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Elas já são chamadas de "a geração perdida": em relatório recente, a ONU alertou que quase 1 bilhão de crianças em todo o mundo correm o risco de "perda de aprendizagem" significativa devido a interrupções na frequência escolar durante a pandemia de covid-19.
E não é só isso: em muitos países, o sistema educacional está prestes a entrar em colapso, se, além da pandemia, outros fatores como mudanças climáticas e conflitos internos forem adicionados.
Relatório lista 55 medidas para o Brasil superar a crise sanitária e promover a recuperação em curto e longo prazo
A estimativa é que 5,5 milhões de crianças e adolescentes tiveram o direito à educação negado em 2020 no Brasil por causa da crise sanitária. A infromação é de relatório divulgado nesta quarta-feira (29), por agências da ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde).
(...) A grande questão era: como podemos minimizar o distanciamento social durante a pandemia utilizando as tecnologias digitais? Após refletir sobre essa pergunta, surgiu uma hipótese:
Pensando nessas possibilidades, desenvolvi o projeto “Arte e projeções holográficas em tempos de pandemia”, utilizando o que já existe disponível na internet como ferramenta para reduzir a distância com os alunos durante a quarentena.
Aplicativo teve apoio de comunidade de especialistas brasileiros para adaptar o conteúdo para o português
O Kahoot!, plataforma norueguesa que é usada por professores da educação infantil ao ensino superior na hora de criar questionários interativos, agora também conta com um jogo em português para apoiar a alfabetização.
A Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, no interior de São Paulo, promoverá um curso com atividades práticas de astronomia observacional que ocorrerá de forma totalmente remota (online) durante oito sábados, das 14h às 17h. A primeira aula ocorre no próximo dia 2 de outubro.
R7Olhar cuidadoso para formações, temas abordados em sala e escolha de referências e materiais, além da construção de um ambiente acolhedor e saudável, estão entre as ações práticas contra o preconceito racial
As escolas desempenham um papel fundamental na construção e na garantia da equidade racial. Além de lidar com o racismo institucional, as instituições de ensino precisam construir e aplicar uma educação antirracista. Para isso foi alterada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 2003 com a Lei 10.639, que prevê a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana — alterada pela Lei 11.645 de 2008, que fez o mesmo com os povos indígenas e sua cultura — dentro dos componentes curriculares.
A realidade que esperávamos no futuro já é presente em instituições de ensino de todo o país, desde a educação básica até o ensino superior: aulas mediadas por tecnologia. As atividades presenciais, que até então eram a experiência mais comum na educação, ganharam novas formas para a audiência dos alunos e para a prática educativa dos professores, transformando nossas perspectivas sobre a aprendizagem.
Jornal ContábilPensando especialmente na população de idosos, a Universidade de São Paulo (USP) está ofertando, de forma gratuita, o seguinte curso: “Fake News, reconhecimento e atitudes para fazer a diferença“. Para participar, a pessoa precisa ter mais de 60 anos de idade, ter um smartphone com o sistema operacional Android 7.0 ou versão superior, além de ter acesso à Internet e possuir uma conta de e-mail para receber as informações referentes ao curso.
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