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Busca ativa, acolhimento e tutoria são algumas das estratégias possíveis para enfrentar essas questões, que foram agravadas durante a pandemia
Um estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), apontou que mais de 5,1 milhões de crianças de 6 a 17 anos ficaram sem frequentar a escola ou receber atividades a distância ao longo de 2020. “Esse número representa um risco de regredir 20 anos no acesso à educação no país”, afirma Júlia Medeiros Netto Ribeiro, oficial de Educação do Unicef no Brasil. Ela aponta que questões socioeconômicas, de gênero e raça são fatores relevantes para se observar em torno do tema.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deverá ajudar as escolas de todo o país a recuperar os atrasos na aprendizagem causados pela pandemia de covid-19. A BNCC define o mínimo que deve ser ensinado tanto nas instituições públicas quanto nos estabelecimentos privados de todo o país.
EBCAinda é cedo para avaliar a retomada nova iorquina, mas é possível tirar lições do restante do país. Afinal, Nova York não foi a primeira cidade ou estado americano a permitir o retorno 100% do ensino presencial. Na verdade, há locais onde o ensino é totalmente presencial há várias semanas.
Os dados mostram que as reaberturas de escolas tendem a ter um bom desempenho (ou seja, não registrar surtos) em áreas com altas taxas de vacinação, de acordo com o jornal The New York Times.
Elas podem contribuir com práticas em diversos contextos – remoto, presencial e semipresencial –, em realidades com muita ou pouca tecnologia digital
Na busca por meios para manter as crianças e os adolescentes engajados e favorecer a aprendizagem no ensino remoto e semipresencial, as estratégias de aulas ativas ganharam destaque. Elas dizem respeito a propostas pedagógicas em que o aluno tem um papel mais ativo na sua aprendizagem, sendo protagonista da construção do seu conhecimento. Permitem que estudantes aprendam de diferentes formas, maior independência do professor para realizar atividades e a personalização do ensino, o que pode ser especialmente útil para turmas com estudantes em diferentes níveis de aprendizagem e currículos que precisaram ser adaptados.
Para especialistas, é da natureza da pedagogia freireana incomodar, justamente porque ela propõe ensino libertador e baseado na formação crítica do aluno. Celebrado no mundo, pedagogo é muito criticado só no Brasil.Em dezembro de 2003, o então ministro da Educação Cristovam Buarque inaugurou, na frente da sede do ministério, em Brasília, um monumento em homenagem ao educador Paulo Freire (1921-1997). O pedagogo era então aclamado como uma personalidade importante da história intelectual do país — nove anos mais tarde, uma lei federal o reconheceria como patrono da educação brasileira.
IstoÉMobilizar e formar docentes e lideranças de escolas públicas brasileiras é um dos objetivos do projeto de formação em educação financeira que acontece no âmbito do “Educação em Movimento – ninguém fica para trás”, uma iniciativa do programa Parceria Pela Valorização da Educação (PVE), do Instituto Votorantim.
PorvirÉ lastimável que, a poucos meses do final do ano, apenas Santa Catarina tenha publicado as principais medidas da regulamentação do novo ensino médio, que passará a valer a partir de 2022. O atraso é mais um sinal da falência da gestão de Milton Ribeiro, ministro da Educação, famoso tanto pelas estultices como pela inépcia. A falta de uma coordenação eficaz do MEC é uma das principais causas.
O GloboO relatório Education at a Glance 2021, divulgado nesta quinta (16) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que no Brasil o aspecto socioeconômico ainda tem um forte impacto na educação. Segundo o estudo, estudantes brasileiros com boa condição socioeconômica têm quase duas vezes mais chance de terem pontuação melhor no Pisa do que estudantes pobres. Apesar de registrar iniciativas positivas, como programas do governo federal para alfabetização, a pandemia e a desigualdade social continuam a prejudicar o desempenho dos alunos brasileiros.
Gazeta do PovoProfissionais da educação ganharam nesta quinta-feira (16) um reforço especial, foi lançado o Guia de Conectividade na Educação — Passo a passo para a conectividade das escolas públicas brasileiras, que tem como objetivo orientar gestores públicos sobre como diagnosticar, planejar, contratar e monitorar a qualidade da Internet em escolas e redes públicas de ensino.
R7O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (16) que "o excesso de professores atrapalha". Segundo ele, o Estado foi inchado após um concurso feito pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para a contratação de 100 mil docentes. "Não vou entrar em detalhes, mas o Estado foi muito inchado. Não estou dizendo que não precisa de professor, mas o excesso atrapalha", disse o presidente a apoiadores ao retornar ao Palácio da Alvorada, em Brasília.
