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“Estar cansada psicologicamente significa que você sente que não está vivendo a vida, que não é capaz de fazer nada. Mesmo que você seja ambiciosa, você não conseguirá atingir suas ambições porque está completamente derrotada psicologicamente”. É assim que uma adolescente, no Egito, fala sobre saúde mental. Ela não está sozinha. Casos de depressão e falta de interesse são identificados entre adolescentes e jovens em todo o mundo e geram preocupação, sobretudo na pandemia.
Hoje em DiaParecia que ia ser fácil. A ansiedade dos alunos pelo retorno ao presencial era tamanha que bastavam os portões se abrirem para os ânimos se acalmarem. Mas será que foi assim mesmo? Definitivamente, não. E quem responde são as próprias escolas, públicas e particulares. Passado o primeiro bimestre escolar, reuniões de pais e conselhos, a percepção é de que os alunos, em sua grande maioria, voltaram com algumas "dificuldades" e precisaram de um tempo extra para conseguirem se readaptar ao ambiente e retomar a rotina.
MSNAlunos da rede estadual comemoraram o retorno presencial, mas acham que será difícil manter distanciamento
Esta manhã, no retorno presencial, após 1 ano e meio de aulas em home ou escalonadas, não houve o reencontro dos amigos comum em tempos pré-pandêmicos. Logo que chegavam os alunos entraram nas salas, sem aglomeração. Nos corredores, foram instalados equipamentos para uso de álcool em gel e um funcionário também chegou pouco depois para borrifar o produto nas mãos dos estudantes. - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Em Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação (SME) desencadeou no dia 16 de agosto o processo de retomada das atividades presenciais na rede pública de ensino. Para evitar risco de contaminação com o coronavírus (Sars-CoV-2), a pasta implementou protocolos sanitários rígidos e vacinou todos trabalhadores da área. O modelo adotado foi o híbrido, com revezamento diário ou semanal. No caso dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), embora tenha sido anunciado o atendimento diário, os pais tiveram de se adaptar nesta fase inicial a apenas uma parte do dia, com 50% das crianças na unidade de manhã e 50% à tarde. Todos estes cuidados, entretanto, esbarraram numa situação inédita na pasta. Um a cada oito trabalhadores da rede municipal de ensino apresentaram atestado médico e estão afastados do trabalho.
O PopularO secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, tornou obrigatória a comprovação de imunização contra a Covid-19 por trabalhadores da educação. A obrigatoriedade consta em portaria no Diário Oficial do Município
Servidores, professores, colaboradores terceirizados e estagiários devem apresentar o cartão de vacina nas escolas e unidades administrativas que compõem a secretaria.
Após menos de um mês da retomada das atividades presenciais na Unicamp, a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) da instituição determinou uma instrução normativa com regras rígidas para garantir a vacinação dos servidores contra a Covid-19. O documento prevê prazos a respeito de justificativas médicas e até suspensão do pagamento do salário para aquele que não comprovar a imunização.
g1O grande perdedor com o uso indiscriminado de tablets e celulares é a capacidade de atenção, concentração, reflexão e sociabilidade das crianças
Para quem preza os próprios filhos e os filhos dos outros, torna-se imperativa a leitura do livro “A fábrica de cretinos digitais – os perigos das telas para nossas crianças”, de Michel Desmurget.
Estamos emburrecendo como indivíduos e como sociedade. As evidências são sólidas, e o livro, volumoso, trata delas. A mensagem é simples e clara: há evidências robustas de que as “telinhas” fazem mais mal do que bem.
O modelo tradicional da educação escolar – aquele em que os alunos ficam enfileirados escutando os professores falarem – tem sido seguido à risca durante muitos anos. Porém, as mudanças constantes, avanços da tecnologia e as diferentes perspectivas e desafios para o futuro faz com que o tradicionalismo seja repensado. Para além do beabá pré-formatado, é preciso que as escolas preparem os estudantes de forma integral, para que eles possam ser autônomos e lidem melhor com o inédito.
Portal CorreioPara o professor da Boston College, desmistificar os lugares comuns é o primeiro passo para, de forma realista, olhar para o que pode ser mobilizador.
Pela experiência e pelas evidências acumuladas, ele garante ter encontrado cinco caminhos capazes de motivar estudantes em contextos variados. Mas logo que começa a falar, adverte que não é um guru ou alguém que vai dar uma receita infalível. O professor sabe que quando se trata de educação pode sempre haver situações únicas. “Não digo que são ‘os’ cinco caminhos. Pode haver outros”, afirmou.
Como é possível desenvolver um ensino direcionado a todas as crianças de uma classe de educação infantil, levando em conta os conceitos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e as características de cada criança? É o que pretende responder o livro Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil, lançado recentemente pela professora Andréia Schmidt e pelas pesquisadoras Ana Carolina Arruda Miranda e Claudia Daiane Batista Bettio, todas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP).
Jornal da USPPane global interrompeu funcionamento do aplicativo de mensagens. Jovens afirmam que não conseguem tirar dúvidas, receber os links das aulas on-line e conversar com os docentes.
(...)Talita Amaro, coordenadora desse mesmo cursinho popular, conta que, no ensino remoto, o Whatsapp tornou-se a forma mais eficiente de promover o diálogo entre alunos e docentes.
Nos últimos 10 anos, apesar de um expressivo aumento de 27% nos anos de estudo (de 6,4 para 8,1 anos) da população na metade mais pobre, a renda do trabalho dessa parcela despencou 26,2%.
No caso dos 50% mais ricos, que tiveram evolução menor na escolaridade, os rendimentos foram inalterados ou aumentaram, segundo dados do FGV Social com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC).
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou nesta segunda-feira (4), em ato no Palácio Iguaçu, a lei que implementa a educação domiciliar no Paraná, o chamado homeschooling. O modelo pode ser aplicado para estudantes dos ensinos infantil, fundamental e médio. O projeto, de autoria do deputado estadual Márcio Pacheco, foi assinado por outros 36 parlamentares.
XV CuritibaAparentemente preocupadas com os jovens, ambas reformas, com duvidosas promessas e iniciativas descontextualizadas, possuem propósitos comuns: ensino e trabalho precários.
Extra ClasseO Grupo GEN realiza de 5 a 8 de outubro de 2021, de forma 100% online e com inscrições gratuitas, o congresso “Preparado para ser um novo professor?”. Muito se fala sobre o novo papel do aluno, que vira protagonista do seu aprendizado. Mas e o do professor? Onde se encaixa com todas essas mudanças? Que papel ele passa a ter? esses são alguns questionamentos a serem abordados no encontro, que terá três eixos temáticos: o bem-estar do professor; novas formas de ensinar e aprender; e, o novo professor.
ABMESO Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), recomendou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não criar uma comissão para fazer uma revisão ideológica das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Brasil Escola