apliquem, em 2020 e 2021, o mínimo previsto na Constituição para manutenção e desenvolvimento do Senado.
A Constituição diz que estados, DF e municípios devem aplicar, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino.
Nesta quinta-feira (16), às 16h, o Plenário do Senado deve analisar o PL 486/2021, que desvincula, durante a pandemia, a vigência de normas excepcionais sobre o ensino do decreto de calamidade pública que perdeu a vigência no fim do ano passado. A matéria, já aprovada na Câmara, é da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) e visa dar segurança jurídica aos secretários de Educação para aplicarem as normas neste ano.
SenadoO vereador Klaus Araújo (Solidariedade) protocolou na Câmara de Natal um projeto de lei que institui a criação do programa “Voucher Educação”. O objetivo é oferecer vagas para crianças na rede particular de ensino, mediante parceria pública privada no âmbito municipal.
Agora RNA Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou em terceira votação, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei que institui o ensino domiciliar (prática conhecida como "homeschooling") para a educação básica no estado. Na segunda-feira, o texto segue para aprovação final e depois será enviado para sanção do governador.
G1Alexandre Bastos Peixoto ocupava a função no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 14 de maio, depois de ser convidado pelo presidente da autarquia, Danilo Dupas Ribeiro.
G1Os deputados também questionam a atuação recente do governo na indicação dos reitores
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) a convocação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, para dar explicações sobre a criação de dez Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes) e a atuação recente do governo na indicação dos reitores.
O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) promove amanhã (17/09) a mesa-redonda on-line “A Robótica está Chegando na Escola, no Hospital... na nossa Casa! Estamos Preparados?”.
Fapesp