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Desde a volta das aulas presenciais em Uberaba, no Triângulo Mineiro, há cerca de duas semanas, quatro escolas estaduais da cidade já precisaram suspender suas aulas presenciais devido a casos da COVID-19, seja entre alunos ou servidores.
MSN(...) Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Letícia Reina, que também é gestora educacional da Árvore, explica que as metodologias ativas, como as aplicadas nos exemplos acima, sempre devem prever situações de leitura pelos meios digitais ou impressos.
“O movimento protagonista e ativo dos alunos e alunas devem começar pela leitura de diferentes textos, em diferentes plataformas, com o intuito de ampliação de repertório e discussão sobre as diferentes vivências sociais de uso dos textos. E as metodologias ativas, utilizadas nas diferentes áreas do conhecimento, podem equilibrar leitura e produção coletiva de conteúdo, focando na autonomia dos alunos, na criatividade e na cooperação”, diz.
A comissão externa que analisou a atuação do Ministério da Educação de 2019 a 2021 aprovou o parecer da relatora, deputada Tabata Amaral (PSB-SP). A principal conclusão do relatório é que os esforços e os investimentos realizados pelo MEC nestes três anos estiveram aquém do necessário para atender às principais demandas da educação básica brasileira.
CâmaraUm relatório divulgado nesta quarta-feira pela Comissão Externa de Acompanhamento do Ministério da Educação na Câmara (Comex/MEC) mostrou que até setembro a pasta pagou menos de 1% dos R$ 425.056.324,13 previstos para o programa de Inovação Educação Conectada, cujo principal objetivo é fornecer internet de alta velocidade para as escolas públicas.
O GloboA secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, revelou em entrevista à Sagres que inserir o novo ensino médio no Estado será “o maior desafio da carreira” dela. “O novo ensino médio vai exigir que a gente tenha mais professores, além do problema com o transporte escolar, porque aquela criança que saía do ensino médio e voltava para casa com os meninos do fundamental, agora não mais. O novo ensino médio impacta, mexe, muda altera, então imagine tudo isso ocorrendo na rede ao mesmo tempo”, explicou.
SagresO governo de São Paulo se prepara para abrir a possibilidade de um mesmo aluno se matricular simultaneamente em duas escolas no novo ensino médio. O plano é que seja possível cursar, em uma unidade, as matérias básicas, aquelas obrigatórias a todos, e escolher outro colégio que ofereça o currículo específico de seu interesse.
Folha de São PauloAinda que a ampliação das ações afirmativas tenha enegrecido salas de aula do ensino superior e aproximado o perfil dos alunos ao da maioria da população, o curso de relações internacionais, inaugurado no país há cinco décadas, continua descrito pela comunidade acadêmica como elitizado e pouco diverso.
Folha de São PauloA rejeição foi recomenda pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), que relatou a matéria. Ele também pediu a rejeição dos seis projetos apensados, que tratam igualmente da inserção de Libras no currículo escolar.
Apesar de reconhecer o mérito das propostas, ele disse que a apresentação de projetos de lei com intuito de criar disciplinas ou estabelecer conteúdos mínimos obrigatórios no currículo escolar é de competência do Poder Executivo, conforme a legislação atual.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1990/19, que estabelece que as escolas terão a incumbência de estimular a limpeza, manutenção e conservação do ambiente escolar pelos alunos, respeitando-se a capacidade física de cada um.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
A CE (Comissão de Educação) aprovou em decisão final nesta quinta-feira (25) o PL (projeto de lei) 871/2019, que estabelece medidas para evitar o abandono e a evasão escolar. Se não houver recurso para votação em plenário, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados.
R7Pesquisa realizada pelo NIC.br indica como cada país conseguiu prosseguir com as aulas, mesmo diante do fechamento das escolas
Um estudo do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) lançado nesta quinta-feira (25) mostra como cada país conseguiu prosseguir com as aulas, mesmo diante do fechamento das escolas durante a pandemia da Covid-19.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na terça-feira (30) para discutir a situação institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
CâmaraO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar professores nesta segunda-feira (22), ao criticar a pressão feita pelos partidos opositores pela não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios (23/2021). "Olha só o que a esquerda faz. ‘Ah, ele não quer pagar a dívida da professorinha de 20 anos atrás’. É verdade que é o dinheiro da professorinha de 20 anos atrás. Por que o Lula não pagou?”, disse o presidente em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.
Correio Braziliense