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Prefeitura havia adiado o retorno para o dia 14, mas decreto foi derrubado
A volta das crianças de 5 a 11 anos às escolas em Belo Horizonte passou por idas e vindas que geraram polêmica nos últimos dias. Após decisão de segunda instância, as aulas presenciais estão liberadas para esta faixa etária a partir desta terça (8) na capital mineira.
A Unicamp anunciou, na noite desta terça-feira (8), o adiamento do retorno das aulas presenciais para o dia 14 de março. A instituição, que em janeiro havia confirmado a retomada para o dia 3 de março, alegou que o intervalo maior possibilitará uma "adaptação às novas condições sanitárias" impostas pela Covid-19 e uma volta com segurança.
g1Aulas abordarão temas como autoconhecimento, relações interpessoais e impactos da pandemia na educação
Desenvolver competências socioemocionais para a retomada às aulas presenciais ser mais humanizada. Esse é o objetivo do minicurso online e gratuito “Mediação, arte e convivência – cuidando de si e das relações para o retorno escolar presencial” que está com inscrições abertas.
Política pública específica para populações mais vulneráveis tem de ser prioridade na pauta do Brasil
Os dados são mais uma evidência de como a pandemia trouxe impactos bastante graves para a Educação. A alta expressiva no número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e escrever reforça o quanto a Educação precisa ser, de fato, prioritária na pauta política do País, para que possamos nos próximos meses e anos mitigar esses efeitos. O fechamento prolongado das escolas, somado às estratégias improvisadas de ensino remoto e o agravamento da pobreza, afetou profundamente o aprendizado de crianças e jovens. E sem políticas públicas específicas para as populações mais vulneráveis, o impacto é maior nos alunos pretos e pardos e naqueles mais pobres, o que é gravíssimo. Precisamos agir com urgência para reverter esse cenário.
Desde o início da crise sanitária, o projeto Busca Ativa Escolar identificou e rematriculou 80 mil crianças e adolescentes que estavam fora da sala de aula. A ação é uma parceria do Unicef, o Fundo das Nações Unidas para Infância, com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime.
Escolas ExponenciaisO Projeto de Lei 3405/21 autoriza o ingresso em instituição de ensino superior daqueles estudantes com alto desempenho acadêmico que não tenham ainda concluído o ensino médio. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O Ministério da Educação (MEC) lança, hoje (8), a Cartilha de Orientações às Redes Ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica. O documento, que está na sua segunda edição, objetiva orientar gestores e demais atores da Educação Profissional e Tecnológica acerca do uso de dados e informações para a compreensão de suas realidades socioeconômicas, auxiliando também no mapeamento de demandas por qualificação profissional.
MECSeja pela facilidade da língua, reconhecimento internacional ou até mesmo pelos valores mais acessíveis, a verdade é que cada vez mais brasileiros buscam continuar seus estudos em Portugal. Estimativas da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES) do país lusitano apontam que aproximadamente 40% dos estrangeiros diplomados em Portugal, entre 2019 e 2020, têm nacionalidade brasileira.
TerraUma explosão em um colégio particular na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo, feriu ao menos nove alunos e uma professora, de 22 anos, segundo afirmou a SSP (Secretaria da Segurança Pública), no início da noite desta terça-feira (8).
Folha de São Paulo