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Estudantes que antes da pandemia de COVID-19 já apresentavam problemas de saúde mental aderiram menos às aulas on-line durante o período de isolamento social, quando os estabelecimentos de educação estavam fechados. Ou seja, mesmo tendo acesso à internet, esses alunos deixaram de participar do ensino a distância. Por outro lado, entre aqueles que aderiram à modalidade, não houve registro de impacto direto na saúde mental.
FapespO Partido Verde (PV) ajuizou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir, em caráter liminar, a vacinação obrigatória de crianças nas escolas públicas e particulares do Distrito Federal. O PV pede ainda a exigência de passaporte vacinal de alunos matriculados e que o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) "se abstenha de divulgar notícias falsas em relação à vacinação infantil".
Gazeta do PovoDepois de 24 meses, observamos em nossas escolas um aumento significativo de alunos que apresentam atrasos cognitivos, déficits na consolidação de habilidades socioemocionais, além de diversos traumas causados pela perda de vidas e pelo necessário isolamento social.
Diante desta realidade, nossa reação instintiva muitas vezes passa pela lógica de elaborarmos meios para “retomar” ou “recuperar” o tempo perdido. No entanto, quando paramos para analisar friamente que tipo de escola tínhamos até fevereiro de 2020, geralmente nos deparamos com um modelo já desgastado, criticado, com a presença de problemas crônicos em sua estrutura. Não seria, portanto, tempo de refundar, ao invés de “reformar”?
Embora existam diversas vantagens no que concerne à educação à distância, também é de imensa importância a consideração da privacidade e intimidade de crianças e adolescentes que passaram a utilizar as plataformas educativas online.
Em busca de uma fácil adaptação, muitas escolas passaram a pesquisar ferramentas e plataformas que melhor se adequassem aos seus métodos, bem como avaliaram suas funcionalidades para que, assim, fosse possível a utilização por parte de seus alunos. Porém, é muito importante observar os riscos que determinadas plataformas podem oferecer se não observados os cuidados necessários.
A Khan Academy lançou um programa gratuito de recursos digitais para professores que atuam no Brasil. Para participar, basta se inscrever no formulário da instituição até o dia 10 de março. As vagas limitadas.
O curso é dirigido a professores de matemática, ciências, língua portuguesa e de laboratório de informática, mas outros docentes que queiram explorar novas possibilidades pedagógicas e estratégias também podem participar.
Levantamento mostra que, em média, professores de escolas particulares recebem salários inferiores ao novo piso nacional do magistério em escolas públicas, que neste ano chegou a R$ 3.845. As menores médias salariais nas particulares estão entre professores da educação infantil, com salários de R$ 2.250.
MSNDéficit de vagas chegou a 5.040 na capital. Mesmo com início do ano letivo, alunos continuam em casa e aguardam transferência
O ano letivo nas escolas públicas de São Paulo já começou, mas muitos alunos ainda estão fora das salas de aula. Os pais relatam que os filhos foram matriculados em unidades distantes das residências, o que inviabiliza a ida diária ao colégio.
A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) garantiu, nesta quinta-feira, a carga horária de 40 horas para todos os diretores gerais, diretores adjuntos e da equipe técnico-pedagógica da rede estadual, que passam a ter equiparação na remuneração. A Casa derrubou veto do governador Cláudio Castro (PL), que agora deve sancionar a lei. Se não for publicada, cabe ao presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) referendar em Diário Oficial.
ExtraPioneira na política de cotas raciais no país, a Universidade de Brasília (UnB) registra mais um importante avanço na promoção da inclusão e da igualdade. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da instituição aprovou nesta quinta-feira, 24, resolução que institui o Comitê Permanente de Acompanhamento das Políticas de Ação Afirmativa.
Correio BrazilienseA Câmara dos Deputados começou a discutir proposta de emenda constitucional (PEC nº 013/2021) que altera o ato das disposições constitucionais transitórias para determinar que os estados, o distrito federal e os municípios, bem como seus agentes públicos, não possam ser responsabilizados pelo descumprimento, nos exercícios financeiros de 2020 e 2021, do artigo 212 da Constituição Federal que obriga a aplicação de 25% dos recursos orçamentários na Educação.
Tribuna do NorteUma série de projetos que incluem temas como educação financeira, cidadania e empreendedorismo na Base Nacional Comum Curricular tramitam no Senado e na Câmara mas, segundo especialistas ouvidos em audiência pública, nesta quinta-feira (24), na Comissão de Educação (CE), esses assuntos podem ser abordados de forma transversal, ou seja, sem a obrigatoriedade de inclusão no currículo oficial das escolas.
Senado