UolNesta quinta-feira, 16, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, compareceu ao Senado Federal para falar sobre as declarações que deu acerca do acesso de crianças com deficiência em escolas regulares. Ele foi convocado a partir de um requerimento do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) para prestar esclarecimentos, em uma audiência pública da Comissão de Educação (CE) da casa, após ter dito em entrevista que estudantes com deficiência “atrapalham” outros alunos e afirmar que “é impossível a convivência” com crianças com algum grau de deficiência. Ribeiro aproveitou a ocasião e pediu desculpas “a todos que se sentiram ofendidos”. Senadores elogiaram a postura e cobraram ações.
Jovem PanO Senado aprovou nesta quinta-feira (16), por 69 votos a zero, um projeto para retomar a lei sancionada em 2020 que desobrigou as instituições de ensino a cumprirem um número mínimo de dias letivos em razão da pandemia. O texto também estabelece normas de retorno às aulas presenciais.
G1Foi sancionada, no dia 03 de agosto de 2021, uma lei que dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. A Lei nº 14.191 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no âmbito do artigo 3º, incluindo que deve ser respeitada a diversidade humana, linguística, cultural e identitária das pessoas surdas, surdocegas e com deficiência auditiva sinalizantes.
MECDecisão da presidente da Capes abre caminho para revisão das avaliações feitas desde 2018
Na portaria que implementou a medida, ela argumentou que a dissolução ocorreu para corrigir o número de membros do CTC (Conselho Técnico-Científico) da entidade. Segundo a Capes, o grupo contava atualmente com 20 integrantes, mas o estatuto previa apenas 18 vagas.
Em manifestações enviadas ao relator do caso, ministro Dias Toffoli, eles defendem a fixação de um prazo para que o governo garanta a reabertura do período de inscrição para os candidatos que podem pedir para serem liberados do pagamento de forma geral. Segundo os documentos, o governo restringiu a medida aos estudantes que tiveram o benefício em 2020, mas se ausentaram no dia da prova.
G1A Justiça Federal do Rio de Janeiro determinou liminarmente que a União "abstenha-se de praticar qualquer ato institucional atentatório a dignidade do Professor Paulo Freire na condição de Patrono da Educação Brasileira".
ExtraO ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta quinta-feira (16) que "jogou dinheiro na lata do lixo" com os estudantes que faltaram à última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele se referiu aos gastos com impressão de provas e logística para distribuir as avaliações. O exame, realizado em meio à pandemia, em salas com ocupação superior à prometida, teve recorde de abstenção.
TerraO Ministério da Educação (MEC) planeja criar uma universidade federal digital para, segundo o ministro Milton Ribeiro, ampliar o acesso dos estudantes de todo o país à rede pública federal de ensino.
EBCO ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse, nesta quinta-feira (16), na Comissão de Educação (CE), que foi mal interpretado em sua defesa do ensino técnico. Ele reafirmou que “não adianta nada ter um diploma de bacharel na parede e estar desempregado”, mas negou que estaria sendo elitista. Ribeiro garantiu que apoia o ensino superior, mas que o mercado demanda por técnicos.
SenadoO Programa de Trainee para negros, anunciado pelo Grupo Yduqs, um dos grupos gigantes do ensino superior, com quase um milhão de alunos, além de necessário e correto aponta para o despertar do sono dogmático desse ambiente da economia. A diversidade gera valor e lucratividade e, principalmente fideliza o cliente, o aluno. Além, logicamente, de contribuir para a diminuição das desigualdades raciais. A Yduqs tem espaço para fazer mais.
Veja"A maior transgressão que pude fazer na vida foi me tornar leitor". A frase foi dita pelo professor Jeferson Tenório, em sua palestra "O avesso da pele", que abriu o segundo dia do Educação 360 Internacional. O evento, que coloca em debate temas urgentes do campo da educação, aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, em versão totalmente on-line e gratuita.
O GloboO goiano Greiton Toledo de Azevedo é o único representante do Brasil no prêmio internacional de educação Global Teacher Prize de 2021, uma premiação considerada como o ‘’Nobel da Educação’’. Greiton é professor no Instituto Federal Goiano (IF Goiano), em Ipameri, no sudeste de Goiás, e ensina matemática estimulando seus alunos a pensarem como cientistas e a criarem jogos e atividades que ajudem no tratamento dos sintomas do Parkinson.
Curta MaisO debate sobre questões políticas e cidadãs ganha força quando amparado por materiais confiáveis. Esse é o foco do e-book recém-lançado pelo EducaMídia, que reúne sugestões para falar de democracia dentro da escola.
PorvirO Grupo Atmo Educação, que reúne mais de 20 escolas e 12 mil alunos no estado de São Paulo, acaba de adquirir uma participação de 10% na Blu, startup de educação financeira do Banco BS2. O valor da transação não foi divulgado.
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